HomeCuriosidadesPrimavera no Japão: curiosidades e dicas
Curiosidades

Primavera no Japão: curiosidades e dicas

primavera-no-japao
Tudo o que você precisa saber para aproveitar a alta temporada no país

A primavera (haru) é uma estação cheia de encantos no Japão. O período que vai de 1 de março a 31 de maio é, sem dúvidas, um dos mais interessantes para visitar a terra do sol nascente, seja por conta das comidas sazonais, dos festivais ou das obras da natureza.

A estação é a mais aguardada do ano pelos japoneses, que esperam ansiosamente pelas temperaturas mais amenas após um rigoroso inverno. Além disso, a primavera é muito cobiçada por locais e turistas que desejam ver de perto o espetáculo cor de rosa da florada das cerejeiras, que geralmente acontece entre o final de março e meados de abril.

Reunimos algumas informações importantes sobre a melhor época do ano no Japão para você aproveitá-la ao máximo. 

Como é o clima do Japão na primavera?

Diferente do clima do Brasil, durante o primeiro mês de primavera os dias costumam ser frios, enquanto os outros dois meses têm muitos dias de sol com tempo limpo e temperaturas mais amenas.

Os termômetros variam de acordo com a região, mas a média fica entre os 16°C e 20°C. O norte é mais frio, onde está localizada a região de Hokkaido, e ao sul, onde está Okinawa, as temperaturas são mais elevadas.

A capital Tóquio, na região central do país, possui temperaturas em torno de 15°C  a 20°C  em março, e chegando a 25°C em maio, um convite a desfrutar de deliciosos passeios ao ar livre. 

A primavera no Japão, em geral, tem um clima inconstante, o que significa que você pode precisar sair com um casaco em alguns dias. Portanto, tenha na mala roupas leves e também agasalhos para a viagem nesta estação. 

Florada das cerejeiras 

A primavera é a estação mais famosa do Japão por conta do seu desabrochar das flores que colorem o país e fascinam moradores locais e visitantes. As flores de cerejeira (sakura, em japonês) são a grande atração da temporada, um fenômeno que ocorre uma vez por ano e por, no máximo, duas semanas.

As flores de cerejeira florescem em parques, ao longo das estradas, nas montanhas ou perto das margens dos rios. As árvores de sakura estão presentes em diversos lugares e um mar de rosa claro toma conta das cidades e vilarejos. 

As cerejeiras começam a florescer do sul ao norte gradualmente e, onde quer que você esteja no Japão, a temporada de sakura fica repleta de cenários lindos e belezas naturais. 

É também uma época que cria muitas oportunidades de diversão e atividades ao ar livre, inclusive há muitos passeios para fazer no país com esse tema. Os japoneses vão para as ruas para celebrar, se reúnem em parques para fazer piqueniques enquanto contemplam as flores e esses encontros em torno da primavera são chamados de hanami (observação de flores). 

Os turistas, por sua vez, chegam em grande número com a intenção de apreciar as paisagens típicas de terras japonesas e a necessidade de aproveitá-las ao máximo — o turismo no Japão chega ao auge na primavera, especialmente por conta das flores que se tornaram símbolo do país. Observe que o fluxo de visitantes aumenta durante a Semana Dourada (de 29 de abril ao começo de maio), que engloba vários feriados.

Há milhares de lugares no Japão para observar as sakura. Em Tóquio, podemos destacar o Parque Ueno, o Parque Yoyogi, as margens do Rio Meguro e o jardim botânico Koishikawa Korakuen. O Parque Arakurayama Sengen, na prefeitura de Yamanashi, é outro ponto turístico famoso para a apreciação das flores de cerejeira. Ele fica a aproximadamente 2 horas e meia de trem de Tóquio e possui uma vista fantástica da estrutura de um templo japonês de cinco andares e do Monte Fuji. 

Apesar das projeções para a aparição das icônicas sakura entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril, o desabrochar dessas flores não possui uma data definida, podendo ser mais cedo ou mais tarde. Tudo irá depender de como o clima está: quanto mais quente mais cedo será a floração naquele ano.

Parque Ueno na primavera

Comidas e bebidas

Como já era de se imaginar, há muitos pratos sazonais durante a primavera no Japão e eles possuem uma infinidade de sabores e cor predominantemente rosa. Receitas feitas à base de sakura são muito comuns em bolos, pudins, cookies e bebidas.

Uma das iguarias mais famosas para saborear na estação é o sakura mochi, um bolinho de arroz recheado com pasta de feijão vermelho doce e envolto em folhas de cerejeira.

O hanami dango é outra delícia sazonal que se destaca. Trata-se de três bolinhas feitas de farinha de arroz coloridas colocadas em um espeto de bambu. É comum encontrá-lo em festivais, confeitarias especializadas e até mesmo em barracas de rua.

Por fim, os morangos também marcam presença nas mesas durante a primavera no Japão e são colhidos nesta época. O ichigo daifuku é um bolinho de arroz glutinoso, recheado com a frescura e a doçura de um morango, que se tornou uma escolha popular durante a estação das flores. Bebidas feitas à base da fruta também surgem nos cardápios de cafeterias para saudar a temporada. 

Algumas lojas não alteram o sabor de seus produtos, mas para entrar no clima da primavera trocam a embalagem deles, como é o caso das marcas de cerveja. 

Hanami dango

Uma vez no destino, não deixe de conhecer regiões além de Tóquio, como Osaka, Quioto e Nara. Procure um guia local para te ajudar com os melhores roteiros.

Ver guias de turismo no Japão

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?