HomeiFriend pelo MundoTurismo no Laos: 6 lugares imperdíveis para você conhecer
iFriend pelo Mundo

Turismo no Laos: 6 lugares imperdíveis para você conhecer

laos-turism-ifriend
Vang Vieng
Conheça os melhores destinos para visitar no país asiático

O pequeno Laos é desconhecido pela maior parte dos turistas que viajam o mundo. Incrustado no miolo continental do Sudeste Asiático, ele é o único país da região que não é banhado pelo mar.

A falta do oceano é mais do que compensada pela grandiosidade do Rio Mekong, um dos maiores do mundo e da Ásia, que atravessa todo o seu norte e deixa o país na capital Vienciana, rumo ao Camboja e Vietnã.

Suas atrações ecoturísticas num território coberto com 85% de florestas, o povo extremamente pacífico, as marcas da religião budista e a influência francesa geram um interesse forte para os roteiros na região.

O iFriend pelo Mundo esteve lá e apresenta os 6 lugares imperdíveis para você conhecer no Laos. Confira!

1. Huay Xai

A pequena cidade de fronteira é porta de entrada para o Laos para muitos turistas vindos da Tailândia. Apesar de pouco charmosa, é aqui que inicia uma das maiores aventuras para um viajante no país.

A Gibbon Experience inclui uma aventura por tirolesas e dormir uma ou duas noites em casas de árvore de até 40 metros de altura. Encontros com a fauna e flora são mais ricos na temporada chuvosa, mas a caminhada e escalada se tornam mais difíceis devido à lama. Os gibões, que dão nome à experiência, são mais comumente vistos no passeio de duas noites.

A Gibbon Experience, empresa organizadora de nome homônimo, levanta a bandeira da conservação e ajudou a dar visibilidade ao local para a criação da área de conservação no Parque Nacional de Nam Kan, que é lar também de uma variedade de tribos étnicas locais.

2. Luang Prabang 

A ida até Luang Prabang, em geral, é feita de Huay Xai em um barco lento (slow boat) que desce o Rio Mekong ao longo de dois dias. O transporte fluvial evita as esburacadas estradas do Laos e é uma experiência por si só.

A cidade de população de cerca de 50 mil habitantes é uma daquelas que conhecemos como joia escondida. Os diversos templos e monastérios representam a forte influência budista na nação lao. A influência francesa da Indochina aparece nas vilas e sobrados espalhados pela cidade.

Algumas de suas várias atrações:

  • Sai Bat – Cerimônia ou Ronda das Almas – cerimônia de doação de alimentos para monges budistas diariamente às 5 da manhã.
  • Monte Phu Si – Caminhada até um mirante com excelente vista para o pôr do sol.
  • Palácio Real – Palácio do século XX, casa do Rei Sisavang Vong, estilo francês.
  • Wat Xieng Thong – Monastério budista mais conhecido da cidade, com estátuas de Buda e estupas contendo artefatos budistas.
  • Cachoeira Kuang Si – Queda d’água com belíssimas piscinas naturais azul turquesa.

3. Vang Vieng

Essa outrora capital das festas vem ganhando uma repaginação depois do país apertar a fiscalização e controlar o consumo de álcool para reduzir o número de acidentes com jovens estrangeiros em motocicletas ou rios.

Menos dominada pelos jovens, a cidade tem apostado no ecoturismo para renovar sua vocação turística. Entre as inúmeras atividades de Vang Vieng, você encontra alpinismo, montanhismo, toboáguas, tirolesas, piscinas naturais, passeios de balão, mountain bike, caiaque e muito mais.

O trecho do recém-inaugurado trem chinês de alta velocidade entre Luang Prabang e Vang Vieng também ajudou a cidade a ganhar um novo impulso.

4. Tham Kong Lo

A vila de Kong Lor, no Laos central, é a base ideal para uma visita à Tham Kong Lo ou Kong Lor Cave, uma caverna de calcário cárstico no Parque Nacional Phu Hin Bun, na província de Khammouane.

Em um roteiro que desce do norte ao sul do Laos como o nosso, Kong Lor viria depois de uma visita à capital do país, Vienciana.

A excursão à caverna dura um dia inteiro e parte num passeio de barco que adentra a sua sinistra escuridão. Estalactites e estalagmites são parte de uma paisagem assustadora, sem falar das aranhas e morcegos, que, felizmente, não serão reconhecidos no escuro. Um trecho da caverna está totalmente iluminado para uma vista mais clara dos seus detalhes.

5. Si Phan Don

O arquipélago de pequeninas ilhas formadas nesse alargamento do Rio Mekong tem o apelido de “Quatro Mil Ilhas” e fica bem próximo à fronteira com o Camboja, na extremidade sul do Laos.

Aqui, você finalmente conseguirá baixar sua adrenalina depois das diversas atividades ao longo do país e relaxar em algumas das principais ilhas.

Don Khong é a maior ilha e onde fica a pacata cidade de Muang Khong e a cidade-mercado de Muang Saen. Há cachoeiras, praias e fauna para explorar.

Don Det é uma cidade famosa pelas festas e com clima mais alternativo.

6. Vienciana

Nenhuma viagem a um país está completa sem a visita à sua capital, certo? Portanto, Vienciana não podia faltar na lista de lugares imperdíveis para você conhecer no Laos.

A cidade é também porta de entrada no Laos com seu aeroporto internacional e centro político e administrativo, além de estar situada às margens do Rio Mekong.

Entre suas principais atrações estão o monumento de Patuxai, com inspiração no Arco do Triunfo e no Taj Mahal, e o Pha That Luang, templo com estupa budista e símbolo maior da soberania nacional do Laos.

Vienciana pode ser visitada em apenas um dia. Não deixe de incluí-la no seu roteiro.

Gibbon Experience

E então, partiu Laos? Conte com os guias iFriend para te ajudar na sua próxima viagem!

Ver iFriends no Laos

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?