HomeDicas de ViagemO que fazer no Cairo?
Dicas de Viagem

O que fazer no Cairo?

Al Azhar - Mesquita Cairo Egito
Al Azhar - Mesquita Cairo Egito
Cairo, uma vitrine histórica surpreendente!

O que fazer no Cairo? A experiência essencial do Cairo está presente em suas ruas: no lamento melódico da chamada à oração muçulmana, o bater dos cascos dos burros que fazem o transporte de cargas e pessoas.  Não é um lugar glamouroso à primeira vista, mas você pode se surpreender com toda essa loucura!

Saiba mais: Guia prático Cairo

Roteiro de três dias

Pirâmide e esfinge de Gizé Cairo Egito
Pirâmide e esfinge de Gizé Cairo Egito

O museu de antiguidades a céu aberto – seu roteiro é considerado um dos mais impressionantes do mundo. Seus bairros antigos expõem toda a cultura e tradição. Na periferia do Cairo estão situadas as Grandes Pirâmides Egípcias – surgem como miragens da terra árida como se protegendo o Cairo da vastidão do deserto além.

Para percorrer o Cairo e seus arredores você levaria semanas, meses para uma experiência completa. Uma megalópole, com bairros repletos de mesquitas ao longo do Nilo e nas profundezas do deserto.

Primeiro dia

No seu primeiro dia no Cairo, procure explorar ao máximo: Você se surpreenderá com um city tour pelo Cairo: todo o caos em harmonia. A cidade oferece uma vitrine fascinante da história antiga, atividades vibrantes e sons.

Pela manhã você poderá conhecer as vibrantes pirâmides: as desconhecidas Saqqara e Dashur oferecem uma visão mística da paisagem egípcia. Porém você pdoerá pular esse programa e partir logo para o complexo de pirâmides de Gizé. São seis pirâmides incluindo a icônica esfinge de Gizé – Vale dizer que as pirâmides de Gizé é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe, foram construídas em 2700 aC. – parte sempre presente no imaginário coletivo. Visitar as pirâmides menores permite-nos mergulhar de cabeça no Egito Antigo, oferecendo uma experiência de viagem mais relaxada.

Saqqara fica acima do Vale do Rio Nilo – Cobrindo uma grande faixa de deserto de 7 km, é o maior sítio arqueológico do Egito, bem como o mais antigo. A Necrópole de Saqqara remonta à Terceira Dinastia, há quase 5.000 anos.

Segundo dia

Invista uma ida ao Museu Nacional do Cairo – maravilhe-se com os tesouros recuperados do interior das pirâmides. O museu é um dos mais importante do país e um dos mais relevantes para a história do mundo. Está localizado na Praça Tahrir, bem no centro da capital. Um dos grandes acervos do museu é o tesouro do Faraó Tutankamon: são aproximadamente 1.700 peças que compõem o conjunto.

Depois dessa jornada mitológica pela ancestralidade do Museu do Cairo e seus achados, visite o Khan el Khalili, a parte chique e cara da cidade. Um mercadão localizado numa antiga região comercial, repleto de maravilhas de consumo – sedas, antiguidades, roupas, objetos de arte, relíquias… você ficará admirado com esse legítimo representante dos antigos bazares. Para ver, admirar e negociar ao extremo antes de fechar a compra.

Terceiro dia

Cairo tem como religião o Islã desde o século X, na Era Medieval. Assim, Cairo também é conhecida como “a cidade dos mil minaretes“ por causa dos quase 800 monumentos, fontes, minaretes e mesquitas construídos em louvor a Alá. As mesquitas são templos consagrados ao islamismo, religião mais influente no mundo árabe, no Oriente médio e África.

Mesquita Muhammad Ali que está situada no alto de uma colina. Se por fora o visual lembra o da Mesquita Azul da Turquia (foram construídas na mesma época), vale dizer que o seu interior é igualmente suntuoso, todo decorado em ouro, mármore e alabastro. 

Procure conhecer a Mesquita Al Azhar – uma das mais relevantes para o Egito – que foi construída em 970 d.C e, pouco menos de 30 anos depois, passou a abrigar a maior universidade do Egito (e a segunda mais antiga do mundo).

Ao entrar nas mesquitas, mantenha o respeito e a sobriedade recomendados a todos os templos religiosos – vestimenta deve estar adequada com o uso de véu e saias para as mulheres, roupas mais fechadas para todos.

O que fazer no Cairo em mais dias.

Passeios de camelo, jantares às margens do Rio Nilo, passeios de feluccas pelo rio Nilo, a lista de atividades é imensa e você terá muito mais roteiros incríveis para visitar em três, cinco ou sete dias. 

Veja também: Gastronomia no Cairo

Minaretes
Minaretes – Cairo Egito

Cairo, a Cidade dos Mil Minaretes, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?