HomeDestinosTóquio 2021: o legado deixado para os turistas na capital japonesa
Curiosidades Destinos

Tóquio 2021: o legado deixado para os turistas na capital japonesa

jogos olímpicos de Tóquio
jogos olímpicos de Tóquio
Competição projetou o país para o mundo e inspirou roteiros turísticos

Toquio 2021 ficará na memória de todo o mundo.

Pouco mais de duas semanas após a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e enquanto são disputados os Jogos Paralímpicos, turistas interessados na capital japonesa já estudam um roteiro para uma futura viagem.

O Japão sediou os Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1964, quando surpreendeu o mundo ao mostrar sua nova face após a Segunda Guerra Mundial. O megaevento deixou grandes legados até hoje, como a construção de estradas e a implantação do serviço de trem-bala (shinkansen) e da linha de metrô.

Na Tóquio 2021, a maior herança foi, certamente, a capacidade de organizar com sucesso as Olimpíadas em meio a uma pandemia. A sustentabilidade também fica como ponto forte dos Jogos. O Comitê Organizador coletou 80 milhões de toneladas de lixo eletrônico para confeccionar mais de 5 mil medalhas. Mais de 6 milhões de celulares foram reaproveitados. Além disso, os pódios olímpicos, feitos de plástico reciclado, são um ótimo exemplo da mensagem ecológica que os organizadores quiseram passar ao país e ao mundo.

E para o turista, o que a maior competição de esporte mundial deixa no Japão? Novas experiências para os visitantes, acessibilidade em instalações turísticas e recém-abertos hotéis de luxo são algumas das marcas do grande evento no país. Confira as atrações que você pode conhecer numa viagem a Tóquio, quando for possível ir para lá.

Veja também: Guia de viagem Toquio

Museu Olímpico do Japão

Japan Olympic Museum
Japan Olympic Museum

Inaugurado em 2019, o Japan Olympic Museum é um museu interativo sobre as Olímpiadas. Localizado próximo ao estádio principal para os jogos, o museu conta com atividades para o visitante experimentar algumas modalidades, entre elas, o tiro e salto de esqui usando a mais recente tecnologia digital. Também é possível assistir a vídeos que mostram cenas memoráveis das competições anteriores, além de aprender sobre a filosofia e a história do megaevento, desde a criação na Grécia.

Estádio Olímpico

Estádio Olímpico do Japão
Estádio Olímpico do Japão

Após uma visita ao museu, os turistas podem conhecer o Tokyo Olympic Stadium, situado em frente. Projetado pelo renomado Kengo Kuma, arquiteto à frente do prédio da Japan House São Paulo, o estádio é a principal instalação da Tóquio 2021.

Kuma se inspirou em técnicas tradicionais, especialmente no uso importante da madeira, que foi, simbolicamente, retirada de todas as 47 províncias do país. A nova arena foi construída na localização do antigo estádio nacional, feito para os Jogos de 1964. O estádio foi projetado para enfrentar as fortes temperaturas durante os jogos e conta com 60 mil assentos.

Nele foram realizadas as cerimônias de abertura e de encerramento dos jogos e provas de atletismo, rúgbi e futebol; após as Olimpíadas, haverá partidas destes dois últimos esportes.

Arenas de Skate

arena de skate
arena de skate

O Ariake Urban Sports Park é o parque urbano onde nossos medalhistas do skate ganharam os olhos do mundo. É lá que fica o espaço que recebeu a estreia do skate nas Olimpíadas e o ciclismo BMX racing e freestyle. A arena fica na mesma região do vôlei e da ginástica, o distrito de Ariake. O local fica próximo a Baía de Tóquio e a Vila dos Atletas.

Da última fileira da arquibancada, é possível ter a dimensão das pistas de street e park, que ficam lado a lado, com uma linda paisagem de fundo da famosa ponte Rainbow Bridge. 

Shibuya Scramble Square

Shibuya Scramble Square
Shibuya Scramble Square

Inaugurado no fim de 2019, o Shibuya Scramble Square se estabeleceu como um dos arranha-céus mais imponentes de Tóquio. O prédio de 230 metros tem 47 andares e está repleto de lojas, escritórios e espaços de eventos. Há ainda o deque de observação Shibuya Sky e redes na cobertura para o visitante relaxar da melhor maneira. Ainda lá do topo, uma vista para ninguém botar defeito: aquele famoso cruzamento da capital e mais movimentado do planeta, o Shibuya Crossing.

Parque Miyashita

Parque Miyashita
Parque Miyashita

Entre as melhorias na cidade para a realização da Tóquio 2021, o governo transformou o que antes era um parque público em um shopping center. O Miyashita Park foi renovado e se tornou lar de lojas, restaurantes, cafés e até um hotel. No edifício de três andares, o destaque fica por conta do terraço, onde foi mantido um parque com instalações esportivas, skatepark, parede de escalada, quadra de areia, área poliesportiva e área gramada.

Hotéis de luxo

Inaugurado em 2020, o Sequence Miyashita Park, em Tóquio, foi um dos sofisticados hotéis que tiveram seu foco nos turistas que chegariam para as Olimpíadas, que aconteceria no mesmo ano. Outro exemplo é o Sequence Kyoto Gojo, na província de Kyoto. Da mesma marca de hotéis “Sequence”, o empreendimento também foi aberto no ano passado. Além desses, outras redes hoteleiras se instalaram por alguns pontos do país.

Sendo assim, vimos que em sua futura viagem ao Japão, não faltarão hospedagens da melhor categoria e nem passeios agora mundialmente conhecidos.

Tokyo Skytree, Japão
Tokyo Skytree, Japão

Veja também: Olímpiadas de Tóquio – Os jogos olímpicos em tempos de pandemia

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?