HomeiFriend pelo MundoWimbledon: dicas para acompanhar o torneio, em Londres
iFriend pelo Mundo

Wimbledon: dicas para acompanhar o torneio, em Londres

wimbledon-londres-ifriend
Wimbledon 2022, Day 1. Foto: Flickr
Quer ver de perto a próxima edição do torneio de tênis de Wimbledon? Confira curiosidades sobre essa atração imperdível para os fãs do esporte

Finalizando a série sobre os grandes Eventos de Verão em Londres, falaremos hoje sobre mais um esporte que integra a “Temporada Social”, ou “The Season”, e que também está intimamente ligado com a elite da capital britânica.

Se você vai viajar para Londres durante o verão e é fã de tênis ou esportes em geral, não pode perder a oportunidade de passar um dia em Wimbledon e ser espectador em The Championships.

Com uma história mais do que centenária, o torneio de tênis de Wimbledon é o mais antigo do mundo, completando 155 anos em 2022, e é o único dos três Grand Slams (conjunto dos quatro maiores torneios do planeta) disputado na grama.

A disputa por ingressos – principalmente para a Quadra Central, onde ocorrem os principais jogos e finais do torneio – é intensa e, muitas vezes, já está esgotada alguns meses antes da competição. Isso poderia desanimar os turistas que pretendem visitar Londres e que gostam de tênis, mas não os que conhecem o iFriend, pois aqui vamos contar alguns segredos que permitirão que você esteja bem próximo aos principais tenistas do mundo.

Qual a melhor data para visitar?

O principal ponto de atenção que você deverá ter é em relação à data. Como Wimbledon dura apenas duas semanas, primeiramente suas férias terão que coincidir com as duas semanas do torneio, que ocorrem entre o final de junho e a primeira quinzena de julho.

Em 2023, a competição inicia dia 3 de julho e vai até 16 de julho, o terceiro domingo do mês.

Além disso, é importante notar que a primeira semana, de etapas preliminares, possui jogos mais desequilibrados, entre tenistas de nível mundial contra outros ou menos talentosos. Contudo, a segunda semana também possui dias sem jogos nas chaves de simples, os mais tradicionais e populares.

Se ponderarmos isso ao fato dos fins de semana também serem os mais concorridos, a nossa recomendação é ir na segunda-feira da segunda semana de torneio – em 2023, dia 10 de julho.

Obviamente, todos os outros dias de Wimbledon têm atrações e jogos incríveis e, se você estiver com uma agenda corrida, pode escolher qualquer outro dia. Só se prepare para enfrentar mais filas em dias mais concorridos.

Tabela de jogos

Como faço para adquirir meu ingresso?

Wimbledon é um dos únicos grandes eventos de nível mundial que proporciona que você adquira a entrada no dia dos jogos e a maneira como isso ocorre é fantástica e parte de toda a experiência.

Desde os anos 1920, o clube All England, que organiza  o torneio, promove uma fila para os espectadores interessados que ainda não possuem ingresso. Ao longo das décadas e com o crescente interesse pelo tênis advindo de todo o mundo, The Queue (A Fila) se tornou parte da tradição em Wimbledon, além de ficar cada vez mais complexa a ponto de ser organizada em grandes campos gramados ao lado do complexo do clube All England. O grande espaço verde acomoda os espectadores que chegam de manhã ou que madrugam no lugar com suas tendas e barracas.

Chegando pela manhã de um dia de jogo, há uma altíssima probabilidade de você conseguir um ingresso do complexo (entre £8 e £27 em 2022, dependendo do dia) que dá acesso a todas as quadras com exceção da Central, 1 e 2.

Além disso, se você conseguir entrar antes dos primeiros jogos dessas quadras, entre 13h e 13h30, é possível adentrá-las para tirar fotografias com grande destaque ao camarote da Quadra Central, local onde é usual a presença da Família Real em partidas do torneio.

Se for encarar “A Fila”, lembre-se de checar a meteorologia e levar bonés, filtro solar e guarda-chuva. Uma outra dica que vale cerca de 30 minutos de caminhada é não se enganar na District Line do metrô: a estação mais próxima do complexo e d’A Fila é Southfields e não Wimbledon.

A Fila

E como é lá dentro?

Dentro do complexo, você encontrará uma estrutura de entretenimento bem completa com restaurantes, lojas de souvenirs, banheiros limpíssimos, mesas para piquinique, wi-fi, além das 19 quadras de tênis com programação de jogos de inúmeras modalidades – simples, duplas, duplas mistas, juniores, cadeira-de-rodas, tanto masculino quanto feminino.

Com o ingresso do complexo, a principal quadra que você poderá acessar será a Quadra 3 e, para fazê-lo, é só aguardar em pequenas filas próximas em cada um dos lados dessa quadra. Para as demais, não há grandes estruturas de arquibancada e as cadeiras geralmente ficam pouco acima do plano do complexo, sem a necessidade de filas para acessar.

Partida na Quadra 3

Uma vez lá dentro, também é possível uma tentativa final para acessar jogos das Quadra Central e 1, mediante a disponibilidade de desistentes durante o dia, sempre após as 15h.

Uma sugestão bem interessante, divertida e barata é fazer um piquenique com seu grupo de amigos na The Hill, uma colina gramada com uma pequena inclinação que garante uma vista para um telão posicionado com transmissão dos jogos em destaque nas quadras principais, Central e 1. Do telão, você poderá ver astros como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Serena Williams e Roger Federer jogando bem de pertinho.

Ao final dos jogos, o contato com os tenistas é razoavelmente acessível, sendo possível tirar fotos e pegar autógrafos.

Foto de milhões! O tenista brasileiro Bruno Soares, multicampeão de Grand Slam em duplas, com o Gabriel, do iFriend pelo Mundo

Todas essas atrações completam um dia incrível para o fã de tênis que está em Londres e o iFriend está à disposição para ajudá-lo no planejamento ou na execução deste passeio.

Conheça os iFriends em Londres!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?