HomeiFriend pelo MundoExperiências pelo Mundo (parte 2): A Gibbon Experience, no Laos
iFriend pelo Mundo

Experiências pelo Mundo (parte 2): A Gibbon Experience, no Laos

gibbon-experience-laos
Confira os mais surpreendentes passeios realizados por Mariana e Gabriel, do iFriend pelo Mundo. Neste post, eles contam como desfrutaram do ambiente natural do Laos

No último texto, começamos a falar de algumas experiências vividas ao longo deste ano sabático do iFriend pelo Mundo. As atividades na Índia e Vietnã, narradas anteriormente, aumentaram nossa sede por viver dias de aventura e mergulhar no desconhecido. Laos, um dos países menos conhecidos do mundo, na Ásia, mas com uma pujante indústria do turismo, nos surpreendeu de cara com suas cidades de Vang Vieng e Luang Prabang. Porém, foi na pequena Huay Xai que imergimos na mais fantástica experiência vivida em todo o período em que estamos viajando.

Gibbon Experience

Após dois dias viajando de barco na região norte do Laos, não sabíamos se conseguiríamos a tão sonhada reserva para a Gibbon Experience, a misteriosa aventura na terra dos gibões, na floresta com tirolesas e casas na árvore, na Reserva Natural de Bokeo. Por sorte (ou destino), surgiram duas vagas durante nossa estadia em Huay Xai.

A Experiência Gibbon começa com um vídeo explicativo de segurança e procedimentos, principalmente com a tirolesa. Nós sabíamos que a tirolesa era uma parte importante da atividade, mas ao nos depararmos com o número de 25 tirolesas em todo o trajeto dos dois dias, o coração palpitou mais forte.

Pé na estrada e logo estávamos na porta de entrada do Parque Nacional de Nam Kan, parte de um conjunto de parques nacionais, instrumentos fundamentais para evitar o avanço do desmatamento das enormes florestas do Laos. Caminhada de alguns minutos até a primeira tirolesa, apenas um treinamento para o que vinha pela frente: centenas de metros rasgados pelo céu, agarrados às tirolesas como verdadeiros gibões segurando o cipó.

Horas e horas, tirolesas e mais tirolesas e, nas pausas, um tocante depoimento do nosso guia Ki sobre a vida no Laos, suas liberdades, restrições e direitos vivendo em um regime socialista. Soi, o guia auxiliar, sempre carregava uma cartela com ovos e a equilibrava na tirolesa. Afinal, ovos eram o único recurso que os locais não conseguiram estabelecer no acampamento base da experiência, que fica no meio da floresta.

Mariana se joga em uma das tirolesas da Gibbon Experience

Seguimos mata adentro até que, magicamente, avistamos uma casa na árvore completa, com três andares, 40 metros acima do solo, na copa da árvore, no meio da floresta. Horas de olhar contemplativo para o incrível pôr-do-sol na floresta e nosso grupo, com australianos, holandeses e belgas, conversou, jantou e jogou cartas. A noite chegou e as redes mosquiteiras protegeram o sono, que foi ótimo.

Mais um dia, mais tirolesas, café da manhã e o caminho de volta. Ainda deu tempo de ver um pouco mais da fauna e da flora e dar um mergulho em um lago, já próximo à estrada, enquanto nossos incríveis guias e a equipe da Gibbon Experience preparavam o almoço de despedida.

À primeira vista, o nome pode levar a entender que o propósito da experiência é ver gibões (e é até possível na experiência de três dias, que penetra mais adentro na floresta), no entanto, no fim das contas, nos tornamos gibões, com tirolesas ao invés de cipós, uma casa ao invés de uma copa e companheiros de espécie que se ajudam, se alimentam e celebram juntos.

Na última parte desta série, vamos falar das experiências vividas nas Filipinas, onde conhecemos as praias mais bonitas do planeta, e como um país que não é conhecido por sua culinária consegue oferecer um serviço de hospitalidade e gastronomia tão diferenciado e surpreendente.

E aí, gostou? Não perca o nosso último post sobre nossas Experiências pelo Mundo. Leia esse e muitos mais conteúdos no blog da iFriend.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?