HomeCuriosidadesFree Walking Tour: o que é e por que vale a pena?
Curiosidades

Free Walking Tour: o que é e por que vale a pena?

free-walking-tour
Saiba como funciona o passeio turístico que está ficando cada vez mais famoso ao redor do mundo

Uma forma autêntica de explorar um destino, econômica e de qualidade. O free walking tour (passeio a pé gratuito, em tradução literal) é um passeio guiado por um roteiro pré-determinado, liderado por um guia de turismo, geralmente um morador local, com amplo conhecimento sobre a cidade. É uma atividade cada vez mais praticada em muitas cidades ao redor do mundo.

Os mais usuais são os tours que percorrem os principais pontos turísticos das cidades, mas também existem em alguns lugares outros tipos de tours, como os tours temáticos, os tours alternativos e os tours noturnos. 

No free walking tour mais comum, o guia destaca detalhes históricos da cidade, conta curiosidades, dá dicas de o que fazer, onde ir e onde comer, por exemplo. O passeio dura em torno de 2 a 3 horas, podendo estender um pouco mais (dependendo do roteiro). 

O free walking tour acontece em grupos de no máximo 20 pessoas e esses grupos podem ser divididos por idioma, horário e rota.

Idioma: É raro você ver o mesmo grupo dividindo um guia que vai explicar as mesmas informações em duas línguas diferentes. Os grupos são divididos em idiomas para um melhor aproveitamento de todos. As línguas predominantes nesses tours são o inglês e o espanhol e também o idioma local do país. Mas, em alguns lugares, é possível encontrar passeios em português. 

Poder escolher o idioma já é uma grande vantagem para um passeio gratuito!

Horário: O mesmo free walking tour pode ser oferecido mais de uma vez ao dia, sendo muito comum encontrar as opções dos períodos manhã e tarde. Se programe para chegar no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência para não acontecer de se atrasar e o grupo sair sem você.

Rota: Outro ponto que faz o free walking tour valer a pena é ter diferentes opções de rotas. Você pode encontrar passeios gratuitos com roteiros distintos pela cidade e, assim, escolher aquele com as suas atrações preferidas. 

Quanto custa o free walking tour?

Como o próprio nome já diz, o free walking tour é gratuito. No entanto, os turistas são convidados a deixar uma gorjeta para o guia no final do passeio como forma de reconhecerem o seu trabalho e agradecerem pelo conhecimento compartilhado. 

Não há um valor fixo ou obrigatório para essa contribuição, ou seja, os participantes podem doar o valor que desejarem, conforme sua condição e satisfação com a atividade.

Como encontrar um free walking tour?

Há diversas maneiras de você encontrar um free walking tour no seu destino de viagem. Além de haver muitos sites e aplicativos especializados que oferecem esses passeios, um jeito simples de achar o máximo de opções é buscar no Google. Digite “nome da cidade + Free Walking Tour”.

Você também pode perguntar ao seu hotel ou hostel se possuem informações sobre free walking tours disponíveis no destino. Algumas vezes, eles mesmo organizam o passeio guiado para seus hóspedes. 

De forma resumida, é bem simples garantir o seu lugar no tour. O ponto de encontro, o horário e a identificação do free walking tour já estarão combinados assim que fizer a reserva. 

Mas se você já estiver no destino sem ter encontrado nada na internet, basta procurar o Centro de Informações Turísticas e verificar se oferecem algum free walking tour.

Passeio guiado em Londres.
O free walking tour está ficando cada vez mais famoso ao redor do mundo.

Razões para fazer um free walking tour

Grana curta

Excelente alternativa para quem quer viajar pagando pouco, uma vez que o passeio é gratuito e você dá o que estiver dentro do seu orçamento.

Conhecimento

Você conhece a história e cultura local, a partir do ponto de vista de um morador local, de forma que passa a observar a cidade por uma perspectiva mais encantadora. 

Otimização do tempo

O passeio vale muito a pena para quem está com pouco tempo. O guia sabe exatamente onde ir, qual caminho percorrer e quanto tempo ficar em cada ponto de interesse, garantindo que você veja os destaques e conheça o máximo de atrações.

Variedades

Vamos combinar que só de o passeio ser gratuito e oferecer diferentes opções de idiomas, horários e roteiros, já vale muito a pena fazê-lo.

Viajando sozinho

Se você estiver sozinho, pode fazer novos amigos no free walking tour e, quem sabe, ter companhia para curtir outros programas pela cidade. 

iFriend vai oferecer free walking tours no Rio de Janeiro

A iFriend irá oferecer free walking tours no Rio de Janeiro, nos idiomas português e inglês, para brasileiros e estrangeiros que estiverem pela cidade entre final de janeiro e março. Os passeios serão realizados na Rocinha, no bairro de Santa Teresa e no Centro Histórico. A ação faz parte de uma prova de conceito (POC) do programa de aceleração EmbraturLAB, Laboratório de Inovação para o Turismo da Embratur. 

O agendamento dos tours iniciarão em breve através do site da iFriend.

Se você gostou de saber o que é um free walking tour e vai estar na capital fluminense nos próximos dois meses e adoraria participar de uma das atividades, fique ligado no site e nas redes sociais da iFriend.

Santa Teresa, Rio de Janeiro

Procurando guias locais no Rio de Janeiro? Clique aqui e descubra!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?