HomeInstitucionalComo tirar o visto e o passaporte para os Estados Unidos?
Institucional

Como tirar o visto e o passaporte para os Estados Unidos?

Capa Estados Unidos Montagem
Capa Estados Unidos Montagem
Solicitar o visto e o passaporte são os primeiros passos para você garantir a sua tão sonhada viagem para o exterior e, para os Estados Unidos, há algumas regras básicas para seguir, confira!

Um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa é quando ela vai fazer sua primeira viagem internacional. O visto e o passaporte são os primeiros documentos que você deve se preocupar ao pensar numa viagem aos Estados Unidos.

Um processo que demanda meses e até mesmo anos para atender todos os pré-requisitos e não ficar na mão na hora de embarcar.

E ao escolher os Estados Unidos como destino sonhado, há alguns passos importantes que devem ser seguidos. O primeiro passo é conseguir o visto.

O que é o visto?

Visto de Turismo Estados Unidos

Um visto é, geralmente é um carimbo ou um papel anexado ao passaporte. um documento emitido pela embaixada de um país autorizando um indivíduo a entrar no país por um certo período de tempo e para determinadas finalidades.

O visto de não-imigrante para os Estados Unidos, o visto de turismo, costuma ser rápido e prático:  O governo norte-americano emite os vistos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Atenção para as dicas de como solicitar o visto e o passaporte para os Estados Unidos.

Para solicitar o visto para os Estados Unidos você precisará:

  • Preencher o formulário DS-160 online e selecionar a cidade onde pretende ser entrevistado;
  • Anotar o número de identificação (Application ID); Essas informações são fundamentais para que possa acessar o formulário posteriormente, caso tenha que interromper o preenchimento do mesmo ou precise modificar ou acrescentar alguma informação após o envio eletrônico do mesmo.
  • Todas as questões do formulário deverão ser respondidas em inglês;
  • A mesma lista de documentos para o passaporte;
  • Uma foto atualizada, com as seguintes especificações: foto de 5cm x 5cm, com a cabeça centralizada no espaço. A cabeça (medida do topo do cabelo até embaixo do queixo) deve medir de 2,5cm a 3,5cm com a linha dos olhos entre 2,8cm e 3,5 cm do limite inferior da foto. As fotos devem ser coloridas, de fundo cinza ou branco, podem conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5cm);

O Formulário DS-160 online

Preencher o Formulário DS-160 é o primeiro passo para conseguir o visto de turismo para os Estados Unidos. Leva aproximadamente 90 minutos para você preenche-lo.

Vale lembrar que todo formulário deverá ser respondido em inglês e você deverá ter em mãos todos os documentos antes de prosseguir.

O Formulário DS-160 visa entender o objetivo da viagem entre outros fatos determinarão que tipo de visto é exigido pelas leis de imigração dos Estados Unidos.

Como solicitante de visto, você precisará mostrar que cumpre todos os requisitos para receber a categoria de visto para a qual está se inscrevendo.

Quando você se inscreve em uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos, um funcionário consular determina, com base nas leis, se você tem direito a receber um visto e, em caso afirmativo, qual categoria de visto é apropriada. Para maiores detalhes sobre os tipos de visto, você deverá acessar a página do Governo Norte Americano.

O que é o passaporte?

Passaporte Brasileiro

Um passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo do país que autoriza o cidadão deste país a viajar para o exterior requisitando permissão para seu portador poder cruzar a fronteira de outro país. No Brasil, o passaporte é emitido pela Polícia Federal.

Para tirá-lo é muito fácil: você deverá pagar uma taxa; comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra para retirar o passaporte pronto.

Documentos necessários para tirar o passaporte

  • RG.
  • CPF.
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório.
  • Comprovante bancário de pagamento da à taxa para a emissão do passaporte.
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver.

