HomeGastronomiaRoteiros Gastronômicos no Nordeste Brasileiro
Gastronomia

Roteiros Gastronômicos no Nordeste Brasileiro

comidas no Nordeste
comidas no Nordeste
Tudo que você precisa saber sobre os roteiros gastronômicos no nordeste brasileiro.

Os roteiros gastronômicos no nordeste brasileiro vão te surpreender!

O Brasil tem dimensões continentais e inúmeras são suas culturas, suas origens e seus sotaques.

O nordeste brasileiro é a terceira maior região do Brasil com uma área de aproximadamente 1.544.291 km2, constituída por nove estados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas – Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Ceará, Maranhão e Sergipe – tem características únicas e são um verdadeiro convite ao prazer à mesa em qualquer ocasião.

Pensando nisso, a equipe de redação do iFriend, elaborou uma lista incrível, detalhando cada cardápio com muita água na boca, vamos conferir!

Roteiro Gastronômico de Pernambuco

A capital de Pernambuco é considerada a capital gastronômica do nordeste e a terceira no país. Seu polo gastronômico é um dos maiores da região, composto por mais de 1000 estabelecimentos.

Lá você vai se acabar nos pratos clássicos da cozinha pernambucana, elaborados tendo por base milho, frutos-do-mar, peixes e carne-de-sol.  Os destaques são as delícias como baião de dois, escondidinho de carne-seca, jabá com jerimum, dobradinha, mão-de-vaca, macaxeira com charque, sarapatel. De sobremesa aposte nas deliciosas surpresas como a canjica, a pamonha, a cartola, o bolo-de-rolo e o bolo Souza Leão. É prá comer com “gostcho, num sabe?”

Já o Porto Gastrô – Evento anual em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca-PE, uma iniciativa da prefeitura de forma a promover a cultura gastronômica da cidade, envolvendo os estabelecimentos numa alegre competição. 

Roteiro gastronômico de Sergipe

A Gastronomia de Sergipe é forte, com muitos elementos presentes em demais regiões nordestinas, mas há surpresas próprias do estado, baseada em peixes, crustáceos e frutas do Cerrado e da Caatinga. Por isso, apaixone-se pelo caranguejo assado na manteiga de garrafa e pelo amendoim verde cozido, as mangabas dão o doce natural.  O Polo Gastronômico, Turístico e Cultural de Sergipe – é um evento gastronômico promovido na capital Aracaju que atrai anualmente centenas de turistas interessados em aproveitar os sabores, com uma programação arretada de boa! O destaque especial vai para o caldo de mocotó e as delícias juninas – bolo de milho, canjica, pamonha, cuscuz de coco entre outras delícias da culinária sergipana.

Roteiro Gastronômico do Maranhão

A Mostra de Gastronomia Maranhense – evento anual, em São Luís, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense- GPICG/ UFMA, que visa popularizar e atrair novos amantes da tradicional cozinha maranhense, através da construção de uma identidade cultural.

Já o Festival das Trulhas é um evento anual muito aguardado no Maranhão é esse festival, que em 2020 teve sua versão on line, no Instagram e no YouTube, contando com a presença de mais de 120 convidados. O evento tem como proposta a troca de conhecimento e experiências, criação e redes de relacionamento entre pessoas, empresas e instituições através da cultura gastronômica do estado.

Como comer nunca é demais, aproveite para visitar o Museu de Gastronomia Maranhense, em São Luís e surpreenda-se!

Veja também: Turismo de luxo – uma experiência glamourosa

Roteiro gastronômico na Bahia

Salvador, a capital baiana é famosa por seus sabores típicos e as tradicionais baianas do Acarajé.  Mas nem só de acarajé e vatapá vive a Bahia de Todos os Santos e encantos: Nos municípios de Boipeba e Morro de São Paulo, o foco é voltado para as sensacionais lagostas e camarões, servidos nos melhores quiosques, bares e restaurantes.

Já nas cidades de Luiz Eduardo Magalhães, no oeste do estado, e de Prado, no litoral sul, realizam festivais gastronômicos misturando suas culturas culinárias com outros temas. Na costa do Cacau, o destaque são os chocolates artesanais e a farta cozinha das fazendas de cacau. É muita pimenta, dendê, camarão e cacau na causa!

Roteiro Gastronômico em Alagoas

Alagoas tem forte tradição gastronômica, seus pratos à base de derivados de coco, frutos do mar e aves fazem a cabeça de quem viaja para a Costa dos Corais e Massangueira, onde poderá se lambuzar com o bolo de goma(tipo um sequilho), o inigualável maçunim ao leite de coco e o sururu de capote, muito apreciado na região de Lagoas e Mares do Sul.

