Turismo pós-pandemia já é uma tendência forte no país.
Viagens domésticas, principalmente de carro para destinos vizinhos, já são uma tendência gerada pela pandemia de coronavírus. Desde o início de 2020, o mundo vem sentindo as mais diversas consequências da crise. O turismo, um dos setores mais afetados, precisou se reinventar e explorar outras possibilidades para sobreviver.
A pergunta é: “depois que tudo isso passar, o que vai restar de herança para os viajantes?”. Enquanto o avanço da vacinação impulsiona a retomada do setor (quase metade da população brasileira está totalmente imunizada), já conseguimos apontar algumas novas realidades com as quais precisamos nos adaptar.
Confira a lista que a iFriend preparou para você com seis tendências do turismo para o pós-pandemia!
Veja também: Turismo de isolamento: como seguir essa trend
1. Turismo de isolamento
Com o distanciamento social imposto, o turismo de isolamento ganhou visibilidade e segue conquistando cada vez mais adeptos. Viajantes começaram, cada vez mais, a buscar por destinos remotos, principalmente em meio à natureza.
Seja num camping ou numa residência de luxo, muitos turistas estão viajando para locais onde tenham mais privacidade, longe das multidões.
2. Menos viagens a negócios
Com a pandemia, as empresas precisaram adotar o home office para garantir a segurança de seus funcionários e familiares. As viagens a negócios diminuíram significantemente e, com isso, os executivos se viram obrigados a se virar apenas com a tecnologia para se comunicar com outros empresários e membros do seu staff.
Dessa forma, o trabalho remoto ganhou ainda mais força e segue como uma solução utilizada por muitas companhias.
3. Turismo de bem-estar
A pandemia colapsou os sistemas de saúde ao redor do mundo, o que também causou um aumento considerável de depressão e outros distúrbios mentais durante a crise.
Segundo um estudo feito pelo Sebrae, a preocupação com a saúde irá praticamente dobrar no pós-pandemia. A busca por viagens com o intuito de promover a saúde e o bem-estar através de atividades físicas, psicológicas ou espirituais deve aumentar bastante.
4. Protocolos de higiene e segurança nos hotéis
Desde o início da pandemia, os hotéis tiveram que adotar algumas medidas essenciais para garantir a limpeza, higiene e saúde de seus hóspedes e colaboradores. Assim é importante permanecer após a pandemia, a fim de garantir a segurança de todos.
Alguns protocolos devem continuar em diversos empreendimentos como: check in online, higienização reforçada de quartos e áreas comuns, disposição de dispensers de álcool 70% em diversos pontos do hotel, uso de luvas descartáveis para manobristas e mensageiros que forem manusear as bagagens dos hóspedes, entre outros.
5. Transparência
Mais transparência para cativar os consumidores na hora de comprar suas viagens é outra tendência que esperamos para o setor de turismo. Uma pesquisa do Booking.com aponta que 82% dos brasileiros dizem esperar mais clareza nas políticas de cancelamento, processos de reembolso e seguro-viagem.
Alguns consumidores se sentiram lesados ao tentarem cancelar ou remarcar viagens no início das medidas de isolamento. Agora é esperada uma maior flexibilidade aliada a essa transparência, desde que não encareça demais as viagens, afinal, o preço é um fator muito importante para o mercado brasileiro.
6. Adaptação de agências e operadoras
Além de rever as regras de cancelamento, agências e operadoras tiveram que projetar novos produtos para contornar a crise do setor. Estima-se que mais de 42% ajustaram recentemente seu modelo de negócio para se adequar à dinâmica da vida na pandemia.
Empresas do ramo criaram novos serviços e produtos para o viajante que quer seguir isolado, ampliaram o portfólio de casas e villas privadas (que passaram a ter muito mais procura) e desenvolveram novos roteiros de viagem fora dos circuitos turísticos mais tradicionais para atender tal demanda.
Saiba mais: Qual a diferença entre Turismo sustentável e turismo regenerativo?
Agora que você já conhece as principais tendências do turismo pós-pandemia, chame um iFriend e tenha o melhor de cada experiência!
Comentar