HomeDestinosGramado: curta os melhores passeios da Serra Gaúcha
Destinos

Gramado: curta os melhores passeios da Serra Gaúcha

Lago negro Gramado
Lago negro Gramado
Veja neste post alguns atrativos que a romântica cidade de Gramado tem para oferecer!

Quem já teve a oportunidade de visitar Gramado sabe que a Região das Hortênsias é repleta de diversos passeios e atrações para todos os públicos.

Gramado é uma cidade encantadora para todas as idades. Uma cidade formatada para o turismo que recebe cerca de 6,5 milhões de turistas ao ano, por isso mesmo oferece ampla infraestrutura, com total conforto nas acomodações de sua ampla rede hoteleira.

A cidade tem passeios divertidos, emocionantes, culturais e cenários extremamente românticos – a opção certa para as viagens em família, mas também para quem quer aproveitar momentos inesquecíveis a dois.

Desde ruas emblemáticas e casas históricas até eventos anuais e restaurantes tradicionais, Gramado é, certamente, um dos maiores encantos que o Rio Grande do Sul tem para nos presentear.

Porém, antes de saber os melhores lugares do Planalto das Araucárias, é preciso saber o melhor período para visitar a cidade.

Conheça as melhores experiências em Gramado

Melhor época para visitar Gramado

Apesar de ser uma dúvida muito frequente, as respostas variam de acordo com a intenção de sua viagem.

Se você está procurando curtir um friozinho com um clima mais romântico e apreciar ótimas iguarias sulistas acompanhadas de um ótimo vinho da Vinícola Ravanello, reserve alguns dias de suas férias durante os meses de junho e setembro.

Mas se você está fugindo do frio, procure agendar sua viagem entre os meses de dezembro e março para aproveitar um tempo mais ameno e programe uma visita ao Alpen Park, em Canela.

Agora que sabemos as melhores estações para visitar Gramado, vamos dar uma olhada em alguns dos diversos passeios que a montanhosa cidade tem a oferecer.

Centro Turístico de Gramado

Lago Joaquina Rita Bier
Lago Joaquina Rita Bier

O lugar é descrito por muitos visitantes como um local facilmente explorável a pé numa caminhada tranquila.

Podemos encontrar aqui muitos pontos turísticos concentrados: a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz de São Pedro, a Fonte do Amor Eterno, a Rua Torta (também conhecida como a Ladeira das Flores) e a Praça das Etnias.

Um pouco mais distante do centro também é possível encontrar a Estátua do Kikito e o Lago Joaquina Rita Bier (o lago dos festivais), dois ótimos locais para incluir em seu roteiro.

Gramado Zoo

Gramado Zoo
Gramado Zoo

O que diferencia o zoológico de Gramado dos outros é que o local possui apenas os representantes da fauna brasileira. Estima-se que o zoológico conta com mais de 1.500 animais.

Em alguns dos ambientes criados pelo zoológico, a fidelidade ao habitat natural dos animais é tanta que os turistas se sentem abraçados pela natureza. Os animais correm e voam livremente.

Alpen Park

Montanha Russa do Alpen Park em Canela
Montanha Russa do Alpen Park em Canela

Mas se você gosta de atividades mais radicais e ainda assim poder sua família, o Alpen Park é a escolha certa.

 Tem atrações como montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, passeios de quadriciclo, escaladas e, até mesmo, descida de trenó e o Alpen Turbo Drop: uma torre de 20m de altura em que os visitantes sobem por meio de um elevador giratório que, ao chegar no topo, desce em queda livre.

O parque é completamente rodeado de muitas árvores e possui uma das paisagens mais lindas de toda a Serra Gaúcha.

Tudo que você precisa – Guia de viagem Gramado

Igreja Matriz São Pedro

paroquia-sao-pedro-gramado
Paróquia de São Pedro em Gramado

A Igreja Matriz São Pedro foi inicialmente construída em 1917, utilizando madeira e pedras basálticas, formadas a partir do magma.

Dentro dessa imponente capela, os vitrais retratam importantes momentos da vida do apóstolo Pedro em companhia de Jesus Cristo. Essas belas representações foram criadas pelo renomado artista alemão Pedro Dobmeier.

Embora mantenha um charmoso aspecto de antiguidade, o local onde a Igreja Matriz São Pedro está situada passa por constantes renovações, oferecendo diversas atrações e celebrações anuais em honra à sua construção.

Além disso, a igreja é adornada por uma deslumbrante iluminação noturna composta por 165 lâmpadas de LED, que tornam o local ainda mais encantador durante as noites na Serra Gaúcha.

Mirante Belvedere

Vale do Quilombo - Gramado
Vale do Quilombo – Gramado

Ao seguir pela Avenida das Hortênsias, partindo de Gramado em direção a Canela, os visitantes se deparam com o Mirante Belvedere, que oferece uma deslumbrante vista panorâmica do belíssimo Vale do Quilombo.

A paisagem combina a exuberância das matas verdes com as encostas pontilhadas por pequenas construções de diferentes tamanhos, a uma altitude de 850 metros.

Esse mirante é amplamente admirado por sua localização privilegiada, que proporciona uma excelente oportunidade para tirar fotos maravilhosas.

Palácio dos Festivais

Festival de Cinema de Gramado
Festival de Cinema de Gramado

O Palácio dos Festivais é o lugar perfeito para os entusiastas do cinema, sendo reconhecido como o epicentro do evento cinematográfico mais importante do Brasil: o Festival de Cinema de Gramado.

O palácio exibe uma fachada em alvenaria, com um encantador estilo colonial, e tem capacidade para acomodar até 1100 pessoas, oferecendo uma programação semanal repleta de filmes de qualidade. É um destino imperdível para os amantes da sétima arte.

Para aqueles que desejam se aprofundar na história do Palácio dos Festivais, há o Museu do Festival de Cinema, que narra toda a trajetória desse grandioso evento.

Dentro do museu, os visitantes têm a oportunidade de apreciar a vista da Avenida Borges de Medeiros enquanto desfrutam de uma agradável experiência em uma cafeteria.

É um local perfeito para mergulhar na rica história do festival e desfrutar de momentos relaxantes com uma bela paisagem urbana.

O evento ocorrerá entre os dias 11 e 19 de agosto de 2023 em sua 51ª edição. Não se esqueça de programar sua viagem com antecedência para aproveitar essa atração com tranquilidade.

Veja também: Fábricas de Chocolates em Gramado

Tour Rota Cervejeira e Rota do Vinho

bus bier tour Gramado (Brocker Turismo)
bus bier tour Gramado (Brocker Turismo)

Um roteiro especial para os apreciadores de cervejas especiais. A Rota da cerveja consiste em visitar as principais cervejarias de Gramado e ter experiências degustativas únicas.

Agora se você prefere vinho, saiba que as vinícolas de Gramado e cidades vizinhas são referências nacionais na produção das melhores uvas e vinhos da região. Um passeio completo com direito de conhecer a história de cada vinícola e degustar os melhores produtos vitivinículos. Um passeio inesquecível, como Gramado sabe ser.

Gramado-RS
Gramado-RS

Vai pra Gramado? Não deixe de planejar sua viagem com um iFriend em Gramado. O iFriend pode acompanhar você nos melhores passeios pela cidade, direcionando sua viagem com segurança, para você aproveitar cada momento!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?