Encontrar um restaurante de boa qualidade no Brasil pode não ser uma tarefa tão difícil quanto imaginamos. A estrela Michelin é o melhor guia para ter experiências gastronômicas diferenciadas.
Pensando nisso, separamos uma lista dos restaurantes que possuem a melhor indicação de qualidade possível. Afinal, conhecer a comida de um determinado lugar e viver sua cultura de uma maneira mais intensa.
Mas, antes disso, vamos entender o que é a estrela Michelin e por que é tão importante.
Estrela Michelin: O que é e qual a sua origem?
A Estrela Michelin é uma avaliação que atesta a qualidade dos restaurantes. A estrela surgiu com a criação de outro item conhecido como o Guia Michelin.
Em 1900, os irmãos André Michelin e Edouard Michelin tiveram a ideia de criar a primeira edição do Guia Michelin, um material que tinha como foco auxiliar os motoristas a encontrarem um bom lugar para comer durante suas viagens.
Ao longo dos anos, o guia obteve uma popularidade em grande escala: todo mundo queria ter acesso ao famoso guia, o que acabou tornando-o em uma publicação que classificava os melhores restaurantes e hotéis.
No começo era possível obter apenas uma estrela, mas, a partir de 1936, instituiu-se um ranking de zero a três. E acredite, a classificação reúne a nata dos restaurantes, nada mais nada menos que O Melhor!
Agora que compreendemos como funciona o critério de avaliação desses restaurantes, vamos dar uma olhada nos nomes mais indicados pelo Michelin Guide.
Veja também: Turismo gastronômico em 2023: conheça os melhores lugares
São Paulo
Que a Terra da Garoa reúne os melhores restaurantes do Brasil, disso ninguém duvida, agora vamos conhecer os melhores segundo a Estrela Michelin:
2 estrelas Michelin:
D.O.M
Alguns dos pratos produzidos pelo consagrado Chef Alex Atala são a Priprioca e o Palmito Pupunha. Além disso, muitas refeições oferecidas pelo D.O.M apresentam ingredientes exóticos como: ervas, flores, brotos, formigas, cogumelos yanomami, méis de abelhas nativas, baunilha-do-cerrado e a pimenta baniwa.
1 estrela Michelin:
Kinoshita
Em seu começo, o restaurante Kinoshita foi um dos estabelecimentos mais famosos do bairro da Liberdade.
Fundado pelo imigrante Toshio Kinoshita, em 1970, era reconhecido como o melhor da culinária nipônica dentro da comunidade japonesa.
O Washoku, conhecido como a culinária japonesa tradicional, foi apontado como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco em 2013.
Evvai
Partindo para uma abordagem mais moderna, criativa e com raízes italianas encontramos o restaurante Evvai liderado pelo Chef Luiz Filipe Souza.
O menu do local, apelidado de Oriundi, adquiriu esse nome por seu outro significado que vai além da ideia de “natural de; procedente; originário”. Na Itália é utilizada essa palavra para definir os imigrantes e descendentes italianos por todo o mundo.
É nesse sentido que a cozinha do restaurante Evvai pode ser interpretada: assemelha-se a um pequeno pedaço do país europeu transportado para o nosso convívio e, ao mesmo tempo, realizando uma mistura de culturas gastronômicas italianas e brasileiras.
Veja também: Guia de Viagem São Paulo, cultura, gastronomia e muita diversão!
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem sabores e cores que não passaram despercebidos pela Estrela Michelin: você não pode perder a oportunidade de conhecê-los!
2 estrelas
Restaurante Oro
O Oro foi inaugurado em 2010, com uma história marcada por diversas premiações, reformas e grandes rebuliços na gastronomia nacional.
O menu oferecido pelo restaurante contém iguarias exóticas como o palmito pupunha, caldo de milho tostado, castanha portuguesa e também os mais conhecidos: ceviche, costela de boi e pamonha.
Oteque
O Oteque é liderado pelo chef Alberto Landgraf, o restaurante preza por ingredientes essenciais para o ramo gastronômico: alta qualidade dos alimentos, atendimento elegante e conforto dos clientes.
O local oferece um menu bem variado que envolve diversos pratos como a vieira marinada, pinole, maionese de peixe, boudin de foie gras, tamboril, shitake e o mel de jatai.
Cipriani
O restaurante Cipriani é o mais clássico entre os estabelecimentos do hotel Belmond Copacabana Palace e possui grande quantidade de clientes satisfeitos em todas as épocas do ano.
Combinando madeira com tapeçaria avermelhada, lustres enormes e muitos vasos floridos, o ambiente torna-se em um lugar agradável para casais e amigos que desejam celebrar aniversários, casamentos ou quaisquer outros tipos de comemoração.
O chef italiano Nello Cassese, após comandar o restaurante do britânico Gordon Ramsay em Castel Monastero, nos arredores de Siena, na Itália, vem para o restaurante Cipriano e dá um grande incremento para o menu da casa.
Cassese, em colaboração com a head chef Barbara Duarte, oferece um menu que é uma verdadeira jornada pela culinária italiana, apresentando uma explosão de sabores que inclui arancinis, massas delicadas, cortes de wagyu, peixes frescos, pães artesanais e sobremesas excelentes, com destaque para o inesquecível tiramisu, paixão das celebridades que já passaram pelo icônico Copacabana Palace.
Saiba mais: Guia de viagem Rio de Janeiro – tudo que você precisa saber sobre a Cidade Maravilhosa
Não deixe de conhecer os roteiros gastronômicos: experiências inesquecíveis para os seus melhores momentos. Na dúvida, chame um iFriend para organizar o roteiro gastronômico com muito mais qualidade e segurança.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar