HomeDicas de ViagemTurismo de Aventura: guia completo para planejar e começar hoje mesmo
Dicas de Viagem

Turismo de Aventura: guia completo para planejar e começar hoje mesmo

dicas de Turismo de aventura ifriend
dicas de Turismo de aventura ifriend

Normalmente, muitas pessoas associam o turismo de aventura a esportes radicais e passeios em lugares perigosos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa experiência está mais relacionada a atividades recreativas do que algo competitivo.

Apesar desse exercício oferecer alguns riscos eles podem ser controlados através da contratação de um guia profissional para direcionar o seu programa. Na maioria dos casos são feitos treinos antes das excursões, visando uma melhor preparação dos envolvidos.

Vale lembrar que para fazer esse tipo de passeio os viajantes precisam estar dispostos a superarem desafios para desfrutarem da sensação de autoconfiança e do bem-estar que essa prática trará.

Tipos de turismo de aventura

Esse é um estilo de turismo que oferece aos participantes a chance de vivenciar diversas experiências culturais e físicas da forma mais natural possível.

Como dito acima, essa não é uma atividade voltada somente para os mais corajosos, mas sim algo inclusivo, qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios dessa prática.

Para que fique explicado de maneira mais clara, vamos listar duas categorias diferentes do turismo de aventura.

Ecoturismo

Quem pratica o ecoturismo tem que estar disposto a conhecer destinos cuja a atração principal são a natureza e a cultura da região.

Além disso, os participantes desse tipo de turismo precisam estar cientes de que há um princípio básico que precisa ser entendido e seguido à risca: preservar a natureza.

Esse é um tipo de turismo ideal para aqueles que procuram uma atividade mais tranquila e que não exige muito dos praticantes, é ideal também para aqueles que desejam se livrar do estresse acumulado.

Algumas das atividades dessa modalidade são o trekking, camping e as trilhas, e dependendo do local escolhido tem também passeios a cavalo.

Turismo de Natureza

Já o turismo de natureza é aquele realizado ao ar livre. Possui atividades mais desafiadoras e fazem com que os participantes criem uma conexão maior com o meio ambiente.

Aqui encontraremos os considerados esportes radicais, tais como: rafting, tirolesa, arvorismo, rapel dentre outros. São práticas perfeitas para aqueles que querem sentir a mais pura adrenalina correr pelo corpo.

Saiba mais:  Quais são as vantagens dos tours virtuais para os guias?

O que você precisa para praticar o Turismo de Aventura?

Como toda atividade física, antes de começar a planejar seu turismo de aventura é importante que você tenha em mente algumas dicas práticas para tornar sua experiência gratificante e muito segura.

Além de se vestir com roupas apropriadas e confortáveis, beber água, usar boné, óculos escuros protetor solar e repelentes de insetos, oferecemos outras recomendações que poderão tornar sua aventura divertida e segura.

Disposição

Pode parecer uma dica óbvia, contudo é preciso ter em mente que a prática desse tipo de turismo requer uma grande disposição para enfrentar os desafios que surgirão. São desafios que exercitarão não somente seu corpo, mas também sua mente.

Para te auxiliar nessa experiência, recomendamos que contrate os serviços de um guia turístico. Através de um passeio guiado, será possível adquirir a determinação e confiança necessárias para essa atividade.

Segurança

Esse é considerado o item mais importante de sua viagem. Além de dar confiança para os turistas, garantirá que eles aproveitarão as atividades de maneira adequada e ter uma experiência agradável.

Alguns tópicos são importantes de serem revisados tais como:

  • Contratar empresas sérias com profissionais capacitados;
  • Ter a certeza de que os equipamentos disponibilizados são regulamentados;
  • Saber se os equipamentos passam por inspeções periódicas e constantes manutenções;
  • Tirar dúvidas com os profissionais;
  • Procurar por empresas com muitos anos no mercado e que possuam avaliações positivas.

