HomeDicas de ViagemPontos turísticos de Recife
Dicas de Viagem

Pontos turísticos de Recife

Instituto Francisco Brennand de Recife -PE
Instituto Francisco Brennand de Recife -PE
Você não vai perder nenhum momento em Recife!

Os pontos turísticos de Recife compreendem não apenas o caráter religioso dos portugueses mas as obras fundamentais de engenharia e arquitetura do século XVII durante a invasão dos holandeses.

Outro detalhe muito importante é a preservação do patrimônio cultural e imaterial da cultura nordestina, como museus e institutos que conservam consideravel acervo sobre o frevo, o forró, o xote e o baião – ritmos proprios da cultura pernambucana.

Há tantos pontos turísticos em Recife você terá que ficar bem mais do que três dias para aproveitar!

Saiba mais: Guia pratico de Recife

  • Recife Antigo e o Marco Zero
  • Rua do Bom Jesus
  • Embaixada dos Bonecos Gigantes
  • Paço do Frevo
  • Sinagoga Kahal Zur Israel
  • Igreja da Madre de Deus
  • Paço da Alfândega
  • Centro de Artesanato de Recife
  • Museu Cais do Sertão
  • Memorial Luiz Gonzaga
  • Cinema São Luiz
  • Basílica Nossa Senhora do Carmo
  • Museu da Cidade e Forte das Cinco Pontas
  • Capela Dourada
  • Oficina Brennand
  • Rua da Moeda e vida noturna de Recife
  • Galo da Madrugada
Paço da Alfândega, Recife
Paço da Alfândega, Recife

Recife Antigo e o Marco Zero

Marco Zero, à beira do Cais do Porto, representa onde Recife começou.  O Recife Antigo, com suas construções coloniais, tem na Praça Barão do Rio Branco, o seu ponto inicial. A obra do artista pernambucano Cícero Dias – um mosaico de quartzo e granito colorido  no chão em forma de rosa dos ventos, contrastam com as estatuas do artista Francisco Brennand e as águas do Oceano Atlântico ali bem pertinho.

No Recife Antigo você encontra bons cafés, bares e restaurantes. Além disso, há inúmeros pontos turísticos para você conhecer.

Rua do Bom Jesus

Na Rua Bom Jesus, ainda no Recife Antigo, há um complexo arquitetônico preservado datado do século XVII ao XIX. São construções que foram revitalizadas para atender a demanda turística local como bares, restaurante e lojas de artesanato.

Embaixada dos bonecos gigantes

Ainda percorrendo a Rua do Bom Jesus, você encontra a Embaixada dos bonecos gigantes: um dos grandes símbolos do carnaval de Recife e Olinda, os bonecões, também chamados de Zé Pereira, foram criados em 1919, em alusão as figuras públicas da época. Na exposição permanente são retratados Cartola, Ayrton Senna, Elvis Presley, Chacrinha, Roberto Carlos, Michael Jackson, Tim Maia, e outros.

Paço do Frevo

Outra característica fundamental do carnaval de Recife é o frevo – O frevo é um ritmo musical e uma dança típica de Pernambuco. E o Paço do Frevo é a instituição responsável por resguardar todos os registros sobre a cultura do frevo no carnaval de Pernambuco. Um lugar para estudar, criar, experimentar e vivenciar o rico universo do Frevo. Este é, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais procurados em Recife.

Sinagoga Kahal Zur Israel

primeira sinagoga das Américas foi construída em Recife, na rua do Bom Jesus, no século 17, bem como grande parte dos edifícios do Recife Antigo. A Sinagoga Kahal Zur Israel é aberta para visitação. O lacal também compreende um sítio arqueológico datado do século XVII.

Igreja da Madre de Deus

Igreja da Madre de Deus é uma igreja barroca que foi erigida em 1689 e tombada pelo Iphan em 1938, é uma das mais antigas da cidade, fazendo parte de um complexo arquitetônico e paisagístico localizados às margens do rio Capibaribe, como o Paço da Alfândega e o edifício Chanteclair.

Paço da Alfândega

Paço Alfândega, antigo Convento dos Padres Oratorianos de São Filipe Néri (1732) e antiga Alfândega de Pernambuco (1826), é um centro comercial pequeno com área de alimentação mais restrita e aconchegante.

Centro de Artesanato de Recife

Comprar lembrancinhas, roupas entre outros adereços próprios de Recife, na Feira de Artesanato, certamente você vai encontrar. Um espaço que possui grande diversidade artesanal, organização, corredores amplos, vista privilegiada para o mar e preços que cabem no bolso de todos.

Museu Cais do Sertão

Museu Cais do Sertão está instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, é um local de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e experiências. Nele há uma das mais relevantes exposições sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um dos ritmos tradicionais de Pernambuco.

Memorial Luiz Gonzaga

Rei do Baião tem um espaço exclusivo para celebrar sua vida e obra – o Memorial Luiz Gonzaga surgiu sob o objetivo de favorecer a pesquisa, preservar e difundir a memória de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina.

Cinema São Luiz

Cinema São Luiz é um cinema de rua e cine-teatro de grande relevância cultural. O prédio em estilo art decó,  foi inaugurado em 1952. Está situado numa das esquinas do cruzamento entre a Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora e Ponte Duarte Coelho, às margens do Rio Capibaribe.

Basílica Nossa Senhora do Carmo

Basílica Nossa Senhora do Carmo é uma das igrejas coloniais mais importantes de Recife,  erigida no final do século XVII.

Museu da Cidade e Forte das Cinco Pontas

O Forte de São Tiago das Cinco Pontas está localizado no bairro de São José, construído pelos holandeses, em 1630. A belíssima construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, serve atualmente como sede do Museu da Cidade do Recife.

O museu por sua vez foi instalado no forte em 1982, numa construção portuguesa de pedra e cal construída por cima do forte holandês, feito de madeira e terra.

Capela Dourada

Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Capela Dourada é uma capela da Ordem Franciscana, uma das joias do período colonial em Recife. Seu oratório principal é ricamente ornamentado em dourado com imagens barrocas

Oficina Brennand

Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um museu de arte ceramista criado pelo artista pernambucano Francisco Brennand. um complexo monumental — museu e ateliê — com aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, paineis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos.

Instituto Ricardo Brennand

Um belíssimo castelo em pleno nordeste, o Instituto Ricardo Brennand, também conhecido como Castelo de Brennand, é uma instituição cultural brasileira sem fins lucrativos. Há exposições permanentes e temporárias, sendo possível acompanhar obras brasileiras e de outras partes do mundo. Em um dos edifícios fica a exposição que mostra um pouco do Brasil Holandês, com muitos quadros de Frans Prost e peças em mármore trabalhado entre outras obras icônicas.

Rua da Moeda e vida noturna de Recife

Rua da Moeda é o principal point da juventude de Recife, onde concentra vários bares e restaurantes animados, com música ao vivo e baladas de baião, xote, forró, axé… tem para todos os gostos. 

Galo da Madrugada

galo da Madrugada é um dos maiores blocos de Carnaval de rua do mundo que chega a durar quase dez horas, com mais de 30 trios-elétricos. No projeto Galo da Madrugada é possível conferir as peculiaridades do bloco, exposições e muito mais. 

Você terá momentos ainda mais incríveis nos pontos turísticos em Recife contratando um iFriend.

Veja também: Passeios em Recife

Letreiro de Recife

Recife, a Veneza Brasileira, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?