HomeiFriend pelo Mundo10 coisas para fazer nas Maldivas
iFriend pelo Mundo

10 coisas para fazer nas Maldivas

maldivas-ifriend
Saiba tudo antes de viajar! Guia completo com 10 dicas de passeios

As Ilhas Maldivas são um verdadeiro paraíso. As faixas de areia perfeitas com um mar em tons turquesa estonteantes e os bangalôs luxuosos sobre o oceano formam um cenário marcante e romântico. Não é por acaso que o arquipélago é eleito como destino favorito de celebridades e casais em lua de mel.

Apesar de reconhecido como destino de luxo, as Maldivas são um país como qualquer outro. Há casas, escolas, hospitais e transporte público – tudo funcionando normalmente nas ilhas espalhadas pelo Oceano Índico. E para visitar esse lugar queridinho dos ricos e famosos não é preciso ganhar na loteria.

O iFriend pelo Mundo fez uma parada estratégica no arquipélago para o merecido descanso, sem deixar de curtir algumas das atividades da região.

Para te ajudar a montar o seu roteiro, confira 10 coisas para fazer nas Maldivas em uma viagem low cost!

1. Aproveitar as praias e o mar azulzinho

Não tem atividade melhor do que deitar na espreguiçadeira e só aproveitar o calor, a brisa do Mar Índico e se espantar a cada vislumbre da cor azul piscina que você encontra nas praias desse país insular. A ordem do dia é só relaxar e abusar do armazenamento do telefone celular com fotos e vídeos. 

2. Nadar com tubarões, raias e tartarugas

A maior parte dos hotéis, de luxo ou não, vão oferecer material para mergulho livre: pé de pato, máscara de mergulho e snorkel. Na praia será possível ver um pouquinho da vida marinha de forma mais superficial, como alguns peixes e corais. No entanto, se você quer se aventurar e nadar com tubarões, raias e tartarugas marinhas, pode contratar excursões privadas, oferecidas pelos resorts ou agências de turismo, em geral cobrando de 10 a 15 dólares por hora de passeio.

3. Fazer um passeio de barco com observação de golfinhos

Foto: Reprodução/samudramaldives.com

Outro passeio disponível e super recomendado nas Maldivas te leva para conhecer um pouco das outras ilhotas próximas. Você verá ilhas que são apenas dunas, poderá realizar snorkel ou apenas relaxar no que parecem ilhas desertas de filmes. Há também observação de golfinhos, sempre encontrados pela experiência dos barqueiros. Se você tiver sorte, os inteligentes mamíferos farão até piruetas para agradá-lo.

4. Visitar uma ilha desabitada

Se você deseja fazer um passeio em clima de romance – só você, o seu amor, o céu e o mar – as Maldivas são o lugar perfeito. Um dos programas que você pode incluir na sua lista de o que fazer nas Maldivas é passar o dia em uma ilha deserta. A sensação de estar sozinho numa praia é super possível por lá, muitas vezes com realmente zero contato com outras pessoas.

Para viver esse dia, é preciso contratar uma excursão, que costuma ser oferecida nos hotéis. Os preços geralmente começam em 200 dólares por casal, mas variam de acordo com o que inclui o passeio, a categoria do hotel e a distância da ilha desabitada.

5. Conhecer Malé, a capital das Maldivas

Foto: Flickr

Malé, a capital das Maldivas, não tem muitos atrativos, mas não deixa de ser uma opção para quem faz questão de entender em detalhes o país que visita. Se  você tem umas horinhas entre a sua chegada em Malé e o horário do seu barco ou hidroavião para o seu atol, aproveite para descobrir as poucas atrações da capital como o Palácio Presidencial, a Grande Mesquita e a Tumba de Abu-al Barakaat, responsável por iluminar os locais com o conhecimento do Alcorão. 

6. Observar o fenômeno do mar de estrelas

As Maldivas têm praias que brilham durante a noite e admirá-las é uma das 10 coisas que você não pode deixar de fazer durante a sua viagem. Trata-se de um fenômeno de bioluminescência causado por uma espécie de fitoplâncton que existe na região e que, ao ser agitada pelas ondas oceânicas (ou qualquer outro tipo de movimento), emite luz, cintilando fortemente quando a água do mar varre a areia das praias. A impressão é que o oceano está coberto por estrelas – uma raridade que pode ser vista em poucos lugares do mundo.

A bioluminescência é mais forte em ilhas isoladas e com pouca luz, como a Ilha de Vaadhoo no atol Raa. Para o espetáculo acontecer depende de fatores como o clima e o nível da maré. Vale e muito tentar a sorte e ir até a ilha para, quem sabe, ver uma das imagens mais bonitas das Maldivas.

7. Aproveitar a excelente gastronomia dos hotéis e restaurantes

A maior parte dos hotéis e resorts oferece alimentação no sistema meia pensão ou pensão completa, uma vez que cada ilha está muito isolada de qualquer outra alternativa. Os níveis de preço de cada estabelecimento ditarão a diversidade e a qualidade da gastronomia, que vão do básico com qualidade até as estrelas Michelin.

Algumas das mais curiosas experiências envolvem restaurantes totalmente submersos no oceano, bares flutuantes e piqueniques em ilhas desertas.

8. Praticar surfe, caiaque, stand up paddle ou jet ski

Os fãs dos esportes aquáticos também têm sua vez nesse paraíso. A infraestrutura inclusa dependerá de cada hotel, mas para os praticantes eventuais, não será difícil locar equipamentos, seja nas praias ou nos próprios hotéis e resorts. 

9. Mergulhar com cilindro

O scuba-diving nas Ilhas Maldivas também é uma opção para os fanáticos por mergulho. Para quem não se satisfaz com o snorkel e quer chegar a dezenas de metros de profundidade de vida marinha, há muitas opções no arquipélago. Procure o atol mais próximo a você e garanta um lugar na excursão. Não sabe mergulhar e quer aprender? O batismo de mergulho é ideal para descobrir o fundo do mar das Maldivas enquanto você aprende a mergulhar no Oceano Índico.

10. Curtir um day use em um resort de luxo

Chegou nas Maldivas com orçamento limitado em um hotel mais simples, mas deseja descobrir como é viver um dia de artista em um resort luxuoso? Claro que é possível! Agências e hotéis mais simples organizam excursões de day use para resorts de luxo. Muitas incluem também almoço com tudo incluso, até bebidas alcoólicas. 

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?