Orientação

Logo após o agendamento e contratação de uma agência ou empresa que será responsável pela direção de suas atividades, fique atento a todas as orientações fornecidas.

Muitos passeios necessitam de instruções específicas, e para que não haja ocorrências graves, é obrigatório segui-las.

Essas orientações vão desde de coisas simples como roupas adequadas e acessórios essenciais (óculos escuros e protetor solar por exemplo), até orientações técnicas para praticar uma atividade específica.

Quando for fazer uma trilha

Certifique-se de sempre estar sob a supervisão de seu guia. Muitos lugares são perigosos mesmo conhecendo o local que se está visitando.

Para evitar quaisquer problemas, faça uma pesquisa sobre a trilha que você planeja percorrer antes de visita-la, procure por pessoas que já realizaram o passeio e os melhores horários para o começo da jornada.

Uma simples pesquisa no Google pode acabar te surpreendendo com a quantidade de conteúdo que pode ser encontrado sobre as características do local, que vão desde a sinalização até mesmo os melhores acessórios.

Falando nisso, invista em calçados específicos para trilhas, roupas confortáveis que não limitem seu corpo e óculos escuros em dias muito claros.

Ande com calma e analise bem o terreno onde você estiver pisando, dessa forma, você evitará possíveis escorregamentos ou encontrar animais silvestres.

Quando for visitar cachoeiras

Enquanto estiver curtindo as águas cristalinas das cachoeiras, lembre-se de verificar se há pedras nos arredores da mesma. Além disso, esteja atento também à profundidade do local.

Caso esteja em um período muito chuvoso, evite viajar para locais cuja a atração principal são as cachoeiras sendo mais aconselhável adiar o passeio. Mas, se você já estiver no local e a região ser conhecida pelas enchentes evite sair de seu hotel.

Ao explorar cavernas

Mesmo com a visita sendo guiada por um profissional competente ainda podem acontecer eventos inesperadas. Tendo isso em mente, tenha atenção redobrada.

Lembre-se de equipar-se de lanternas e pilhas reservas, além de comida e água caso o percurso seja longo.

Veja também: Economizar em hospedagem: dicas para garantir um bom hotel

Dicas importantes para o turismo de aventura

Veja agora algumas dicas importantes para ajudá-lo a planejar e se preparar para uma viagem de turismo de aventura:

Escolha o destino certo

Pesquise e escolha um destino que ofereça o tipo de atividade de aventura de seu interesse e que seja adequado ao seu nível de experiência e preparo físico.

Prepare-se fisicamente

O turismo de aventura geralmente envolve atividades físicas, como caminhadas, escaladas ou esportes aquáticos. Certifique-se de estar fisicamente apto e capaz de lidar com as demandas da atividade.

Aprenda com especialistas

Se você é novo em uma atividade de aventura específica, faça aulas ou treinamento com especialistas certificados para aprender as técnicas e medidas de segurança adequadas.

Adquira o equipamento certo

Invista em equipamentos e roupas de boa qualidade e adequadas à atividade e às condições climáticas. Certifique-se de que seu equipamento esteja em boas condições e com manutenção adequada.

Siga as orientações de segurança

Sempre siga as orientações de segurança fornecidas pela empresa de turismo de aventura ou provedor de atividades. Não corra riscos desnecessários ou ultrapasse seus limites.

Esteja ciente do meio ambiente

Ao participar do turismo de aventura, é importante estar ciente do meio ambiente e dos perigos potenciais, como vida selvagem, clima e terreno.

Respeite a cultura local

Respeite a cultura e os costumes locais. Isso pode melhorar sua experiência e ajudá-lo a se conectar com a população local.

Dicas de turismo de aventura
Faça turismo de aventura com um iFriend

Faça turismo de aventura com um iFriend: Lembre-se, com estas dicas de turismo de aventura sua experiência pode ser muito divertida, mas é importante tomar os devidos cuidados e planejar com antecedência para garantir uma viagem segura e agradável.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?