Passo a passo para retirar o passaporte

  1. Reúna os documentos;
  2. Preencha o formulário disponível no site da Polícia Federal ;
  3. Pague o boleto no valor atualizado
  4. Agende o atendimento pela internet no site da Polícia Federal
  5. No posto da Polícia federal, na data marcada, apresente o documento de identidade para a captura de foto e digitais;
  6. Acompanhe o processo pelo site da Polícia Federal
  7. Busque seu passaporte na data agendada para buscar.

O passaporte ficará pronto entre 6 e 10 dias úteis. Em alguns períodos do ano, esse prazo pode variar por excesso na procura e/ou aproximação de período de férias escolares.

Da validade do Passaporte

O passaporte tem validade de 10 anos, entretanto para menores de 18 anos a validade dependerá da idade do menor no momento do atendimento, conforme tabela abaixo:

IdadeValidade
0 a 1 ano1 ano
1 a 2 anos completos 2 anos
2 a 3 anos completos 3 anos
3 a 4 anos completos 4 anos
4 a 18 anos completos 5 anos

Algumas dicas importantes:

Segundo orientações da própria Polícia Federal, no caso dos solicitantes brasileiros, algumas condições deverão ser atendidas:

  • Ter feito alistamento eleitoral, nos casos em que a lei o obriga;
  • Ter votado (ou justificado ou pago multa) na última eleição, nos casos em que a lei o obriga;
  • Estar quite com o Serviço Militar Obrigatório, no caso de homem que completa entre 19 e 45 anos no ano corrente;
  • Reunir documentos necessários à emissão de passaporte;
  • Não ser procurado pela JUSTIÇA nem por ela impedido de obter passaporte ou de sair do país.

Por que alguns vistos são recusados?

A maior parte dos vistos norte-americanos são recusados por preenchimento incompleto, ou errado, dos formulários. O mais importante é levar documentos que comprovem vínculos com o Brasil e, com isso, o objetivo de retornar ao país. Não prescindir de ceder qualquer informação jurídica ou pessoal também é um fator relevante.

Durante a entrevista no consulado, o agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o Brasil: se você preenche os requisitos necessários para viajar e suas respostas na hora da entrevista.

O formulário avalia a real intenção do solicitante em viajar aos Estados Unidos – seja por turismo ou à negócios. Porém, há casos de pessoas que utilizam o visto de turismo e de negócios para tentar burlar as leis de imigração e permanecer ilegal no país.  Tal ação gera a extradição e um período de aproximadamente 6 anos sem ter direito a entrar nos Estados Unidos como forma de punição.

O que fazer quando o visto é negado?

Em alguns casos, quando o visto é negado, o solicitante pode preencher mais uma vez o Formulário DS-160, com todos os documentos e comprovações necessárias de residência fixa no Brasil.

Se você foi negado pelo código 214B, você poderá dar entrada em um novo pedido de Visto Americano até 1 dia depois da negativa – apenas não poderá solicitar se o agente consular te avisou verbalmente para aguardar determinado período, pois nesses casos eles deixa um adendo no sistema interno.

Entretanto, durante a entrevista, a primeira coisa que o agente consular irá perguntar será  porque você está tentando o visto novamente e por qual o motivo.

Você deverá provar que tem muitas razões para retornar ao Brasil tais como emprego fixo, residência ou automóvel em seu nome, CNPJ, filhos em idade escolar, ter cursado faculdade oue star matriculado regularmente em uma, etc.

Não é necessário ter todos esses vínculos, estes são exemplos do que é considerado vínculo pelo Consulado Americano.

Com essas dicas que selecionamos para você ficará muito mais fácil obter seu visto e passaporte para os Estados Unidos.

Estados Unidos

iFriend nos Estados Unidos

Agora que você já tem o visto e o passaporte para os Estados Unidos, que tal ter uma experiência única com um iFriend nos Estados Unidos? O iFriend é um guia local que elaborará um roteiro personalizado para você, mostrando a cultura, os monumentos e os passeios em momentos incríveis!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?