HomeDicas de ViagemQuais são os benefícios de possuir um seguro viagem?
Dicas de Viagem

Quais são os benefícios de possuir um seguro viagem?

Seguro viagem
Seguro viagem seguro viagem - 1
Viaje sem dor de cabeça contratando um seguro viagem.

Viajar é sempre um grande prazer, pois proporciona novas experiências, lazer e merecido descanso. Porém, antes no planejamento da viagem devemos ter um foco direcionado para nossa segurança enquanto estivermos fora de nosso domicílio – o seguro viagem.

Imprevistos podem ocorrer e estar longe de casa pode causar grandes problemas, incluindo no orçamento, por isso, um seguro viagem pode ser uma ótima opção para evitar esses problemas.

Todavia, antes de abordar especificamente os benefícios de um seguro viagem, vamos entender o que é um seguro.

O que é um seguro?

Nunca podemos afirmar que estamos isentos de situações de risco. Por exemplo, quando estamos dirigindo um carro, estamos expostos a acidentes, tanto causados por nós quanto por terceiros. Cobrir os custos de reparação do carro pode exigir uma quantia considerável do nosso orçamento, que muitas vezes não temos. É por isso que existem seguros de automóveis.

Além do seguro de carro, que é o mais popular aqui no Brasil, existem vários outros tipos de seguro, como seguro de vida, seguro residencial, seguro de celular, seguro contra incêndio, entre outros. Todos eles têm algo em comum, que é a necessidade do ser humano de controlar o risco.

Há evidências de que seguros já existiam desde o século 23 aC, na Babilônia, para proteger as caravanas de camelos que atravessavam o deserto. Quando um camelo morria, a perda era coberta. Aqui no Brasil, o seguro popularizou-se com a chegada da família real portuguesa em 1808.

Em todo o mundo, o produto foi aprimorado ao longo do tempo até chegarmos à definição atual de seguro. É um contrato pelo qual uma das partes, a seguradora, se obriga a indenizar a outra, o segurado, em caso de ocorrência denominada sinistro, mediante o recebimento de um prêmio de seguro.

Assim como em outras áreas, a tecnologia também está revolucionando o mercado de seguros. Insurtechs são empresas de tecnologia que oferecem soluções em seguros. Hoje em dia, é possível contratar um seguro com apenas alguns cliques.

Para informações mais detalhadas, não deixe de pesquisar no órgão oficial de seguros privados no Brasil – a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

Veja também: Conexões longas: dúvidas e dicas

O que é um seguro viagem?

Durante uma viagem, estamos sujeitos a várias situações imprevistas que fogem do nosso planejamento, como doenças, acidentes, extravio de documentos e bagagens, entre outros. Ninguém quer passar por essas situações, mas não estamos imunes a elas. O seguro viagem é um instrumento que oferece assistência em casos como esses.

Muitas pessoas acreditam que o seguro viagem só é necessário em viagens internacionais (alguns países até exigem que os viajantes tenham seguro viagem para entrar no país), mas ele também pode ser contratado para viagens nacionais.

Qual a validade do seguro viagem?

A validade do seguro viagem é definida de acordo com a duração da viagem e deve ser contratada por uma seguradora devidamente autorizada a operar pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que regula esse mercado.

Observe os detalhes: preço, cobertura e reputação da seguradora

Ao contratar um seguro, compare as opções com base no preço, na cobertura e na reputação da seguradora. Depois de escolher o seguro, tire todas as suas dúvidas.

As coberturas mais comuns no seguro viagem são: despesas médicas, odontológicas e hospitalares, translado funerário, retorno sanitário, transferência médica, morte na viagem e mesmo incapacidade permanente, total ou parcial. A cobertura abaixo geralmente é opcional: Danos na bagagem, funeral, cancelamento de viagem ou retorno antecipado.

Leve sua apólice

Ao viajar, é importante levar a apólice com você. Em caso de necessidade, será com o número da apólice que deverá abrir a reclamação. Sem dúvida, é melhor pagar o seguro viagem e não precisar usar do que “economizar”, não contratar o produto e passar por uma situação não planejada que te faz gastar muito mais.

Saiba mais: Fotografias e oportunidades abertas no turismo

6 aspectos importantes para considerar na hora de contratar um seguro viagem

Na hora de contratar um seguro viagem, há vários pontos importantes a se considerar. Aqui estão alguns dos fatores mais importantes a ter em mente:

  • Cobertura: Uma das coisas mais importantes a considerar é a cobertura que o seguro oferece. Certifique-se de que a apólice cobre tudo o que você precisa, como emergências médicas, cancelamentos ou interrupções de viagens, bagagem perdida ou roubada e assim por diante. dependendo da cobertura, você ainda poderá entender quais os tipos de atendimento que cada uma oferece.
  • Custo: Outro fator importante a considerar é o custo do seguro. Procure uma apólice que ofereça boa cobertura a um preço razoável. Certifique-se de comparar políticas de diferentes provedores para obter o melhor negócio.
  • Duração da Cobertura: A duração da cobertura também é um fator importante a ser considerado. Certifique-se de que a apólice cobre você por toda a duração de sua viagem e considere se você precisará de cobertura para quaisquer atividades pré ou pós-viagem.
  • Exclusões: é importante ler a política com atenção e entender quaisquer exclusões ou limitações. Por exemplo, algumas apólices podem não cobrir certas atividades ou destinos. Portanto, analise as letras miúdas.
  • Reputação do provedor: também é importante considerar a reputação do provedor de seguros. Procure uma empresa com um bom histórico de atendimento ao cliente e tratamento de sinistros.
  • Suporte ao cliente: Finalmente, considere o nível de suporte ao cliente oferecido pela seguradora. Certifique-se de que você pode alcançá-los facilmente se precisar de assistência durante a viagem.
Seguro viagem

Agora que você ficou por dentro das principais informações sobre os seguros viagem, não deixe de começar a planejar sua viagem pela iFriend. Um guia local poderá auxiliá-lo a escolher as melhores opções para uma viagem segura.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?