HomeCuriosidadesConheça o Carnaval de Veneza
Curiosidades Destinos

Conheça o Carnaval de Veneza

Conheça o Carnaval de Veneza

Carnaval é uma das festas mais aclamadas pelos brasileiros, alguns dizem que o ano só começa depois da folia. Se você ainda não sabe onde passar o feriadão, que tal planejar algo totalmente diferente? Conheça o Carnaval de Veneza e prepare sua viagem!

A bela cidade italiana tem uma cultura diferente e o Carnaval é festejado de uma maneira oposto do que estamos acostumados no Brasil. A festa dura mais de 10 dias, e os foliões entram em um túnel do tempo, usando vestimentas típicos do século XVIII e é claro, máscaras.

Em parceria com o iFriend, o Hurb vai te contar um pouco mais sobre a história desta festa e te dar alguns motivos para que você conheça o Carnaval de Veneza.

Saiba a História do carnaval de Veneza

Se você ama turismo histórico, você precisa conhecer um dos carnavais mais antigos do mundo, que surgiu por volta de 1094. A ideia era ter alguns dias antes da quaresma com muita diversão, jogos e brincadeiras, bem parecido com o evento Saturnali

Somente 200 anos depois, em 1296, oficializou-se o Carnaval em Veneza. As máscaras surgiram com a ideologia de você se tornar uma outra pessoa por uma noite, para ninguém te reconhecer. Os homens usavam a baùta e as mulheres a moretta. 

Em 1700, o Carnaval em Veneza estava em seu auge, considerada a era de ouro, com muitos jogos e diversão. Nessa época surgiram outros personagens no Carnaval, o Casanova e o Goloni. Contudo, com a chegada de Napoleão a cidade, em 1797 ocorreu o fim do Carnaval e Veneza ficou quase 2 séculos sem festejar. 

Em 1979 aconteceu o retorno, alguns cidadãos decidiram trazer a cultura carnavalesca de volta para Veneza e,a partir de então, as autoridades voltaram a dar incentivo para uma das maiores festas do mundo. 

Por que viajar para Veneza no Carnaval? 

Já falamos sobre os trajes do século XVIII? É como estar em um filme de época. Com máscaras cobrindo o rosto inteiro, você vai se misturar no meio da multidão. É lindo ver a dedicação das pessoas com os seus trajes e a riqueza nos detalhes. 

O clima é totalmente diferente do Brasil, não tem muita música, e as pessoas estão ali para se divertir. As tradições e eventos permanecem, como o cortejo das Marias e o concurso da fantasia mais bonita.

Além dos famosos bailes que costumam ocorrer à noite, que são realizados pelas companhias e as mais conhecidas são Os Antigos e Os Ardentes. 

Diferenças entre o Carnaval de Veneza e o brasileiro

Conheça as principais diferenças entre esse carnaval cultural e o carnaval brasileiro que estamos acostumados. 

Estação

No Brasil o carnaval é comemorado no verão, o que é um chamariz para os turistas que costumam pegar mais de 40° em algumas cidades. Já em Veneza, as temperaturas são baixas, já que a cidade está no inverno no período da festa.

Fantasia

Além da tradição fervorosa do século XVIII,, as fantasias em Veneza costumam ser mais cobertas, seguindo o estilo da época e tradições. As fantasias no carnaval de rua brasileiro varia com o que está na moda no momento, desde princesas a algo relacionamento ao tempo, como fantasia de arco-íris.

Mas algo que lembra Veneza são os Clóvis ou bate bola, com suas máscaras e roupas rodadas. 

Fantasias do carnaval de Veneza

Estique o feriado 

Você vai amar o Carnaval na Europa, mas viajar para a Europa em um mochilão, por exemplo, é melhor ainda!

Por isso, além de aproveitar esse belo e cultural Carnaval, estenda alguns dias para conhecer outros países na Europa ou até mesmo outra cidade da Itália, esse pode ser o melhor carnaval de sua vida. 

Culinária

E uma das melhores atrações , é claro, é a culinária italiana. Afinal, Itália é um dos principais destinos gastronômicos do mundo, o berço das massas. Curta o carnaval e experimente as pizzas, lasanhas e até os doces mais tradicionais como: cannoli, cascata siciliana, tiramisu e muito mais. 

Não esqueça a fantasia, entre no clima e conheça o Carnaval de Veneza! Festeje ao máximo, como se estivesse realmente no século XVIII.

Contrate um guia que fale português

Se quiser conhecer um pouco mais da história e cultura local, que tal procurar um iFriend em Veneza? Você terá a experiência completa e ainda acompanhado de um local. Partiu? ✈

Viaje e viva mais experiências! 

*Por Verônica Guerra, redatora do Hurb

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?