HomeDicas de ViagemPraias de Arraial do Cabo
Dicas de Viagem

Praias de Arraial do Cabo

Praia do Forno - Arraial do Cabo
Praia do Forno - Arraial do Cabo

Apaixone-se pelas praias perfeitas de Arraial do Cabo !

Praias oceânicas perfeitas para o mergulho de profundidade e a pesca submarina – esse paraíso submerso você encontra na encantadora Arraial do Cabo – o paraíso oceânico da região dos lagos fluminense.

Saiba mais: Guia de viagem Arraial do Cabo

Praia do Farol

A praia está localizada na Ilha do Farol, que recebe esse nome por conta de dois faróis de sinalização marítima instalados por lá. É a grande estrela de Arraial do Cabo e ganhou notoriedade e fama quando foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água e qualidade da praia. O mar azul, areia branquinha, vegetação nativa e bem preservada dão um ar de praia deserta.

Praia do Pontal

A Praia do Pontal é na verdade uma continuação da Praia do Forte, Praia das Dunas e Praia do Foguete, em Cabo Frio. A cor da areia é bem parecida com a dessas praias, assim como a da água. Não existe infraestrutura de bares ou quiosques, o que é parte grande do seu charme. Por lá é mais fácil se deparar com ondas no mar do que nas demais praias de Arraial do Cabo, mas é igualmente limpa e com aquela cor característica da região: azul caribenho. Por ser uma praia de mar aberto, a tendência é que a água seja mais gelada também, mas nem tanto quanto na Praia Grande.

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo -RJ
Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo -RJ

Praia Grande

As ondas de mar aberto atraem os surfistas que enfrentam a água gelada atrás de belas manobras. Possui 40km de extensão com areia fina e branquíssima, originando algumas dunas ao longo da praia. A orla possui quiosques e um calçadão, que é o grande agito e ponto de encontro do lugar. A Praia Grande faz parte da Restinga de Massambaba, área de preservação ambiental. O grande atrativo da praia, sem dúvida, é a cor do mar, alternando em tons de azul que compõem o cenário paradisíaco.

Praia Grande - Arraial do Cabo-RJ
Praia Grande – Arraial do Cabo-RJ

Gruta Azul

O nome é dado pela cor da água, que fica azul quando a luz do sol invade a gruta, e o reflexo da água transforma as cores dos paredões de pedra. A formação rochosa é apenas uma das muitas belezas naturais no percurso que passa pela Ilha de Cabo Frio. Sua entrada tem 3 metros de largura e, na parte de dentro da gruta, um impressionante salão de 15 metros de altura, com suas paredes internas em tons dourados e prateados. O passeio até lá é em mar aberto, um capítulo à parte no roteiro. 

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo -RJ
Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo -RJ

Mirante do Pontal do Atalaia

Para encerrar com chave de ouro seu dia em Arraial, nada melhor do que desfrutar de um belo pôr do sol. Para ir até lá,  basta entrar no condomínio Pontal do Atalaia e subir a ladeira para chegar ao mirante. Lá do alto do morro dá para ver a Praia Brava, à esquerda, e a Praia Grande, à direita, além de um vasto oceano azul. Sem dúvidas, um ótimo ponto para assistir ao pôr do sol.

Mirante do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Mirante do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Praia Brava

Localizada dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, mesmo local que estão as Prainhas do Pontal do Atalaia e o Mirante, é preciso percorrer 2 km de subidas e descidas, a pé ou de carro, até o começo da trilha que leva à praia. Do alto da trilha você vai encontrar um mirante com uma vista incrível. Depois, basta descer as escadas na rocha e caminhar na pedra para chegar à praia, que tem areia branquinha, mas águas bravas, sendo um ótimo local para a prática do surfe e kitesurfe. A Praia Brava é uma 

das praias mais desertas de Arraial, portanto leve o que comer, já que não há quiosques na orla. 

Praia do Forno

Considerada um dos cartões postais de Arraial, é uma enseada de águas cristalinas em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa. Pode ser acessada através da Praia dos Anjos, tanto de barco ou por trilha. Mas aí vai uma sugestão: quem escolhe percorrer a trilha é presenteado com um mirante que oferece uma vista panorâmica da praia e da cidade. Conta com uma boa infraestrutura com bares, quiosques, aluguel de caiaque e stand up paddle. 

Praia do Forno - Arraial do Cabo
Praia do Forno – Arraial do Cabo

Praia dos Anjos

É na Praia dos Anjos que ficam ancoradas as embarcações que fazem os passeios pelas praias de Arraial do Cabo. Localizada na Enseada dos Anjos, possui ao longo da praia uma avenida e diversos prédios residenciais e comerciais, e conta com uma infraestrutura de quiosques e restaurantes para atender o turista. A praia é boa para curtir e relaxar. O que pode atrapalhar é ter mesas e barracas ocupando esse espaço.

Prainha

Como o próprio nome indica, essa praia é pequena e tem somente 1,5 quilômetros. É a  primeira praia de  Arraial recebe o turista com uma vista deslumbrante: o mar com cor de Caribe da Prainha. Impossível não desviar o olhar do volante para curtir o maravilhoso visual. Ideal para quem procura mar calmo e águas um pouco menos geladas, já que a temperatura da água é um pouco mais quente do que das outras praias da região. Fica em uma região mais central e urbanizada.

Prainha - Arraial do Cabo-RJ
Prainha – Arraial do Cabo-RJ

Prainhas do Pontal do Atalaia

Famoso – e procurado –  por suas praias e pela escadaria de 255 degraus, digna de uma foto, o Pontal do Atalaia oferece mais do que isso. As Prainhas do Pontal do Atalaia quase sempre aparecem nas listas de praias mais bonitas do Brasil. Foi eleita a quinta praia mais bonita do mundo, na edição de 2020 do concurso anual do site de viagens TripAdvisor.

Veja também: Gastronomia e o que comer em Arraial do Cabo

Passeio de barco por Arraial do Cabo-RJ
Passeio de barco por Arraial do Cabo-RJ

Arraial do Cabo, o Caribe Fluminense, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?