HomeExperiênciasO que fazer em Angra dos Reis com as crianças!
Experiências

O que fazer em Angra dos Reis com as crianças!

Crianças na praia
Crianças na praia
Um passeio à Angra dos Reis pode ser o pontapé inicial para ensinar consciência ambiental para as crianças!

O que fazer em Angra dos Reis com as crianças? Você deve estar se perguntando porque visitar Angra dos Reis pode ser divertido para as crianças – e é divertido e educativo.

A cidade sul fluminense é famosa pelas ilhas e pelas usinas nucleares e isso pode dar uma excelente experiência para os pequenos, ávidos de conhecimento e de conhecer um pouco mais os ambientes naturais.

O fato é que Angra dos Reis é uma cidade pequena, mas com grandes atrativos ecológicos para conhecer e se apaixonar. E, como uma cidade balneária, nada melhor que percorrer a costa esmeralda, mostrando para as crianças a responsabilidade ambiental que todos precisamos ter. Um iFriend em Angra dos Reis poderá auxiliar nessa missão com muitas histórias para contar!

As crianças são naturalmente receptivas nas questões ecológicas – cuidar do meio ambiente, mostrar a necessidade da preservação de nossos rios mares e florestas é, para elas, uma questão sensível. Por isso, uma viagem à Angra dos Reis poderá proporcionar experiências marcantes para seu modo de viver e ver a natureza.

Vale lembrar que esse passeio é mais indicado para crianças acima de 5 anos que já tenha algum entendimento, bem como já possua algumas noções de perigo. Ainda assim, a atenção dos responsáveis é imprescindível por se tratar de passeios que envolvem a navegação em alto-mar e experiências na natureza.

Saiba mais: Guia de viagem Angra dos Reis

City Tour pelo Centro de Angra dos Reis

Poucas pessoas conhecem o Centro Histórico de Angra dos Reis, no entanto, para as crianças pode consistir numa atividade educativa.

O passeio começa na Igreja e Convento do Carmo, uma construção datada do século XVII. Como fica de frente para o mar, sofreu alguns bombardeios durante as tentativas de invasões francesas na área.

Vale a pena a visita ao Mercado Redondo, onde são vendidos frutos do mar fresquinhos e as crianças poderão conhecer um pouco mais da fauna marinha da região e os costumes alimentares dos caiçaras.

Passeio de escuna e de barco

Os passeios de escuna e de barco são excelentes para as famílias – as embarcações passam por várias ilhas e praias bem tranquilas, com paradas perfeitas para nadar e curtir a natureza.  

O passeio completo tem duração em torno de 6 horas. As escunas têm lotação para 150 pessoas, possuem serviço de bar, música ambiente, aluguel de snorkel e serviço de fotografia submarina, para quem não tiver uma câmera a prova d’água.

Um guia local poderá dar algumas dicas sobre o lugar e apresentar fatos curiosos sobre a geografia, fauna e a flora locais bem como histórias sobre os piratas e colonizadores que visitavam a região.

Passeios de lancha

Os passeios de lancha são um pouco mais caros que os de escuna – o preço se justifica pela exclusividade e serviços oferecidos. A lotação máxima de uma lancha costuma ser de 18 pessoas.

Um deslocamento mais rápido e com mais paradas pelas ilhas paradisíacas e que oferecem experiências especiais.

Roteiro pelas ilhas

Praia Lopes Mendes Baú Ancora
Praia Lopes Mendes Baú Ancora

A rota mais interessante das escunas para as crianças é a que passa pela Ilha de Cataguazes, onde o barco para no meio do mar e quem quiser pode ir até a areia e nadar com as boias em formato de macarrão.

Ao visitar a Ilha Grande, não deixem de conferir as belíssimas Lagoa Verde e Lagoa Azul, lugares especiais, com águas transparentes e perfeitas para fazer snorkel e ver os peixinhos – as crianças ficam apaixonadas.

Ainda em Ilha Grande, na Vila do Abraão, um dos passeios de barco mais populares é o da Praia do Ponto até a Praia de Lopes Mendes, uma das mais bonitas do Brasil. A trilha dura 20 minutos e é uma forma divertida de passear com as crianças.

As ilhas paradisíacas

Um circuito muito charmoso feito pelas lanchas é o passeio às ilhas paradisíacas, um roteiro que percorre as Ilhas Botinas – o cartão postal de Angra – a Praia da Piedade, a Praia do Dentista e a Lagoa Verde. Já na Praia de Jaconema, a criançada poderá conferir o cultivo e a degustação das vieiras – moluscos extremamente raros e caríssimos – com um especialista no assunto. Uma atividade para toda a família.

Os museus de Angra dos Reis

Os museus são espaços culturais que reúnem acervos sobre a vida e a sociedade de cada lugar. E em Angra dos Reis alguns podem ser boas alternativas de turismo para os adultos e para os pequenos – sobretudo nos dias chuvosos, algo comum na Costa Verde.

Observatório Nuclear de Angra dos Reis

Usina Nuclear de Angra dos Reis
Usina Nuclear de Angra dos Reis

O observatório faz parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA, é uma área para visitação gratuita, localizado às margens da antiga Rodovia Rio-Santos. Um espaço moderno e interativo que apresenta informações a respeito da geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, da história da energia nuclear no Brasil e dos cuidados que a Eletronuclear tem com a sociedade e com o meio ambiente.

Ecomuseu Ilha Grande

Uma instituição cultural pública, mantida pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ), que reúne 4 unidades básicas: Centro Multimídia, Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente e Parque Botânico que funcionam de forma integrada com o meio ambiente e a comunidade. O museu promove exposições permantes e temporárias, permitindo ao visitante o aprofundamento histórico e cultural da região. Os projetos são voltados para a preservação e difusão de questões relacionadas ao meio ambiente, à história e à vida sociocultural da ilha.  

Museu do Cárcere

Ok, você pode até achar estranho, mas a família poderá se interessar em saber como é a vida num presídio (são perguntas que muitas crianças fazem) e nesse museu os visitantes terão exposições sobre como era a vida no antigo Presídio da Ilha Grande, através de registros e relatos de quem viveu lá.

Museu do Meio Ambiente

A exposição “Certos modos de ser caiçara” conta um pouco das histórias e dos modos de viver dos habitantes das ilhas. A mostra reúne elementos que integram o universo tradicional das comunidades localizadas no litoral sul fluminense, tais como saberes, fazeres, crenças, valores, ambiente de trabalho, lazer, entre outros.

Centro Multimídia

A mostra as “Grandes Civilizações das Américas” é uma viagem no tempo em que as crianças se sentirão muito empolgadas. A exposição, em parceria com a Nabuco Incorporation (Startup fundada por alunos de Arqueologia da UERJ), criaram uma exposição em Realidade Aumentada e objetos em 3D, possibilitando a observação de peças arqueológicas da América antes da colonização europeia, através de avançados recursos tecnológicos, unindo arte, história e tecnologia em um só lugar.

Lagoa Azul - Ilha Grande- Angra dos Reis
Lagoa Azul – Ilha Grande- Angra dos Reis

iFriend: Guia de viagem em Angra dos Reis

Viu só quanta atividade legal para fazer com as crianças em Angra dos Reis?

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região

Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Ilha da Gipoia
Ilha da Gipoia


Angra dos Reis, a Costa Esmeralda, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?