HomeHotelariaHospedagem – Conheça os principais tipos de acomodações e fique a vontade!
Hotelaria

Hospedagem – Conheça os principais tipos de acomodações e fique a vontade!

Tipos de Hospedagens
Tipos de Hospedagens
Melhor do que chegar num lugar novo é se hospedar num lugar que é a sua cara! Neste post você verá os principais tipos de acomodações – entre e fique à vontade!

Mais do que a própria viagem, procurar uma hospedagem que reúna as melhores características é essencial para que sua experiência seja perfeita. Uma boa noite de sono em acomodações confortáveis, amenidades, refeições nutritivas e diversificadas e atividades de relaxamento são tão importantes quanto às atividades que você experimentará durante sua viagem.

Vale lembrar que o valor total de uma acomodação em um lugar geralmente consiste em 50% do valor total que é gasto numa viagem, entretanto esse valor pode ser ainda mais alto, caso se opte por acomodações mais luxuosas e exclusivas. Você deverá estar atento também às classificações dos estabelecimentos para obter as melhores acomodações por valores mais acessíveis, sem perder em qualidade.

Outro fator que o viajante deve ter em mente é que nos períodos de alta temporada, os lugares turísticos tendem a ter tarifas de hospedagem mais elevadas, já na baixa temporada, esses valores tendem a cair consideravelmente, sobretudo quando o destino não é muito procurado em determinadas épocas do ano (como os destinos de praia durante o inverno ou os destinos de inverno durante o verão).

Veja também: Turismo de luxo – uma experiência glamourosa

Principais tipos de hospedagens

Hotel

Os hotéis são classificados de diversas formas: há hotéis de três, quatro e cinco estrelas. O atendimento é padrão, impessoal, formal e não há um tratamento exclusivo. Alguns oferecem café da manhã incluso na diária e dispõem de piscina ou sala de estar.

Os hotéis de quatro e cinco estrelas possuem atendimento diferenciado e boas acomodações, mas são limitados na oferta de amenidades ou de outros serviços. Há hotéis dessas categorias que dispõem de acomodações para casais, casais com filhos ou mesmo quartos com três camas separadas (mas a diária é cobrada por cada hóspede). Há hotéis que são ideais para quem está em viagem de negócios e hotéis destinados apenas para o pernoite do viajante.

Resort

Os resorts são uma extensão dos hotéis cinco estrelas: esses estabelecimentos oferecem serviços exclusivos, refeições completas em restaurantes próprios da rede hoteleira, acomodações luxuosas, entretenimentos em grupo e amenidades sofisticadas.

Existem resorts pé na areia, que geralmente tem praias particulares e oferecem serviços de praia, resorts esportivos que concentram atividades esportivas e lúdicas; resorts que tem apresentações artísticas e entretenimento.

Alguns resorts com SPA – estabelecimentos que oferecem, além da hospedagem luxo, técnicas de relaxamento, beleza corporal e facial, tratamentos de saúde e estética. Há uma série de serviços de beleza e bem estar que são oferecidos mediante pagamentos de taxas extras ou mesmo inclusos no valor da hospedagem.

Por terem serviços exclusivos e completos, grande parte dos resorts tem o valor das diárias mais elevado. Os resorts são acomodações ideais para quem não quer se deslocar muito do estabelecimento para as experiências externas.  

Pousada

hospedagem - Pousada
hospedagem – Pousada

A pousada talvez seja uma das formas de acomodação mais orgânica e experiencial que você terá em sua viagem. As pousadas são hospedagens mais simples que os hotéis e resorts mas oferecem algumas vantagens.

Há pousadas temáticas, regionais, ornamentadas com elementos da cultura do lugar em que se está visitando, geralmente os funcionários são pessoas das comunidades locais, que realizam um excelente serviço de aproximação entre a cultura do lugar e a sua expectativa. Geralmente possuem piscina, redes, salas de estar, entre outras comodidades boas para quem quer passar um tempo descansando depois dos passeios.

Um ambiente mais acolhedor, mais intimista, ideal para quem não está esperando o charme, o glamour e a sofisticação dos hotéis de cinco estrelas ou resorts – no entanto, existem pousadas de alto padrão também, mas que não perdem o caráter aconchegante.

Hotel Fazenda

Da mesma forma que a pousada, uma experiência num hotel fazenda é ideal para quem gosta de viver as experiências da vida no campo, de uma maneira divertida, mas sem abrir mão do conforto, aconchego e do tratamento exclusivo. Hotéis fazendas geralmente possuem uma produção de alimentos própria e sustentável que, além de empregar trabalhadores da própria localidade, prezam pela cultura e sustentabilidade dessas comunidades.

Muitos oferecem experiências rurais como passeios a cavalo, pesca em rios, ordenha de vacas, caminhadas e até mesmo elaboração de doces e bebidas. São hospedagens ideais para levar crianças e idosos que não queiram se deslocar muito, mas que se interessem por experiências ao ar livre e em contato com animais domésticos e a vida rural.   

Hostel ou Albergue

Esse tipo de hospedagem é muito procurado por jovens que estão fazendo mochilão sozinhos e que querem conhecer outras pessoas e outras culturas. Num hostel ou albergue há acomodações coletivas nas quais cada um organiza seu espaço mediante ao pagamento de valores mais acessíveis.

Não há serviços de quarto, comodidades ou amenidades. É um lugar para você ficar enquanto está de passagem por algum lugar. Geralmente há um hall composto com sofá e televisão, uma cozinha comunitária para a elaboração de refeições rápidas e até mesmo compartilháveis. Não há tratamentos exclusivos ou muito conforto, mas é econômico e favorece o contato com outras pessoas.  

Veja também: Turismo de Experiência – conheça essa tendência do turismo atual

Aluguel de imóveis por temporada

O aluguel de imóveis para temporada é uma tendência muito famosa no Brasil. Qualquer pessoa pode disponibilizar ou reservar acomodações em casas de família mobiliadas e disponibilizadas para esse fim, mediante o pagamento do valor das diárias de acordo com o período de tempo previsto.

Dependendo da cidade, do tempo de locação e da opção escolhida, pode sair bem mais em conta que um hotel. Ideal para quem viaja em família ou em grupo, de acordo com suas necessidades e praticamente se vira sozinho.

Não há serviços de quarto ou exclusividades, porém há algumas comodidades como eletrodomésticos, utensílios de cozinha, televisão, wi-fi e geladeira. Algumas acomodações não oferecem roupas de cama e outras têm espaços como churrasqueira, piscina e proximidade dos centros turísticos ou de praias, por exemplo. É o tipo de acomodação ideal para quem busca um lugar mais intimista, com a família ou os amigos.

Agora que você já conhece os melhores tipos de hospedagem para você viajar e descansar, que tal colocar o pé na estrada?

E não se esqueça de contratar uma experiência com um iFriend para fazer descobrir lugares incríveis que só ele conhece!

Hostel hospedagem
Hostel hospedagem

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?