Com um mercado de trabalho aquecido, uma política de receptividade a imigrantes e salários vantajosos, a República da Irlanda é muito procurada por pessoas que desejam morar ou fazer um intercâmbio na União Europeia.
Muitos, no entanto, negligenciam o aspecto turístico oferecido por uma das nações mais antigas da Europa, cheia de cenários naturais, história e cultura, que vai muito além de U2, whisky e cerveja.
A começar a organizar o seu roteiro pela Irlanda, entenda, a princípio, que Irlanda e Irlanda do Norte dividem a mesma ilha, mas não são o mesmo país.
A República da Irlanda, mais conhecida como Irlanda, é um país do norte da Europa, com capital em Dublin. Já a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido.
Logo, você irá perceber que as atrações não estão concentradas em alguns pontos, mas espalhadas por toda a Ilha Esmeralda, como é conhecida.
Assim, o roteiro de viagem ideal pela Irlanda tem que conciliar as duas versões, de acordo com seus interesses e tempo disponível.
Confira, a seguir, 7 sugestões incríveis para montar o seu roteiro pela ilha da Irlanda!
1. Visite o maior número de cidades possíveis
Como a história da organização política celta privilegiava a descentralização, há história espalhada por toda a ilha em cidades de médio porte. Alguns destinos que podem valer a pena a inclusão no roteiro de visita, além da capital Dublin, são:
– Cork e Killarney, no sul.
– Limerick e Galway, no oeste.
– Belfast, na Irlanda do Norte
2. Aproveite as paisagens naturais irlandesas
Com um interior extenso e industrialização somente desenvolvida em poucos lugares, a Irlanda se caracteriza por seu verde intocado em diversas partes da ilha. Tours de ônibus, de bicicleta ou na autonomia de um carro alugado podem ser realizados para se alcançar cartões-postais belíssimos como:
– A Calçada dos Gigantes, com formações hexagonais em basalto, patrimônio mundial da Unesco.
– Parque Nacional Connemara, com a vista incrível do Diamond Hill.
– Caminho Selvagem do Atlântico, passeio pela costa sudoeste com mais vistas incríveis, como a dos penhascos de Moher.
3. Viva a cultura irlandesa em seus pubs
Na Irlanda, existe uma quantidade enorme de pubs. A relação do irlandês com a cerveja, whisky ou sidra faz parte de sua cultura. Em muitos pubs, você encontrará apresentações típicas de dança e música. Pub crawls também são opções para fazer novas amizades e ter contato com essa cultura.
Em Dublin, não deixe de visitar o mais famoso pub do mundo, o Temple Bar.
4. Defina de antemão as grandes atrações turísticas que você vai visitar
Há algumas opções de grandes atrações turísticas na Irlanda. Como em geral, os preços de admissão nelas são elevados, é importante selecionar quais têm mais a ver com o seu interesse individual. Veja algumas!
– Tour cervejeiro na Guinness em Dublin: Pode não ser interessante para quem já visitou outros tours de cervejas, pois o conteúdo dessa atração é extensivamente focado na marca.
– Tour na destilaria Jameson em Dublin: Para quem gosta de whisky. Essa é uma das atrações mais procuradas da Irlanda.
– Visita ao Book of Kells e Old Library, em Dublin: Conteúdo excelente para os fãs de história e cultura. Você encontrará um dos livros medievais mais bem preservados e a biblioteca da Trinity College, que forma com as faculdades homônimas de Oxford e Cambridge a trindade universitária mais famosa do planeta.
– Experiência Titanic em Belfast: Perfeito para conhecer de perto toda a história do maior naufrágio de todos os tempos. Também dá um panorama do contexto histórico da cidade de Belfast, onde foi construído o navio.
– Castelo e Jardins de Blarney em Cork: Fãs da cultura medieval poderão se aventurar num castelo muito preservado e saber mais sobre a vida na Idade Média.
5. Adquira um Leap Card de turista para utilizar o transporte público em Dublin
Com pacotes de 24h, 48h ou 168h (uma semana), este cartão garante utilização do transporte público dentro da cidade de Dublin. Ele é vendido no aeroporto e simplifica a vida do turista, afinal, garante viagens ilimitadas no período selecionado, evita o manuseio de moedas em euro e facilita o transporte dentro da capital, pois inclui além dos ônibus, o sistema de bondes que liga os principais pontos de Dublin.
6. Tenha um cartão de débito ou crédito multi-moeda
Como a ilha irlandesa tem dois países com duas moedas diferentes, é importante saber que você poderá lidar com tanto euro na Irlanda quanto libra na Irlanda do Norte. Para facilitar os processos de câmbio durante a viagem, recomendamos levar um cartão que permita pagamentos em mais de uma moeda para evitar custos com tarifas exorbitantes.
7. Contrate um iFriend para te ajudar
Seja para montar um roteiro personalizado ou te ajudar a encaixar todos os seus pontos de interesse em um tempo limitado, os guias e locals iFriend saberão como e estarão prontos para te conduzir.
E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar