HomeDestinosConheça o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em um Free Walking Tour
Destinos

Conheça o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em um Free Walking Tour

santa-teresa-ifriend
Passeios gratuitos em um dos bairros mais boêmios do Rio acontecem no mês de março. Saiba como participar

O bairro de Santa Teresa é destaque do Rio de Janeiro por conta de seu charme e seus muitos pontos turísticos. Uma opção para conhecê-lo é fazer o Free Walking Tour que a iFriend está oferecendo durante os sábados deste mês de março. Nos idiomas português e inglês, o passeio a pé é totalmente gratuito, realizado em grupos de até 20 pessoas, e conduzido por um guia de turismo que mostra as principais atrações da região enquanto compartilha a história local e histórias sobre os artistas que a tornaram famosa na década de 1960.

O tradicional bairro, localizado próximo ao centro da cidade, é bastante peculiar, tranquilo e artístico, composto por muitas ladeiras tortuosas e ruelas, casarões históricos, um clássico bondinho amarelo e algumas vistas privilegiadas de cartões-postais. Santa Teresa também é um polo gastronômico e oferece uma variedade de bares, restaurantes e cafés. Além disso, é lar de museus, ateliês e largos que funcionam em nome do lazer.

O bairro que atrai cariocas e estrangeiros, sem dúvidas, merece um roteiro especial para ser apreciado. O Free Walking Tour da iFriend é a pedida certa para quem deseja explorar a área e está com o tempo curto. O passeio dura em torno de 2 horas e o guia possui um itinerário que leva às principais atrações, de forma a otimizar o tempo, para que os turistas conheçam mais coisas durante a atividade. 

Tradicional bondinho de Santa Teresa

O que fazer em Santa Teresa

O Free Tour em Santa Teresa inclui descobrir pontos turísticos clássicos, lugares mais exclusivos e, é claro, charmosas ruas de paralelepípedos. Abaixo, listamos o que fazer em Santa Teresa, com algumas das atrações imperdíveis que podem ser vistas neste passeio panorâmico

Largo dos Guimarães 

Um dos marcos do bairro, o Largo dos Guimarães é ponto de encontro de visitantes e locais. Ele é o centrinho de Santa Teresa, um local cheio de lojas de artesanato e bares que irão te surpreender. 

É lá que fica o Mercado das Pulgas, onde acontece o Samba dos Guimarães, a roda de samba que é tradição na área e ocorre todos os sábados.

Outra atração no Guimarães é o Cine Santa, um cinema pequeno que exibe filmes mais alternativos e nacionais, fora do circuito comercial.

Castelo Valentim

Construído em 1879, foi moradia do comendador Antônio Valentim. Na década de 1930, seu filho, o arquiteto e cenógrafo Fernando Valentim, dividiu o castelo em apartamentos, forma encontrada de manter a propriedade. A arquitetura é eclética e tem aspectos de castelo medieval. Atualmente, é um condomínio residencial com oito apartamentos.

O acesso ao seu interior não é permitido, porém, na frente do castelo se tiram muitas fotos

Museu Casa de Benjamin Constant

Criado com o propósito de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu Benjamin Constant, uma das maiores figuras da história republicana brasileira, o museu promove uma viagem ao passado.

Além da exposição permanente do seu acervo, a casa desenvolve uma série de atividades culturais, como pesquisas, cursos e exposições temporárias. 

Há uma ampla área ao ar livre totalmente arborizada. 

Murais de Santa

Santa Teresa respira arte e, como não poderia deixar de ser, a vizinhança é repleta de murais coloridos, talento de artistas residentes e visitantes. Um autêntico tour em Santa Teresa, portanto, inclui apreciar os murais cheios de cores espalhados em suas ruas.

Toda essa criatividade pode ser vista no Painel de Mosaicos dos Bondinhos, uma homenagem ao simpático meio de transporte que é um ícone do bairro. São 90 mosaicos de artistas brasileiros e estrangeiros, instalados em um muro de cerca de 20 metros na Rua Paschoal Carlos Magno. Uma beleza de olhar que reflete a alma do bairro.

Parque das Ruínas

Ponto alto do Free Walking Tour, o antigo Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, hoje Parque Glória Maria, é uma atração famosa não só em Santa Teresa, mas no Rio de Janeiro. Esse ponto é um dos mais visitados do bairro e passeio imperdível para quem curte atrações culturais, pois oferece uma programação gratuita de exposições, teatro infantil e apresentações de música. 

O prédio principal por si só já é uma obra de arte – uma boa pedida para aqueles que gostam de fotos instagramáveis.

Por fim, você ainda pode parar para se deliciar no café com uma bela vista. 

Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é um dos mais importantes pontos turísticos do Rio

A conhecidíssima Escadaria Selarón é uma obra incrível do artista chileno Jorge Selarón, que desembarcou no Brasil em 1983. Com certeza você já viu uma foto dela em algum lugar, com seus azulejos multicoloridos, vindos de diversas partes do planeta.

Ela é considerada uma das escadas mais bonitas do mundo e é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro. A escada liga os dois bairros mais boêmios da noite carioca, Santa Teresa e a Lapa.

Vale destacar que a Escadaria Selarón já foi cenário de clipes da banda U2 e do cantor Snoop Dogg.

Gostou de conhecer um pouco da alma vibrante do Rio? Isso tudo e muito mais você vê no Free Walking Tour em Santa Teresa!

Faça seu agendamento aqui!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?