HomeCuriosidadesHistória do café em São Paulo
Curiosidades

História do café em São Paulo

Café em São Paulo
Café em São Paulo
Saiba tudo sobre a história do café em São Paulo, Brasil

Amado e idolatrado universalmente, o café passou por muitas transformações culturais e gastronômicas através dos anos.

Tomar um cafezinho virou um ato social tão valorizado, que hoje a escolha de determinado blend da bebida traduz quem tem ou não um paladar sofisticado.

O café é a segunda bebida mais consumida pelo brasileiro, perdendo somente para a água. A paixão pela bebida é tanta, que ganhou até data comemorativa: 14 de abril, o Dia Mundial do Café. Mas você sabe sobre a história do café em São Paulo?

Veja também: Guia de Viagem: São Paulo

Mas como o café chegou ao ocidente?

Quando chegou à Europa Ocidental, o café enfrentou a resistência não só de lideranças religiosas, que consideravam a bebida herege, como também de produtores de vinho e queijo, por acreditarem que ele representaria uma forte concorrência a seus produtos. Só não contavam que na contramão estariam artistas e intelectuais que tomavam cada vez mais gosto pelo café. Segundo conta a literatura, a primeira muda de café veio para o Brasil em 1727, trazida pelo bandeirante a serviço da Coroa Portuguesa, Francisco de Melo Palhete. A partir do século XIX e início do século XX, o café passou a ser o principal produto de exportação do país. 

E no Brasil

O café foi trazido para o Brasil em 1727, mais especificamente no Pará, onde Francisco Melo Palheta plantou as primeiras mudas trazidas da Guiana Francesa. O pedido foi feito pelo governador do Grão Pará e do Maranhão, afinal, o café nessa época já possuía um grande valor comercial. Graças às condições climáticas do Brasil, a produção logo se espalhou pelo Vale do Paraíba, que engloba terras do Rio de Janeiro e São Paulo, onde começou a crescer a produção para consumo doméstico do café. 

Confira: Quando Visitar São Paulo

A história do café em São Paulo

Avenida Paulista
Avenida Paulista

O café é um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico do Estado de São Paulo. 

A história do café e de São Paulo se ligam completamente, já que a capital paulista tornou-se residência de muitos dos barões do café, sendo assim, muitas pessoas vindas de outras regiões do Brasil passaram a investir por lá também.

Não somente para morar, mas também na produção do grão.  Com isso, a capital deixou o ar de uma colônia para começar a se tornar uma metrópole, um local em que imigrantes desembarcavam em busca de sonhos.

Esse domínio de São Paulo e a crescente do café no País se deram até meados da década de 30. No entanto, até hoje o Brasil é o maior exportador do grão para o mundo, chegando a mandar até 47 milhões de sacas para o mundo todo.

Saiba mais: O que fazer em São Paulo

iFriend: Guia de viagem em São Paulo

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros por São Paulo pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo cada lugar. Você pode ter uma experiência incrível, ao lado do iFriend que seja mais parecido com você.

Ver iFriends em São Paulo

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?