HomeCuriosidadesTendências do turismo em 2023: raio-x das principais pesquisas
Curiosidades

Tendências do turismo em 2023: raio-x das principais pesquisas

tendencias-turismo
Sleep tourism, setjetting e cowboy-cation são tendências presentes nos principais estudos sobre viagens para o próximo ano

No final do ano, muitas empresas e instituições de turismo global soltam suas previsões de quais são os destinos mais procurados para o próximo ano.

Mais do que focar nas localidades, neste post vamos tentar entender as razões pelas quais alguns nomes se repetem e como podemos usar essas razões – chamemos simplesmente de tendências, assim como os pesquisadores – em nossas próprias experiências turísticas como guias.

As pesquisas utilizadas foram as divulgadas até o dia 26 de dezembro de 2022 pelos seguintes órgãos, agências e instituições de imprensa: Expedia, Booking.com, Amex e Conde Nest Traveler.

Cada órgão possui sua metodologia abrangência e escopo de pesquisa, mas algumas das tendências claramente são pontos brilhantes que valem a pena ficarmos atentos.

O que esperar das viagens em 2023?

A tendência de Bem-estar e outras que a circundam, como retiros transformacionais e silenciosos e o Sleep tourism estão presentes em todas as pesquisas. Isso mostra a urgência com que os turistas tratam sua qualidade de vida e o quanto valorizam seu tempo de férias.

Eco-guias, guias que tem no esporte ou no cuidado um ponto forte, podem capitalizar essa tendência do turismo cada vez mais.

É curioso também ver como se repete em três dos quatro estudos o que os pesquisadores chamam de setjetting, batizando no português como turismo televisivo, que é o ato de viajar para ver uma locação de filme ou série de TV.

O avanço nas lotações de hotéis em Paris, devido ao seriado “Emily in Paris”, e na Nova Zelândia, graças às belas imagens da série “Os Anéis do Poder”, preâmbulo de Senhor dos Anéis, são dois exemplos marcantes do ano de 2022.

Locação do seriado “Emily in Paris”, na capital francesa

Nova Iorque, Londres, Paris e Los Angeles saem na frente como cidades mais procuradas pela alta frequência de conteúdos cinematográficos e televisivos, mas a descentralização da produção pelas grandes produtoras como Netflix pode garantir o posto de destino procurado para qualquer outra cidade no mundo.

Outro fator muito interessante nas pesquisas é a presença de cidades pequenas citadas como destinos turísticos. Na pesquisa da Expedia, muito focada no mercado americano, isso fica muito claro com as diversas cidades americanas do interior presentes na lista. É o chamado cowboy-cation, numa tradução abrasileirada, turismo-rural. Pensando como eles, uma estimativa de listagem de destinos como esses conteriam as Chapadas Diamantina e dos Veadeiros, as Serras da Canastra e do Cipó, Jalapão, Petrópolis, Marajó, Capitólio, Urubici, entre outros destinos do Brasil. Obviamente que essa simplificação grosseira esconderia os verdadeiros diamantes brutos do interior do país.

Por fim, mais um aspecto que chama bastante atenção quando olhamos para as listas é a aparição do nome de apenas uma cidade brasileira. São Paulo surge na relação da Booking.com como destino tendência. Entre as razões pelas quais a capital paulista é destacada estão sua gastronomia, com os inúmeros restaurantes com estrela Michelin, as experiências genuínas na cidade como baladas underground, rodas de samba e pagode, seus museus como o Masp, o Museu do Futebol e o Museu do Ipiranga, além do consumo de comidas locais como feijoada e coxinha.

Prato cheio não só para os iFriends paulistanos, mas de todo o Brasil, pois o que querem em Sampa, é necessário em todo canto.

O ano de 2023 já se apresenta à frente com muito trabalho para todos os iFriends. Mãos à obra!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?