HomeDicas de ViagemTurismo gastronômico em 2023: conheça os melhores lugares
Dicas de Viagem Gastronomia

Turismo gastronômico em 2023: conheça os melhores lugares

turismo gastronômico 2023
turismo gastronômico 2023
Tenha experiências saborosas e surpreendentes com nossos iFriends!

O turismo gastronômico é a melhor opção para quem curte uma boa experiência culinária local em 2023.

Quando pensamos em viajar, um dos principais interesses é conhecer os sabores, perfumes e texturas das iguarias de cada lugar. E, no Brasil, devido a sua multiculturalidade, há uma infinitude de aromas, em pratos impressionantes.

As pimentas, os peixes, carnes, condimentos, legumes, verduras e frutos em geral, contribuem para uma experiência gastronômica única, em cada cidade, que permitirá uma viagem ao mundo do sabor.

Veja agora os 5 melhores destinos para o turismo gastronômico em 2023. Selecionamos alguns pratos típicos mais conhecidos das cidades mais visitadas por turistas de todo o mundo para você aproveitar ao máximo!

Armação dos Búzios – RJ

Turismo Gastronômico em Búzios
Turismo Gastronômico em Búzios

Começando pela encantadora cidade litorânea fluminense, Armação de Búzios ou simplesmente Búzios como é chamada, apresenta aos visitantes diversos cenários belíssimos, mar azul cristalino e clima ameno.

Principalmente durante o mês de julho, a cidade se torna o local ideal para viajantes que desejam comer bem por conta do tradicional evento Festival Gastronômico de Búzios.

Pelo fato de ser rodeada pelo mar, a Saint Tropez brasileira tem como principal prato típico peixes e muitos frutos do mar. Além disso, a cidade apresenta um amplo cardápio que atende a todos os tipos de gostos: desde carnes argentinas e uruguaias, massas caseiras e saladas caseiras até opções mais sofisticadas, como farfalle com salmão defumado, croquete de jambu, risoto de camarão ou o polvo grelhado à galega.

Depois de apreciar os sabores exóticos de Búzios, recomendamos que aproveitem o restante da tarde curtindo a praia de Geribá, a mais movimentada da cidade. Ao longo de toda a faixa de areia será possível encontrar diversas barracas e cadeiras podendo, dessa forma, assistir a um belo pôr do sol.

Veja também: Experiência de um dia em Búzios   

Gramado – RS

Turismo Gastronômico em Gramado
Turismo Gastronômico em Gramado

A cidade mais procurada da Serra Gaúcha, também apelidada de Europa do Brasil por muitos turistas, possui um clima ameno e fortíssimas influências italianas e alemãs. Isso se mostra visível ao observar as estruturas em estilo germânico.

Além de belas casas europeias e um clima agradável, Gramado tem os melhores lugares para apreciar uma boa culinária alemã tais como o Restaurante Höppner, o mais tradicional deles. Um dos pratos mais pedidos nesse local é o Eisben, um joelho de porco assado acompanhado de chucrute, mostardas e batatas ao molho de nata e bacon.

Para a sobremesa, é possível saborear os mais finos doces de Praga e Budapeste no Royal Trudel Gramado. De origem romena, a pastelaria oferta aos clientes uma massa de pão doce especial que é assada no espeto e polvilhada com açúcar e canela. O sabor é bem semelhante aos churros, porém, muito mais macio e saboroso.

Também é possível degustar excelentes massas, cozidos e carnes nas simpáticas cantinas italianas espalhadas pela cidade – para isso, o mais recomendado é acompanhar com uma taça do melhor vinho das vinícolas gaúchas. Não se esqueça de fazer o icônico passeio de trem Maria-fumaça “Tour do vinho e da uva” o Epopeia Italiana – um verdadeiro festival de música, vinho e histórias de vida que marca o início da imigração italiana em Gramado.

Veja também: Guia de Viagem Gramado

Rio Branco – AC

Turismo Gastronômico no Acre
Turismo Gastronômico no Acre

Sendo o mais antigo núcleo urbano do estado, Rio Branco oferta aos seus turistas diversas atrações culturais tais como o Palácio Rio Branco, o Calçadão da Gameleira e a Passarela Joaquim Falcão Macedo.