Assim, você pode conferir por todo estado iguarias próprias como a conhecida feijoada, galinha ao molho pardo, fritadas de siri, carapeba frita, pitu à moda, guaiamum e patinha de uçá (caranguejos) e agulhinha frita, para acompanhar com a cachaça azuladinha, com pedaços de laranja, sensação do lugar. Fora isso, as originais tapiocas, um prato de origem indígena, são encontradas nas praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Tem pra todo mundo!

Roteiro Gastronômico no Piauí

Dos estados brasileiros da região nordeste talvez o Piauí seja o menos conhecido. Teresina, a capital, recebe o nome de Cidade Verde e muitos também a chamam de Mesopotâmia do Nordeste, por se encontrar entre os rios Poti e Parnaíba. O projeto Caminhos entre Rios, criado pelo Sebrae, incentiva o turismo e a gastronomia para atrair mais visitantes para a região.

Os pratos da culinária indígena nativa são o ponto forte do estado, sempre com muitos peixes, mandioca, tapioca e frutos da terra: seus pratos à base de pimenta de cheiro, cebolinha e farinha de mandioca são sabores inconfundíveis. Arroz Maria Isabel, paçoca, escondidinho – tudo estrelado pela famosa carne de sol dá um sabor especial aos pratos.

Você também não deve perder a oportunidade de provar uma das iguarias típicas do Piauí: a galinha de angola. Incomum? Sim, sem dúvida, e essa é a beleza do negócio: galinhada, arroz de capote, creme de galinha e muitas folhas como o alface, a rúcula, a couve trazidas pelos imigrantes árabes.  Brinde esse momento degustando uma cajuína geladinha!

Veja também: O que fazer em Fortaleza

Roteiro Gastronômico no Ceará

A terra de Iracema, imortalizada na obra de José de Alencar, traz um roteiro de delícias incomparáveis ao restante do nordeste. Sucos e doces feitos de diversas frutas nativas como umbu, graviola, pitombas, mangaba, araçá e jambo-rosa; pratos à base de peixes e frutos do mar – as redes dos pescadores voltam abarrotadas e você pode degustá-los em qualquer barraquinha beira-mar.

Em Fortaleza, a capital, é onde o maior fervo acontece – a noite de Fortaleza é conhecida por seus bares e restaurantes muito frequentados por pessoas importantes da região, políticos, empresários  e demais celebridades que vem descobrindo o sabor marcante que o Ceará oferece.  Dentre essas delícias destacamos: o feijão verde em seus diversos modos de preparo, o arroz de leite, carne do sol, carneiro cozido, baião de dois, panelada, buchada e sarapatel.

O Centro das Tapioqueiras, apesar de estar mais distante do centro da cidade, oferece a tradicional tapioca servida com leite de coco e uma das melhores experiências de Fortaleza: são mais de 60 combinações, entre doces e salgadas, servidas com um bom cafezinho ou cajuína, bebida tradicional do Ceará. Dê aquela atenção especial ao caranguejo da região, o famoso Uçá, vermelho, carnudo e que vai bem com um limãozinho!

Roteiro Gastronômico no Rio Grande do Norte

A gastronomia potiguar é conhecida por ser forte e robusta. Seus pratos tem o melhor da colonização portuguesa e se mistura com a cultura alimentar dos nativos indígenas.

Das deliciosas tapiocas com recheios diversos como o coco, a carne de sol desfiada e o doce de leite às exóticas comidas como o sarapatel e a buchada de bode. O destaque especial vai para o sorvete de tapioca e a rapadura.

O cuscuz, o mungunzá e a canjica dos potiguares não são iguais aos pratos servidos no restante do nordeste – usualmente, no nordeste, essas iguarias são preparadas doces, mas no Rio Grande do Norte, você as encontra na versão salgada. E isso é um convite a um novo sabor! E por falar nisso, nada melhor do que viver uma incrível experiência em Natal com um iFriend. Ele saberá os melhores lugares para você não perder nenhuma delícia!

Roteiro Gastronômico na Paraíba

Deixamos para o final o inesquecível estado da Paraíba e o maior São João do país – a festa junina de Campina Grande. E nesse cenário festivo tradicional você terá uma das festas gastronômicas genuinamente nordestinas: um verdadeiro festival com muita música e dança de forró, xote, xaxado e quadrilhas enquanto se delicia com os clássicos canjica, baião de dois, batidas de todos os tipos, jabá com jerimum, escondidinhos, paçocas, pamonhas, angus… a lista é tão grande e variada que só você conferindo de perto mesmo. A alegria não fica contida só em Campina Grande não, em João Pessoa, você ainda tem um circuito gastronômico gourmet – o Festival Gastronômico Restaurant Week Paraíba – a atração costuma acontecer no mês de outubro e tem por objetivo aquecer os comércios locais e promover a rica gastronomia da região. Um evento para toda a família.

Veja também: Explore destinos com os tours virtuais

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?