HomeDicas de ViagemPontos Turísticos do Cairo
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos do Cairo

Pirâmide e esfinge de Gizé Cairo Egito
Pirâmide e esfinge de Gizé Cairo Egito
Você não deve deixar de conhecer os principais pontos turísticos do Cairo!

Mais de 800 pontos turísticos no Cairo! Uma cidade milenar que concentra as maravilhas dos mundos antigo e novo não deve deixar de ser visitada em sua plenitude.

Lar dos antigos faraós, o Egito é um destino deslumbrante de templos e tumbas que impressionam a todos que o visitam. Os icônicos desertos, as mesquitas, as pirâmides, esfinges, o segundo maior rio do mundo, o rio Nilo e suas paisagens… sim, há muito o que conhecer no Cairo e a gente fez uma seleção incrível para te mostrar um pouco dessas maravilhas históricas.

Um lugar envolvente, caracterizado por suas magistrais pirâmides, como a Grande Pirâmide de Quéops.

O Cairo religioso, cheio de vida e de contrastes, cidade cosmopolita em culturas e gentes, que revela diferentes civilizações. Os pontos turisticos do Cairo refletem bem sua condição de museu a céu aberto, composto por uma mistura de antigo e moderno, que convivem nos bairros, ruas, ruelas e becos.

Saiba mais: Guia prático do Cairo

Vista da cidade do Cairo
  • Pirâmides de Gizé
  • Saqqara
  • Templo de Karnak de Luxor e Vale dos Reis
  • Khan el-Khalili
  • Mesquita Al-Azhar
  • Mesquita do Sultão Hassan
  • Portão de Bab Zuweila
  • Museu Egípcio do Cairo
  • Deserto Branco
  • Rio Nilo
  • Oásis de Siwa 
  • Templo de Karnak
  • Thistlegorm
  • Alexandria

Pirâmides de Gizé

A última remanescente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e um dos marcos mais conhecidos do mundo. As tumbas dos antigos faraós estão há milênios sendo contempladas pela enigmática Esfinge de Gizé. Construções erigidas à mais de 5000 anos são objeto de curiosidade mundial. 

Saqqara

Você não vai conhecer só a Pirâmide de Gizé: Saqqara é a vasta necrópole dos faraós e mostra como os antigos egípcios avançaram seu conhecimento arquitetônico. Esse complexo é composto de três pirâmides: a Pirâmide Vermelha, a Pirâmide de Userkaf, a pirâmide de Teti, entre outras construções milenares.

Templo de Karnak de Luxor e Vale dos Reis

Famosa pelo Vale dos Reis, pelo Templo de Karnak e pelo Templo Memorial de Hatshepsut, a cidade de Luxor, ao lado do Nilo, no Alto Egito, é outro ponto que merece destaque. Karnak é um templo dedicado ao deus Amom-Rá e impressiona pela grandiosidade de seus paredões. Os túmulos reais do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas estão na margem ocidental do rio.

Khan el-Khalili

Khan el Khalili é um imenso bazar no coração da cidade do Cairo, no Egito. Uma tradicional área comercial, tal e qual um imenso mercado de estreitas ruelas. Com milhares de pequenas tendas com as mercadorias: sapatos, tecidos, pipas de cristal, especiarias, joias, com suas ruas repletas de gente, mesas nas portas dos cafés, onde alguns comércios também têm seus próprios pequenos ateliês de manufaturas. Ideal para compras de antiguidades e lembranças.

Mesquita Al-Azhar

mesquita de Al-Azhar está localizada bem ao lado do Bazar Khan el-Khalili, também é chamada de ‘A Resplandecente Mesquita Congregacional‘ erigida em 972 dC. Hoje, al-Azhar continua sendo uma instituição profundamente influente na sociedade egípcia, a maior universidade do Egito (e a segunda mais antiga do mundo), altamente reverenciada no mundo muçulmano sunita e um símbolo do Egito islâmico.

Mesquita do Sultão Hassan

Elegante e imensa – é considerada a melhor peça da arquitetura mameluca do Cairo. Foi construído entre 1356 e 1363 pelo Sultão Hassan. Uma porta de bronze leva ao mausoléu do sultão.

Portão de Bab Zuweila

Essa é uma estrutura grandiosa – ao subir no acesso ao telhado do Portão você terá uma vista envolvente da Cidade dos Mil Minaretes.

Museu Egípcio do Cairo

Museu do Cairo tem um dos maiores acervos mundiais. O maior tesouro do mundo faraônico de relevância está nesse museu – as múmias e o tesouro da tumba do Faraó Tutankamon – aquele mesmo das ilustrações dos seus livros de história.

Deserto Branco

Deserto Branco é uma das maravilhas naturais mais excêntricas do Egito. Montanhas de giz em formato surreal criaram o que parece ser um país das maravilhas nevado no meio da areia seca. Pedras brancas ofuscantes e pináculos parecidos com icebergs. Um cenário espetacular diferente de tudo que você já viu.

Rio Nilo

Quem nunca ouviu falar no segundo maior rio do mundo? O rio Nilo e suas margens férteis, considerado o rio mãe dos egípcios. Sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo. Ele segue essa trajetória por 30 milhões de anos.

Oásis de Siwa 

Deserto de Siwa é considerado o mais remoto e o único localizado no Deserto Ocidental. lindo pequeno oásis, rodeado por plantações de tamareiras e inúmeras nascentes de água doce, é um dos locais mais naturalmente pitorescos dessa região.

Thistlegorm

Mais do que as tumbas e os templos podem te mostrar este ponto de mergulho estão bem abaixo da superfície do Mar Vermelho. Entre os muitos recifes de coral ao largo da costa, há também um excesso de naufrágios que afundaram no Golfo de Gubal e no Golfo de Aqaba do Mar Vermelho. De todos os naufrágios, o mais famoso é o Thistlegorm , um navio de carga inglês da Segunda Guerra Mundial que estava a caminho para reabastecer as tropas britânicas quando foi bombardeado pelos alemães em 1941. Um mundo subaquático perfeito para os mergulhadores mais entusiastas!

Entretanto, é importante ter alguns cuidados básicos como andar sempre com o guia por perto, vestir-se adequadamente, não se afastar muito do eixo turistico e se resguardar perante certas ofertas, digamos, tentadoras demais.

O Cairo tem inúmeras curiosidades que só os guias locais poderão revelar – afinal, um país milenar, rico de cultura ancestral e tantos pontos turisticos vibrantes, possui inúmeras histórias para contar.

Veja também: Gastronomia no Cairo

Minaretes
Minaretes – Cairo Egito

Cairo, a Cidade dos Mil Minaretes, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?