HomeDicas de ViagemO que fazer em Petrópolis
Dicas de Viagem

O que fazer em Petrópolis

Palácio de Cristal
A cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é conhecida como a Cidade Imperial. Petrópolis está localizada no interior do município do Rio de Janeiro, ao topo da Serra da Estrela e em plena mata tropical.

Existem vários roteiros que você pode combinar para aproveitar ao máximo sua viagem para Petrópolis.

A Cidade Imperial é conhecida tanto por sua arquitetura única como por suas atrações culturais e roteiros turísticos.

Museu Imperial de Petrópolis

Petrópolis foi eleita como uma por uma plataforma de viagem, o destino mais promissor no turismo pós-pandemia.

Conheça alguns roteiros elaborados pela nossa equipe e surpreenda-se:

Veja também: Guia de Viagem de Petrópolis

Roteiro até 3 dias

Primeiro dia

Comece seu passeio com uma volta pela Avenida Koeler, visite o Centro Histórico, tome um café nas simpáticas padarias da cidade. Nesse primeiro dia é essencial que você conheça a arquitetura da cidade, as construções do Centro Histórico e arredores – observe que em cada uma delas há plaquinhas nos muros informando de quando são e de quem foi.

Depois do almoço, em algum dos diversos restaurantes incríveis que há na cidade, procure um passeio natural – aconselhamos o Vale do Amor, um belíssimo parque urbano, de inspiração oriental, onde você poderá aproveitar momentos de relaxamento em contato com a natureza.

À noite, procure uma boa pizzaria ou um restaurante para jantar. Indicamos as massas, pois as noites de Petrópolis costumam ter temperaturas mais frias. Descanse para o roteiro mais expressivo do segundo dia.

Segundo dia

Nesse segundo dia, o ideal é você conhecer algumas atrações do Centro Histórico como o Museu Imperial e a Catedral São Pedro de Alcântara, que são os cartões postais da cidade. No mesmo eixo da Avenida Koeller você poderá conhecer a Casa da Princesa Isabel, o Museu da FEB, a Praça da Liberdade e o Palácio Rio Negro.

Procure ver as exposições desses lugares: no Museu Imperial, as salas permanentes que mostram os pertences da Família Imperial como mobiliário de época, joias, peças de vestuário e muitos outros itens. Na Catedral São Pedro de Alcântara além da arquitetura neogótica imponente, em meio à natureza, não deixe de reverenciar e contemplar o monumento tumular aos imperadores do Brasil – D. Pedro II, Dona Teresa Cristina, a Princesa Isabel e o Conde D´Eu. Uma expressão de rara beleza, apenas encontrada em monumentos europeus.   

Terceiro dia

Aproveite a manhã para conhecer o Fórum Itaboraí – Um lugar lindo, de muito verde, para os apaixonados por botânica, natureza e sustentabilidade, uma instituição educativa mantida pela Fiocruz.

No Palácio Rio Negro há a exposição “Histórias do Palácio Rio Negro”, uma mostra que reúne painéis com fotos e textos sobre as diversas fases do palácio, acontecimentos e personagens que transitaram pelas suas salas e corredores.

Aproveite a paisagem da Casa Princesa Isabel e da Praça da Liberdade para fazer belíssimas fotos, sobretudo para casais apaixonados. Encerre o roteiro desse dia com uma ida ao Palácio Quitandinha para conferir as mostras sobre o próprio palácio, que foi um importante cassino na década de 1940, além de exposições diversas sobre educação, cultura, ciência e tecnologia.

Termine o dia jogando boliche no subsolo do Palácio Quitandinha ou numa das excelentes choperias da cidade. Se beber não dirija!

Roteiro mais dias

Você pode conhecer roteiros personalizados como roteiros românticos, gastronômicos e de compras – Você escolhe! Afinal, você encontra em Petrópolis muito romantismo, boa cozinha e lugares inesquecíveis!

  • Casa do Colono Alemão – Um centro cultural para conhecer um pouco da cultura imigrante dos alemães em terras petropolitanas no século XIX.
  • Casa Stefan Zweig – Um lugar para lembrar e homenagear centenas de exilados e emigrados que deixaram suas marcas nas artes, na ciência e na cultura do Brasil.
  • Parque Natural Municipal de Petrópolis – Um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico: o Parque Natural Municipal de Petrópolis. Localizado à Avenida Ipiranga, nº 853, a área conta com 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica, duas pistas de caminhada, com extensões de 800m e 830m.

Faça seu passeio na companhia de um iFriend em Petrópolis !

Veja também: Pontos Turísticos em Petrópolis

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?