Londres é uma capital turística mundial que oferece atrações conhecidas nos quatro cantos. Alguns bairros, no entanto, são gemas escondidas que estão esperando para serem exploradas por quem viaja para a cidade britânica.
Separamos um bairro em cada região londrina (norte, sul, leste e oeste) que são facilmente acessíveis por metrô ou ônibus para você visitar.
Conheça, abaixo, as 4 opções para conhecer uma Londres fora do circuito turístico!
1- Brixton
O bairro mais ao sul do nosso texto é cercado de cores e etnias. O Caribe, a África e a Ásia estão presentes nos aromas, paisagens e sabores dos mercados e murais de Brixton. Aliás, a arte não está marcada apenas nos grafites, mas o bairro também é um polo das artes cênicas.
A população afro-caribenha chega e forma o local principalmente no final da primeira metade do século XX, vindos das colônias inglesas no pós-guerra.
Brixton também se notabiliza como bairro natal do ídolo global da música David Bowie.
Atrações
– Arquivos Culturais Negros na Windrush Square
– Mercados Gastronômicos de Brixton (Pop Brixton, Market Row, Reliance Arcade e Brixton Village)
– Elétric Aveniu, a rua mais importante, histórica e comercial do bairro
– Brixton O2 Academy
– Painel David Bowie e sua casa de nascimento
– Memorial Jean Charles em Stockwell (poucos metros de caminhada do centro)
2- Greenwich
Esse talvez seja o mais conhecido da nossa lista, principalmente para quem lembra da aula de geografia que nos ensinava sobre o fuso horário e como havia uma linha chamada Meridiano de Greenwich que era a referência para a hora mundial. Bem, aproveite a visita e conheça o próprio, no jardim do Observatório de Greenwich.
O bairro de Greenwich fica à beira do Rio Tâmisa, já na parte leste da cidade, e tem como característica uma paisagem menos urbana, de verde em toda parte, com casinhas de portas coloridas que circundam o Parque de Greenwich, que abriga outras atrações além do Observatório.
Atrações
– Observatório de Greenwich
– Queen’s House
– Cutty Sark, museu-navio
– Museu Marítimo Nacional
– Old Royal Naval College, onde fica o Painted Hall, uma espécie de capela Sistina da Inglaterra
– Mercado de Greenwich
3- Richmond
O sofisticado bairro a oeste de Londres, às margens do Tâmisa, vale uma visita. Richmond possui opções de gastronomia, lojas, parques e uma atmosfera muito tranquila.
Se você é fã da cultura pop contemporânea, pode já ter assistido à série Ted Lasso, da Apple TV, e reconhecerá muitas das paisagens por aqui.
Passeios de bike, stand-up paddle e caiaque são possíveis e recomendáveis para quem ama estar em movimento.
Atrações
– Centrinho de Richmond
– Rio Tâmisa
– Richmond Park, ideal para passeios de bicicleta. É possível avistar veados
– Isabella Plantation, dentro Richmond Park
– Kew Gardens, jardim com estufas com vegetações de todo o mundo
4- Hampstead
Hampstead é um dos bairros mais prestigiados e caros da capital inglesa. É aqui na região norte que moram vários artistas britânicos como Harry Stiles, Ricky Gervais, Boy George, Kate Moss, Jamie Oliver, entre outros.
No centro de Hampstead, se perder pelas ruelas depois de degustar o famoso crepe da La Creperie de Hampstead tem seu valor. Mas fique atento ao tempo, pois são muitas as atrações no bairro, que tem o Parque de Hampstead Heath como seu pulmão.
Atrações
– Parque de Hampstead Heath
– Parlament Hill, observatório dentro do Parque
– Kenwood House, palácio-museu dentro do Parque
– Ponds, lagos para banho dentro do Parque
– The Hill Garden and Pérgola
– Keats House
– Fenton House
– Museu Freud (há alguns minutos de caminhada até o bairro vizinho de Finchley)
Complemente seu tour em Londres com esses bairros maravilhosos. O iFriend tem guias e locals que podem te ajudar a conhecer essa Londres fora do circuito turístico.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar