HomeDicas de ViagemSua conexão atrasou? Veja o que fazer e relaxe.
Dicas de Viagem

Sua conexão atrasou? Veja o que fazer e relaxe.

Atraso na conexão
Atraso na conexão
Neste post você terá algumas dicas sobre o que fazer quando se perde uma conexão aérea.

Seu voo atrasou e você vai perder a conexão, e agora? O atraso na conexão de voos é muito comum e você deve estar preprarado!

O mais importante nesse momento é saber os seus direitos. Muitas pessoas ao comprar passagens pensam em viabilizar o tempo gasto na viagem e até mesmo aproveitar os valores mais baixos, optam por fazer conexões entre as cidades até chegar ao destino final.

Tal prática pode ser muito proveitosa, entretanto, há os atrasos nos voos.  Seja por questões climáticas, de segurança e até mesmo por conta de imprevistos, o atraso gera a inquietude de saber à que horas ao certo você chegará no seu destino, atrasando check-ins em hotéis, por exemplo.

Mas a companhia aérea pode alterar o voo?

A companhia pode alterar o voo e qualquer alteração de voo deve ser comunicada com pelo menos 72h de antecedência aos passageiros. Esse prazo é dado para que os passageiros possam se organizar com antecedência. A resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prevê as condições gerais que devem ser aplicadas ao transporte aéreo regular de passageiros, seja ele doméstico ou internacional.

Veja também: Bagagem – 6 dicas para evitar que sua bagagem seja extraviada.

Quais são os direitos de quem tem a conexão atrasada?

Os passageiros possuem alguns direitos que devem ser respeitados. Tanto no que se refere à chegada no destino final em segurança quanto sobre o bem-estar e conforto dos passageiros durante a espera pelo voo.

Informação

Quando há perda de conexão por atraso de voo, o passageiro deverá ser informado sobre o motivo do atraso ou cancelamento. Outros detalhes como status do voo, se haverá atraso ou se está no horário previsto também são informações relevantes. A companhia tem o dever de fornecer essas informações, informando imediatamente aos passageiros e atualizadas constantemente até o momento da partida.

Assistência material

  • Atraso de até 1 hora – a empresa deverá fornecer um meio de comunicação para os passageiros, como Internet wi-fi e telefone.
  • A partir de duas horas de atraso – a empresa aérea deverá arcar com os custos de alimentação do passageiro;
  • A partir de quatro horas – o passageiro tem direito a hospedagem/acomodação e traslado (transporte do aeroporto ao hotel ou similar)

Observação – o local deve ser apropriado para hospedagem e descanso do passageiro – por isso recuse a oferta de “salas-vip” no aeroporto.

Reacomodação em outro voo

Quando há um atraso do voo superior à 4 horas, o passageiro deverá ser reacomodado em outro voo. Com atrasos inferiores à esse período de tempo, causando uma perda de conexão, o passageiro também tem direito a reacomodação em outro voo para que chegue no aeroporto de destino final. Essa reacomodação deverá ser de acordo com o desejo do passageiro, em voos da própria companhia ou de outra companhia aérea com a mesma rota.

Remarcar o voo para data e horário de preferência do passageiro

A companhia poderá remarcar o voo com a data e o horário que o passageiro desejar, sem custo adicional. Contudo, o passageiro não terá direito à assistência material.

Embarque no próximo voo da companhia

Quando o passageiro perder o voo por conta de atrasos na conexão ou quando a conexão se der em lugar diferente, ele poderá embarcar no próximo voo da companhia sem custos adicionais. Enquanto o voo não for efetivado a companhia estará responsável pelo passageiro, oferecendo auxílio material (veículos para comunicação, hospedagem e alimentação).

Receber o dinheiro da viagem de volta

O reembolso total do valor pago na passagem aérea, incluindo as taxas, é um direito que o passageiro tem quando seu voo estiver atrasado ou tiver sido cancelado. Porém, se o passageiro optar pelo reembolso não contará com o apoio material oferecido pela companhia.

Indenização por danos morais

Ao perder um voo por atrasos na conexão é possível pedir uma indenização por danos morais quando não tenha recebido o reembolso por parte da companhia aérea. Nesse caso, o passageiro deverá ter em mãos a documentação que justifique o motivo do cancelamento. –solicitada junto o balcão da companhia aérea com as informações do seu voo em mãos.

Há muitos casos em que as perdas de conexões geram transtornos como a perda de compromissos familiares ou profissionais, quando a comunicação de atraso ocorre em menos de 72 horas ou mesmo quando a companhia aérea não dá o devido suporte material ao passageiro durante o tempo decorrido de atraso.

Por isso é muito importante guardar o comprovante de reserva, os cartões de embarque do voo atrasado assim como o das conexões perdidas e também os cartões de embarque dos voos em que você for reacomodado.

Sua conexão atrasou? relaxe!
Sua conexão atrasou? relaxe!

Depois disso, relaxe. Afinal, você precisa descansar desse stress! Enquanto o voo não chega, faça um tour virtual e aproveite para programar sua próxima viagem com um iFriend.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?