HomeExperiênciasCaminho dos Jesuítas: uma imersão em história e religiosidade
Experiências

Caminho dos Jesuítas: uma imersão em história e religiosidade

Caminho dos Jesuitas - Missões
Caminho dos Jesuitas - Missões
O roteiro passa por cinco países da América do Sul, contando a história das missões jesuíticas

O Caminho dos Jesuítas conta a história dos jesuítas: padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa, criada em 1534 e oficialmente reconhecida pela igreja em 1540, vinculada à Igreja Católica que tinha como intuito a pregação do evangelho pelo mundo.

As missões dos jesuítas no Brasil e na América do Sul tiveram um papel importante na catequização dos povos originários, escravizados em seguida pelos colonizadores europeus. Hoje, os vestígios deixados pelos cristãos nesses locais compreendem o principal corredor turístico sul-americano, e um dos mais importantes do mundo. Um roteiro incrível que cruza cinco países da América do Sul – Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.

Saiba mais: Vantagens de viajar com um guia local

São Miguel das Missões -RS
São Miguel das Missões -RS

O Caminho dos Jesuítas no Brasil

No Brasil, o roteiro é composto por 26 cidades do Rio Grande do Sul: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

O roteiro riquíssimo em arquitetura colonial abrange as ruínas de São Miguel das Missões, declaradas Patrimônio Mundial Cultural em 1983. A Aldeia Guarani, o Museu das Missões, a Cruz Missioneira, a Fazenda da Laje, a Fonte Missioneira e o Ponto de Memória Missioneira.

A rota recebe 250 mil visitantes todos os anos, sendo 100 mil somente em território nacional. A intenção é que o Caminho seja percorrido a pé durante um mês.

Em agosto deste ano, o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, se reuniram com o objetivo de impulsionar o roteiro como atividade turística no Mercosul e melhorar o fluxo turístico entre os dois países. Na ocasião, discutiram a possibilidade de solicitar uma audiência com o Papa Francisco para obter homologação e reconhecimento do Caminho dos Jesuítas pelo Vaticano como um roteiro religioso.

Veja também: Experiências em São Miguel das Missões-RS

Missões Jesuitas - São Miguel das Missões-RS
Missões Jesuitas – São Miguel das Missões-RS

Quer aproveitar todas as experiências em sua viagem de uma forma completa, interessante e divertida? Chame um iFriend!

O iFriend é uma plataforma global que conecta turistas a moradores locais, chamados “iFriends”. A plataforma oferece roteiros personalizados, elaborados pelos próprios guias de maneira confiável e prática.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?