HomeDestinosConfira um passeio gratuito no Centro do Rio: da Cinelândia à Confeitaria Colombo
Destinos

Confira um passeio gratuito no Centro do Rio: da Cinelândia à Confeitaria Colombo

tour-cinelandia
Saiba mais sobre o Free Walking Tour da iFriend no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Passeios guiados acontecem até o final de março deste ano

Que tal fazer um passeio gratuito no Centro Histórico do Rio de Janeiro com um guia de turismo? Isso é possível! Em parceria com a Embratur, a iFriend está oferecendo Free Walking Tours na cidade, nos idiomas português e inglês, durante os meses de fevereiro e março de 2024. A ação visa melhorar a experiência de brasileiros e estrangeiros que visitarem o Rio durante o período, sendo este um modelo de turismo que atende todos os orçamentos. Além do Centro Histórico, os passeios também estão sendo realizados na favela da Rocinha e no bairro de Santa Teresa.

O Free Walking Tour no Centro Histórico conta com dois diferentes roteiros que exploram a arquitetura, a cultura, a arte, a religião e a história da cidade. “Cinelândia e Confeitaria Colombo” e “Praça XV e Mural Etnias” são capazes de proporcionar uma verdadeira volta ao passado com descobertas incríveis pelas construções antigas do Rio. 

Os passeios acontecem em grupos de até 20 pessoas e duram, em média, 2 horas. 

Leia mais: Roteiro Praça XV e Mural Etnias

Roteiro Cinelândia e Confeitaria Colombo

O passeio panorâmico é muito rico em história e mostra as principais atrações turísticas, museus, igrejas e ruas desta região do Centro Histórico. O roteiro que inicia na Cinelândia e vai até a famosa Confeitaria Colombo promove uma imersão cultural em um circuito a pé por onde prédios centenários estão espalhados. 

Sejamos sinceros… só por ser gratuito, o tour já vale muito a pena. Porém, ele vai muito além desse detalhe — o guia que conduz o passeio, o Marcelo, tem um baita conhecimento cultural, histórico e geográfico sobre essa região e a cidade e os participantes podem aprender muito durante a atividade. Sem dúvidas, um dos passeios mais autênticos do Rio de Janeiro.

A seguir, listamos algumas atrações que são vistas neste Free Walking Tour:

Cinelândia

A Cinelândia é o nome comum da região do entorno da Praça Floriano, onde há diversos bares e restaurantes e intenso movimento durante o dia e a noite. Ali você vê cariocas de todos os tipos, com os mais variados perfis. 

O local é cercado por prédios como o da Biblioteca Nacional, da Câmara Municipal (Palácio Pedro Ernesto), do antigo Supremo Tribunal Federal e do Theatro Municipal. 

Cine Odeon

O Cinema Odeon, também conhecido como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e Odeon Petrobras, é uma sala de cinema localizada na Praça Floriano, na Cinelândia. O lugar é palco de pré-estreias, festivais, mostras, eventos culturais, cursos, workshops, exibição de óperas, balés, shows e, claro, muito cinema!

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina

Seu acervo, calculado hoje em cerca de 10 milhões de itens, está dividido em: Cartografia, Iconografia, Manuscritos, Música e Arquivos Sonoros, Obras Gerais, Obras Raras, Periódicos, Obras de Referência e Coleções.

Recomendamos fazer a visita guiada.

Biblioteca Nacional

Palácio Pedro Ernesto

O Palácio Pedro Ernesto é a sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O edifício tem uma linda arquitetura e conta com um rico acervo de obras de arte, decoração interna e móveis de época, além de pinturas e esculturas. 

O Palácio completou 100 anos em julho de 2023.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais importantes teatros brasileiros. A famosa casa de espetáculos reúne as principais peças de teatro e apresentações de dança, além de ser um ícone da nossa cultura. Por fora é muito bonito, por dentro é fantástico. Vale a experiência seja qual espetáculo for.

Museu Nacional de Belas Artes

O museu concentra o maior acervo de obras de arte do século XIX, sendo um dos mais importantes museus do gênero no Brasil. Entre os itens que guarda estão pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros. 

Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, a lendária Confeitaria Colombo fecha o roteiro com chave de ouro. Para encerrar o tour, os participantes são convidados a se deliciar no café que reúne histórias por meio de gastronomia. 

A tradicional confeitaria é referência na cidade e peculiar em todos os aspectos: desde sua decoração antiga típica da época de sua fundação até as iguarias cujas receitas fazem muito sucesso. Os preços não são baixos, mas a experiência vale cada centavo.

O guia Marcelo (à frente) com um grupo de participantes do tour

Essas e muitas outras atrações podem ser vistas no Free Walking Tour no Centro Histórico do Rio de Janeiro — Roteiro Cinelândia e Confeitaria Colombo.

Aproveite, pois os passeios gratuitos vão só até março!

Faça seu agendamento aqui!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?