HomeDicas de ViagemComo fazer uma viagem bate-volta sem problemas!
Dicas de Viagem

Como fazer uma viagem bate-volta sem problemas!

viegam bate volta
viegam bate volta
Fazer um bate-volta pode ser divertido, mas como em toda viagem, requer planejamento.

Fim de semana chegando e você está com muita vontade de sair da rotina: faz um tempo que você não faz nada além do “circuito sofá-cama-cozinha”. Seja uma viagem solo, a dois ou com a família, uma viagem bate-volta pode te tirar da mesmice, bem pertinho de casa.

Esse tipo de viagem é ideal para os fins de semana e feriados: consiste em viajar para algum destino próximo à sua cidade de origem, em até 100 km de distância, ficando por lá, em média, por dois ou três dias. Geralmente esses lugares tem atrações turísticas , divertidas ou desportivas em que todos podem se divertir prá valer ou mesmo uma localidade rural ou serrana para apenas relaxar.

Seja qual for sua escolha, nossa equipe reservou 5 dicas importantes para fazer uma viagem bate-volta sem problemas, vamos conferir:

Onde ir?

Como já dissemos anteriormente, uma viagem bate-volta é aquela na qual você deve escolher um destino próximo à sua cidade de origem. Você sempre encontrará roteiros divertidos e excelentes lugares para relaxar.

Por exemplo: se você mora na cidade do Rio de Janeiro, você pode escolher cidades da região dos lagos fluminense, como Araruama, Saquarema e Búzios ou aproveitar para conhecer a região da Costa Verde nas cidades de Piraí, famosa por seus hotéis-fazenda, Angra dos Reis e Paraty e seu conjunto arquitetônico colonial.

Não gosta de praia? Não tem problema: você pode dar uma escapada até Itatiaia ou Petrópolis – aproveite para desfrutar daquela viagem romântica – o clima favorece!

Como ir?

De carro, de moto, de carona solidária, de ônibus…  Não há limites para quem quer fazer um bate-volta. Mas atenção nos horários dos ônibus: em algumas cidades há horários bem definidos de embarque e desembarque de ônibus – por isso, procure reservar as passagens de volta assim que chegar na rodoviária do destino (ou as garanta logo pela Internet, junto com as de ida).

O mesmo vale para os serviços contratados pelos aplicativos de mobilidade urbana como Uber, 99 Taxi, Cabify e Waze Car Pool – lembre-se que a ida é certa, mas certifique-se que o retorno seja certo também ou poderá ter que arcar com taxas e valores absurdos para voltar para casa.

Veja também: Seja um iFriend

Cuidados com o veículo

A dica especial é para quem vai fazer o bate-volta de carro ou de moto. Com o veículo próprio, a responsabilidade de o passeio dar certo ou não é só sua. Por isso, antes de tudo, verifique a validade da carteira de motorista, se os impostos estaduais estão pagos, se a mecânica está em dia. Não deixe de:

  • Abastecer o carro,
  • Trocar os pneus carecas (ou se não estiverem carecas, calibrá-los)
  • Trocar o óleo de freio e de motor;
  • Colocar água no radiador
  • Verificar o kit de troca de pneus (estepe, triangulo, macaco e chave de roda)
  • Cintos de segurança usáveis
  • No caso de viagem com crianças, assentos reguláveis fazem toda a diferença.

Atenção com as crianças

E por falar em crianças, uma viagem bate-volta com elas tem que ser divertida e segura.

A atenção deve ser redobrada, principalmente quando em viagem com crianças abaixo dos seis anos: não se esqueça das cadeirinhas ou assentos para carros regulamentados pelo INMETRO

Os pais e parentes devem ter cuidado ao viajar com crianças para lugares de praia e lagos, por correrem risco de afogamento.  O mesmo vale para parques aquáticos, poços e piscinas.

Lembre-se de colocar um crachá ou qualquer outra forma de identificação nas crianças, sobretudo as que são muito pequenas. Assim, caso se percam e forem achadas, poderão ser reconduzidas mais rapidamente.

Arrumando a mochila

Sim, a mochila. Você não vai precisar de mais do que um pijama e duas mudas de roupa para um fim de semana. Assim, se você for à um destino de praia, procure levar peças leves, um par de tênis confortável, uma blusa de mangas compridas caso esfrie à noite e um par de chinelos.

Se você resolver fazer um bate-volta na montanha, procure levar um jeans, um conjunto de moletom, meias e tênis de caminhada, camisetas e uma roupa de banho (caso o destino tenha piscina ou cachoeira).

Repelentes, protetor solar, medicamentos de uso contínuo, curativos e analgésicos não podem faltar no seu kit de primeiros socorros. Assim como você não deve esquecer de levar, pelo menos, uma toalha e kit de higiene pessoal. Detalhes básicos que você deve considerar antes de viajar.

Acomodações

Definido o destino é hora de procurar acomodações para o fim de semana. Na alta temporada alguns destinos são muito badalados, sobretudo os destinos de praia, portanto, é importante que você procure reservar com certa antecedência.

Sempre lembrando que, quanto mais se aproximar a data do check-in mais caro fica a hospedagem, por essa razão, se você quer viajar na sexta à noite, já deixe reservado desde a terça-feira da semana anterior, assim você não terá sustos desnecessários com o valor final da hospedagem.

Como você ficará no destino por pouco tempo, você tem duas opções que são muito viáveis: a primeira é optar pela hospedagem com café da manhã e fazer as demais refeições pela cidade ou, nos casos dos resorts e dos hotéis-fazenda, optar pela pensão completa, na qual estão inclusas todas as refeições (e geralmente, vale muito à pena!).

Experiências com um iFriend

Para você obter o máximo dessa viagem, nada melhor do que contratar uma experiência com um iFriend. O iFriend permite você conhecer a cidade visitada sob o ponto de vista de um morador local.

Com a companhia do iFriend, você otimiza seu tempo e aproveita o que há de melhor a ser visitado, em lugares especiais exclusivos que só locais conhecem.  Além disso, você estará apoiando diversas comunidades e pessoas que dependem da área do turismo.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?