HomeDestinosCentro Histórico do Rio de Janeiro: confira opção de tour gratuito com guia
Destinos

Centro Histórico do Rio de Janeiro: confira opção de tour gratuito com guia

centro-rio
iFriend oferece Free Walking Tours no Centro do Rio de Janeiro durante a alta temporada. Roteiro Praça XV e Mural Etnias traz um apanhado sobre o surgimento da região até os dias atuais, unindo história e arte

Você já sabe que a iFriend está oferecendo Free Walking Tours no Rio de Janeiro durante os meses de fevereiro e março deste ano, por meio do programa de aceleração EmbraturLAB, e eles estão disponíveis através de agendamento. Os tours são totalmente gratuitos, realizados nos idiomas português e inglês, e conduzidos por guias de turismo experientes, cadastrados na plataforma iFriend. A comunidade da Rocinha, o bairro de Santa Teresa e o Centro Histórico da cidade são os endereços dos passeios guiados, sendo este último dividido em dois roteiros — “Praça XV e Mural Etnias” e “Cinelândia e Confeitaria Colombo”.

Neste post vamos falar sobre o roteiro Praça XV e Mural Etnias, um circuito a pé pelo Centro Histórico do Rio, na companhia da guia e moradora local Maria, que com a sua vivência e estudo acerca da região é a peça-chave do passeio. 

Aliás, vamos deixar claro que explorar o Centro Histórico da Cidade Maravilhosa fazendo o nosso próprio itinerário já seria um programa legal, mas a Maria com sua riqueza de detalhes sobre cada cantinho e toda a sua prática em saber onde começar e onde terminar o tour nos proporcionou uma gama de conhecimento e trocas incríveis de aprendizado. 

Bom, quem tem um guia de turismo tem um mapa na palma da mão, não é mesmo? Vamos ao Free Walking Tour…

Maria (de camiseta amarela) é a guia de turismo responsável por conduzir o roteiro Praça XV e Mural Etnias

Roteiro Praça XV e Mural Etnias

O passeio guiado da iFriend pelo roteiro Praça XV e Mural Etnias dura em torno de duas horas e são daquelas duas horas que passam voando, de tão bacana que é. O passeio panorâmico percorre os principais pontos de interesse da região explorando a arquitetura, cultura, arte, religião e história da cidade. 

A seguir, você vai ver algumas das atrações deste Free Walking Tour. É claro que a gente não vai te contar tudo, afinal, a experiência completa você só vai saber se fizer.

Praça XV

O tour inicia na Praça XV, também conhecida como Praça XV de Novembro, a mais antiga e famosa praça do Rio de Janeiro, onde ainda estão algumas construções importantes da história da cidade e do Brasil. Por ali, a guia dá uma aula de história e lembra da importância deste local no período colonial. 

Paço Imperial

O atual centro cultural, localizado na Praça XV, já foi a Casa dos Governadores da capitania do Rio de Janeiro e, com a chegada da coroa portuguesa, se tornou a residência da Família Real de Portugal. Hoje, o edifício histórico oferece programa de exposições, programa educativo, seminários e palestras. 

Arco do Teles

Marco arquitetônico na história da capital fluminense, o Arco do Teles abre uma passagem da Praça XV para a Travessa do Comércio. Ele foi construído sob um edifício do século XVIII para a família Teles de Menezes, daí o seu nome. Bares e restaurantes se encontram no local, a pedida certa para um happy hour.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Depois do tour panorâmico, você com certeza irá querer fazer a visita a este centro cultural que dispõe de salas de exposições, teatros, biblioteca, videoteca, cinema, auditório, salão de chá e restaurante. Um lugar incrível para admirar belas obras de arte e o teto — isso mesmo, o teto de vidro é a coisa mais linda!

Casa França-Brasil

A Casa França-Brasil é um imóvel histórico, atualmente requalificado como um centro cultural. Conta com uma programação eclética, com exposições de temas variados e artistas consagrados, modernos e contemporâneos. Também vale a visita!

Museu do Amanhã

Erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária, o Museu do Amanhã foi inaugurado no Rio de Janeiro em dezembro de 2015, poucos meses antes de a cidade sediar os Jogos Olímpicos de 2016. 

O museu de ciências é um convite a pensar na construção do amanhã a partir dos pilares éticos da sustentabilidade e da convivência e dos cenários e desafios do presente, por meio de ambientes audiovisuais imersivos, instalações interativas e jogos disponíveis ao público em português, inglês e espanhol. 

Museu do Amanhã

Mural Etnias

O Mural Etnias, também chamado de Todos Somos Um e realizado para as Olimpíadas Rio 2016, foi inspirado nos aros olímpicos e retrata cinco rostos que representam tribos dos cinco continentes. Por isso, recebeu o nome de “Etnias”. Ele ocupa uma extensa fachada do Boulevard Olímpico, na nova zona portuária, e foi reconhecido como “maior grafite do mundo” pelo Guinness Book. O trabalho é do artista Eduardo Kobra.

É neste colorido painel que o tour panorâmico chega ao fim. Outros pontos turísticos interessantes e repletos de história te esperam no Free Walking Tour do Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Aproveite a oportunidade de ter um guia local para te acompanhar no destino e te apresentar lugares fantásticos. Os tours acontecem em grupos de até 20 pessoas. Chame quem você quer levar com você e viva essa experiência!

Faça seu agendamento aqui para o passeio gratuito Roteiro Praça XV e Mural Etnias.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?