HomeCuriosidadesDia do Agente de viagens: veja as reflexões dos profissionais
Curiosidades

Dia do Agente de viagens: veja as reflexões dos profissionais

Agente de viagens
Agente de viagens
A ocasião inspira agentes de viagens a oferecer os melhores serviços para seus clientes

Muitos não sabem, mas no dia 22 de abril comemora-se o Dia Nacional do Agente de Viagens.

A gente ama viajar sempre em boa companhia e, por se tratar de uma data especial para nós, vamos exibir ao longo da matéria alguns depoimentos dados por alguns desses profissionais de turismo que faz a diferença na hora de realizar os sonhos de seus clientes.

Primeiramente, é essencial sabermos qual a função ou funções que os agentes de viagem exercem e qual a sua importância para os turistas que desejam conhecer outros cantos do país e do mundo.

Veja também: Dicas de Turismo de Aventura – guia completo para planejar e começar hoje mesmo

Agente de Viagem: O que é, e como pode me ajudar na minha primeira viagem nacional/internacional

Os agentes de viagens são responsáveis pela prestação de serviços tais como: consultoria, comercialização e também o acompanhamento de serviços de turismo.

Esse tipo de profissional levará em conta os gostos e necessidades específicas de cada cliente  para preparar recomendações únicas.

Os agentes de viagens podem ajudar na realização de atividades como:

  • A busca de informações sobre o destino escolhido, por exemplo: escolher a melhor estação do ano para visitar, se tem uma programação ideal para famílias, se os espaços possuem acessibilidade como também saber se tem locais pet friendly;
  • Consulta de preços a fornecedores locais;
  • Fazer a reserva de serviços de hospedagem, condução e alimentação;
  • Compra de passagens e contratação de serviços de transporte de transporte que levarão os turistas de um ponto ao outro;
  • Planejar roteiros turisticos, podendo incluir cronogramas diários de atividades;
  • Listagem e verificação dos documentos necessários, isso inclui verificar se precisará tomar alguma vacina contra agentes infecciosos da região a ser visitada;
  • Contratar um seguro-viagem dentro das necessidades de seus clientes;
  • Dar orientações sobre o câmbio de moedas.

Além desses processos, os agentes de viagens possuem o dever de estarem disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que os clientes possam ter, desde a contratação do serviço até o retorno do cliente para sua casa.

Agora, vamos dar uma olhada o que alguns desses profissionais pensam acerca de suas profissões e suas respectivas experiências em seus trabalhos.

Saiba mais: Compras internacionais: veja os melhores destinos

Depoimentos de alguns agentes de viagens

Cassia Pasini
Cassia Pasini – Sua Companhia de viagens

A Cássia Pasini, da agência Sua Companhia Viagens & Turismo, relata que:

“Essa é uma profissão tão importante, cheia de nuances e, diversas vezes, pouco reconhecida.”

De fato, poucas pessoas entendem a real utilidade de um agente de viagens e ainda não deram uma chance para realizar uma consultoria que lhes poderia render uma experiência única.

Cássia diz ainda:

“Considero de extrema relevância o trabalho desse profissional, pois além de ser um fomentador de sonhos, tem a responsabilidade de ajudar a torná-los concretos, realizáveis e inesquecíveis para os clientes.”

Ela assegura que viajar com um agente de viagens é indispensável:

“Você terá suporte antes, durante e depois da viagem, tendo tranquilidade para desfrutar de seu investimento e voltar com muitas lembranças e vontade de fazer uma próxima.”

Já a Caroline Guerra, agente da “3G Assessoria e Viagens“, diz o quão gratificante é para ela a função de agente de viagens:

Caroline Guerra
Caroline Guerra

“Eu tenho muito orgulho de ser agente de viagem e ainda mais especializada em destinos Disney, que é um destino tão sonhado por brasileiros. Ajudar uma família a colecionar momentos tão marcantes, principalmente depois de tudo o que passamos nesses últimos anos, não tem preço. O que mais me encanta é poder participar de cada segundo do sonho do viajante.”

Tendo isso em mente, é fácil deduzir que essa função acaba sendo gratificante para os dois lados. Se por um lado os viajantes poderão desfrutar do passeio que foi planejado com a ajuda de um agente de viagens, pelo outro os agentes em si estarão felizes ao conseguirem realizar mais sonhos de seus clientes.

A Franciele Benacchio da “FBTOURS VIAGENS” relata como foi passar pelo período da pandemia e explica passo-a-passo como atrair e encantar seus clientes:

Franciele
Franciele Benacchio

“Ter essa experiência de passar por uma pandemia, sem dúvidas, me fez crescer. Foi assustador, mas hoje eu olho para trás e penso: ‘nossa, isso foi fundamental para a FBTOURS VIAGENS!’.

Para a Franciele, encantar o cliente vem em primeiro lugar, afinal, o agente de viagens deve proporcionar momentos inesquecíveis na lembrança de seus clientes:

“Aqui aprendi que devemos surpreender e encantar nossos clientes indo além de uma simples reserva de passagem aérea, hotel ou roteiro. Apresentamos os roteiros, nossos materiais exclusivos com informações importantes para a realização da viagem, com dicas de restaurantes, passeios e pontos turísticos, enfim, tudo o que nosso passageiro precisa para não passar nenhum perrengue no destino.”

Dia do agente de viagens
Dia do agente de viagens

Como pudemos perceber, para se tornar um agente de viagens é preciso muito mais do que apenas os conhecimentos necessários para se vender um produto. Uma profissão dinâmica que tem como principais características a capacidade de conquistar, informar, passar segurança para os viajantes de todo mundo. 

E não se esqueça: Vai viajar? chame um iFriend e aproveite a viagem!

A iFriend festeja o dia do agente de viagens!

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?