Mas, para além de belezas naturais e atrações culturais, Rio Branco reúne um vasto cardápio nortista que conta com diversos pratos de influência indígena e de outros povos.

Dentre as refeições encontradas nessa cidade temos o Tacacá (típico da região amazônica) preparado com um caldo amarelado chamado de tucupi, esse caldo é colocado por cima da goma de mandioca e servida com jambu (espécie de erva que deixa uma leve dormência na boca) junto com camarão seco. Há também outros pratos como baixaria, creme de cupuaçu, pirarucu à casaca e o risoto de pato no tucupi.

Como sobremesa, é possível se deliciar com o açaí cremoso que é vendido em diversas sorveterias espalhadas pela cidade. Em especial, a H Gelato Sorvetes vende barcas de até R$35 sempre bem caprichadas com confeitos e coberturas.

Veja também: Conheça os Tours Virtuais e comece a planejar seu próximo turismo gastronômico.

Bonito – MS

Turismo Gastronômico em Bonito
Turismo Gastronômico em Bonito

Se você gosta de realizar suas refeições em meio à natureza, Bonito é o lugar ideal. A pequena cidade localiza-se na região chamada Serra da Bodoquena, cerca de 300km de distância da capital Campo Grande.

Apesar de ser uma cidade pacata, Bonito possui diversos lugares aconchegantes para aproveitar uma boa comida sul-mato-grossense, que é resultado da mistura de inúmeras culturas nacionais e internacionais.

A cozinha do Mato Grosso do Sul reúne culinárias de povos paraguaios, bolivianos, chineses, árabes, indianos e até mesmo do sul do país.

Dentre os pratos típicos temos o arroz carreteiro que surgiu da necessidade de integrantes de comitivas em aproveitar o charque, já que, em tempos antigos, não tinha como congelar o alimento. Dessa forma, ao cruzar o Pantanal, carregavam o charque em baús e, ali mesmo, adicionam a carne seca ao arroz facilitando muito a vida dos peões.

Além desse prato tem pacu assado, pintado na brasa, caldo de piranha, Piraputangas, carne de jacaré, feijão tropeiro, boi do cerrado e a sopa paraguaia. Essa última refeição tem uma característica muito interessante: não é necessário o uso de colher e nem um prato para comer, sendo feita à base de milho, cebola, manteiga e queijo a sopa paraguaia lembra muito um bolo salgado.

Saiba mais: Onde comer em Bonito

Salvador – BA

Turismo Gastronômico em Salvador
Turismo Gastronômico em Salvador

Possuidora de uma energia única, a capital baiana esbanja riqueza e história ao longo de suas ruas e avenidas. A Capital da Alegria oferece aos visitantes uma enorme variedade de comidas típicas, repletas dos sabores mais marcantes e que, certamente, te darão um gostinho de “quero mais”.

O acarajé, por exemplo, é uma experiência única devido ao seu sabor mais apimentado e que pode ser servido tanto quente quanto frio. Inclusive, o nome “acarajé” é derivado da junção das palavras africanas akara (bola de fogo) e jê (comer), ou seja, “comer bola de fogo”.

Há também outros tipos de pratos, tais como: abará (um bolinho de feijão cozido em banho-maria e embrulhado em folha de bananeira), vatapá (um caldo apimentado) e o caruru (um cozido de quiabos que atua como acompanhamento de uma carne, frango ou peixe).

Para a sobremesa a cocada baiana é a escolha ideal. Apesar da receita não ser muito alterada da original, é possível encontrar uma grande variedade de cocadas com diferentes cores, texturas e consistências devido às mãos habilidosas de cozinheiras locais. A cocada pode ser encontrada em sorvetes, biscoitos e, até mesmo, em churros com a cocada mais pastosa.   

Conheça os iFriends em Salvador e tenha o máximo de seu turismo gastronômico em 2023.

Turismo Gastronômico 2023
Faça um Turismo Gastronômico em 2023 com um iFriend

Agora que você conhece os principais roteiros de turismo gastronômico no Brasil para 2023, confira os iFriends disponíveis e tenha a melhor companhia para sua viagem completa.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?