HomeDicas de ViagemPontos Turísticos em Salvador
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos em Salvador

Elevador Lacerda - pontos turísticos
Elevador Lacerda - pontos turísticos
Você terá muitos pontos turísticos incríveis em Salvador

Os pontos turísticos de Salvador remetem a cultura portuguesa, afrodescendente e indígena. Vale lembrar que Salvador foi a capital do país no período de entre 1549 e 1763.

Nesse meio tempo, a colonização promoveu grandes obras estruturais, como igrejas, casarios, palacetes, ruas de paralelepípedos e complexos arquitetônicos de inspiração europeia.

Confira também: guia prático de Salvador

Pontos turísticos de Salvador

  • Elevador Lacerda
  • Mercado Modelo
  • Igreja e convento de São Francisco
  • Basílica do Senhor do Bonfim
  • Fundação Casa de Jorge Amado
  • Farol da Barra e Forte de Santo Antônio
  • Pelourinho
  • Palácio Rio Branco
  • Solar do Unhão
  • Solar do Ferrão
  • Palácio Thomé de Souza
  • Parque da Cidade de Salvador
  • Monumento da Cruz Caída
  • Museu do Carnaval
  • Dique do Tororó (lagoa dos orixás)
  • Gordinhas de Ondina

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos de toda a Bahia e liga a cidade alta e a cidade baixa. No topo dele está o Pelourinho, e aos seus pés, fica o Mercado Modelo. Não deixe de contemplar a vista estupenda Baía de Todos os Santos.

Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco é um monumento que nasceu junto com a primeira capital do país e carrega uma história cheia de curiosidades e belezas. O prédio fica em frente à saída do Elevador Lacerda do lado direito, no centro histórico de Salvador. Além de ser aberto à visitação no primeiro piso, tem uma das vistas mais especiais da cidade.

Pelourinho

Pelô é reconhecido como  Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco – está localizado no Centro Histórico de Salvador. O complexo arquitetônico ficou mundialmente conhecido através de um vídeo de Michael Jackson da música “They don´t care about us” (tem até uma estátua dele lá). Você também pode acompanhar os ensaios abertos do Olodum, semanas antes do  carnaval (que costuma ferver por lá) Nas redondezas você encontra além de muitos bares e restaurantes badalados, a Fundação Casa de Jorge Amado, contendo a história do renomado escritor baiano, isso sem contar com inúmeras casas de cultura, museus e casas de shows.

Fundação Casa de Jorge Amado

O casarão que fica de frente para o Largo do Pelourinho é uma instituição cultural com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre o próprio Jorge Amado, Zélia Gattai e a literatura baiana,

Mercado Modelo

No Mercado Modelo de Salvador você vai encontrar de TUDO! Desde temperos, artesanatos, lembranças de viagem e oferendas até um sofisticado centro gastronômico. São mais de 260 boxes distribuídos em dois andares do Mercado Modelo de Salvador.

Igreja e convento de São Francisco

Majestosa e imponente, a Igreja e Convento de São Francisco, datada de 1713, de edificação jesuíta, austera no exterior mas decorada com luxo no interior. A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna: entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos.

Basílica do Senhor do Bonfim

Igreja do Senhor do Bonfim é mundialmente famosa não só por seus lindos afrescos e azulejaria portuguesa, mas por causa da lavagem das escadarias da igreja do Bonfim realizadas anualmente no mês de janeiro. O evento marca a diversidade religiosa e o respeito mútuo entre as religiões.

Farol da Barra e Forte de Santo Antônio

Um dos destinos mais procurados pelos casais par viagens românticas é o Farol da Barra. A construção foi erigida em 1839 sendo um principais pontos turísticos de Salvador. O prédio possui 22 metros de altura com uma das vistas mais lindas da cidade e um dos melhores lugares para contemplar o pôr-do-sol.

Solar do Unhão

O Solar do Unhão é um complexo arquitetônico do século XVII. O conjunto consiste em casa-grande, capela, senzala, armazéns e cais. A função principal do imóvel era receber e exportar a produção açucareira do Recôncavo. Sofreu várias reformas e ampliações até o século 20. Em 1943, o conjunto foi tombado pelo Iphan. Desde 1966 tornou-se a sede do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Solar do Ferrão

Solar Ferrão é um edifício situado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, que integra o patrimônio nacional tombado pelo IPHAN. No prédio está instalado o Museu Abelardo Rodrigues, de arte sacra.

Palácio Thomé de Souza

Palácio Tomé de Sousa é a atual sede da prefeitura. Uma estrutura de aço e vidro, numa área de 2 mil metros quadrados, na Praça Thomé de Souza (primeiro governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553.)

Parque da Cidade de Salvador

O Parque da Cidade, o Parque Joventino Silva, fica entre os bairros da Santa Cruz e Itaigara. Uma área destinada ao lazer, cultura, esporte e natureza. Muitas famílias se reúnem para andar de bicicleta, patins, patinete e skate. Também é ótimo para caminhadas e piqueniques ao ar livre.  São 4 mil metros de pista e um anfiteatro que recebe uma programação cultural constante.  Nos gramados, boa oportunidade para relaxar  e as crianças tem pula-pula e brinquedos infláveis.

Casa do Rio Vermelho

O Memorial a Casa do Rio Vermelho foi a residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Comprada em 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a MGM, a casa mais tarde se transformou no título do livro de Zélia Gattai publicado em 2002 contando a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel. A Casa do Rio Vermelho conta com mais de 30 horas de vídeos e projeções. Ou seja, é impossível conhecer toda a história do imóvel e do casal de escritores em apenas uma visita.

Casa Di Vina

O belo Memorial Casa di Vina, aberto gratuitamente ao público, na romântica praia de Itapuã, onde estão expostos objetos, fotos e detalhes do dia-a-dia do Poetinha Vinícius de Moraes e seu caso de amor com a Bahia.

Praça Castro Alves

praça Castro Alves foi construída em homenagem ao poeta do romantismo Antônio de Castro Alves, que lutou pela abolição dos africanos escravizados com seus poemas e discursos no largo do Pelourinho. Hoje a Praça Castro Alves concentra eventos e manifestações artístico-culturais.

Leia também: Os passeios em Salvador

iFriend em Salvador

Você terá momentos ainda mais incríveis nos pontos turísticos de Salvador contratando um iFriend em Salvador.

Irma: A Irma vai te levar para conhecer o lado histórico e boêmio da cidade.

Carol: A Carol é de Salvador e conhece como ninguém as ruas e peculiaridades da cidade!

Solar do Unhão,  Salvador-BA
Solar do Unhão, Salvador-BA

Salvador é diferente de tudo que você já viu e vai te surpreender!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?