HomeDicas de ViagemPor que visitar Ilha Grande?
Dicas de Viagem

Por que visitar Ilha Grande?

Por de sol Praia de Aventureiro
Por de sol Praia de Aventureiro
Porque Ilha Grande é linda e merece sua visita!

Ao visitar Ilha Grande você terá momentos incríveis neste arquipélago situado no município de Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro.

Destino queridinho, principalmente, de cariocas e paulistas para feriados e viagens curtas, a região é o lugar certo para deliciosos passeios de barco, mergulhos em grutas e banhos em cachoeiras de águas cristalinas.

Saiba mais: Guia de viagem Ilha Grande

A Ilha Grande, localizada próxima ao litoral de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, foi descoberta no dia 06 de janeiro de 1502, Dia dos Reis, pelo navegador Gonçalo Coelho.

Em 1559, Don Vicente da Fonseca foi designado pelo Reino de Portugal para tomá-la à posse lusitana e administrá-la. O nome surgiu por índios Tamoios que a chamavam de “Ipaum Guaçu”, expressão que significa Ilha Grande. 

A ilha tem mais de 100 praias de águas verdes-azuladas, vegetação  formada pela Mata Atlântica, trilhas de todos os níveis, animais silvestres, clima tropical o ano inteiro e povo hospitaleiro. Em 2007, a Ilha Grande foi eleita uma das 7 Maravilhas do Rio de Janeiro e ficou em 2º lugar, perdendo somente para o Pão de Açúcar. Em 2019, a ilha recebeu, junto de Paraty, título de Patrimônio Mundial da Unesco, sendo primeiro sítio misto do país reconhecido por sua cultura e natureza.

A Vila do Abraão, considerada a “capital da ilha”, é o local de maior infraestrutura turística. Nela se concentram o maior número de moradores, pousadas, campings, restaurantes, barcos para passeios e translados, operadoras de mergulho e guias de trilhas. A aventura, aliás, está garantida na região através do canyoning, trekking (caminhada), esportes aquáticos como caiaque e stand up padle (praias do Canto e Julia), surfe (praias de Lopes Mendes e Aventureiro) e mergulho (profundidade e snorkeling). 

Por toda a Ilha Grande só é permitida a circulação de bicicletas. Os carros devem ficar estacionados no continente.

Os principais lugares e praias da ilha são:

  • Provetá,
  • Araçatiba,
  • Bananal,
  • Enseada das Estrelas,
  • Sítio Forte,
  • Praia Vermelha,
  • Palmas,
  • Dois Rios,
  • Lopes Mendes,
  • Aventureiro,
  • Matariz,
  • Parnaioca,
  • Caxadaço,
  • Lagoa Azul,
  • Japariz,
  • Praia da Longa,
  • Ilha de Jorge Grego
  • Lagoa Verde.

Legado histórico

Antes de visitar Ilha Grande é importante conhecer um pouco de sua história.

O povoado obtém sua primeira identidade jurídica em 1803: Freguesia de Santana da Ilha Grande de Fora. A Ilha Grande tornou-se um famoso entreposto do tráfico ilegal de escravos até a abolição da escravatura em 1888. Somente depois de proclamada a República, em 1891, foi criado os dois primeiros distritos: Abraão e Sítio Forte, hoje Araçatiba. 

Com o término da escravidão, na segunda metade do século XIX, a cultura do café (perdurou entre 1772 e 1890) tornou-se inviável e foi abandonada. A Ilha Grande entrou em um período de decadência. Na mesma época, ocorreu o fim da “Invencível Armada” Lusitana. Desse fato resultou a intensificação do contrabando do Pau-Brasil e muitos outros tipos de contrabando.

No século XIX, D. Pedro II visitou a Ilha Grande. Ele ficou encantado com a região e decidiu adquirir a Fazenda do Holandês (hoje, Vila do Abraão) e a de Dois Rios. Na Fazenda do Holandês foi construído o Lazareto, que serviu de centro de triagem e quarentena para os passageiros enfermos que chegavam ao Brasil (mais especificamente nos casos de cólera), chegando a atender mais de quatro mil embarcações durante seus 28 anos de funcionamento. 

Em 1903 foi criada a Colônia Correcional de Dois Rios. Por outro lado, o Lazareto foi desativado, passando a funcionar como presídio político. No final da Revolução Constitucionalista de 1932, seus internos passaram para a Colônia Correcional de Dois Rios. Posteriormente o Lazareto foi demolido, mas suas ruínas permanecem até os dias atuais.

Em 1940 foi construído o Instituto Penal Cândido Mendes em Dois Rios, com capacidade para mil presos de alta periculosidade. À convivência dos presos políticos do regime militar com os presos comuns, dentro dos muros do presídio, é atribuída a origem do chamado “crime organizado”, pontuando com acontecimentos marcantes, tais como fugas de helicóptero, com ampla cobertura da mídia nacional e internacional. 

A atividade pesqueira veio substituir a agricultura decadente, no início na década de 30 do século XX, com a salga de peixe. Na década de 50, a pesca chega ao auge, quando chega a vinte o número de “fábricas de sardinha” instaladas na Ilha Grande.

No ano de 1994, o Governo do Estado do Rio de Janeiro faz a implosão da maior parte das dependências do presídio. Com a decadência da agricultura, inicia-se a regeneração de capoeiras nas áreas abandonadas e etapas superiores de sucessão vegetal. Com a desativação do Presídio da Ilha Grande, se inicia o desenvolvimento do turismo, que permanece até então. 

Visitar Ilha Grande é mergulhar na história e na biodiversidade do país.

Leia também: Curiosidades sobre Ilha Grande

iFriend: Guia de viagem em Ilha Grande

Praia Lopes Mendes Baú Ancora
Praia Lopes Mendes Baú Ancora

Agora que você já sabe porque deve visitar Ilha Grande, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região
  • Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Ilha Grande- Angra dos Reis
Ilha Grande- Angra dos Reis

Ilha Grande, um verdadeiro santuário ecológico, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?