HomeDicas de ViagemPontos Turísticos da Rota das Emoções
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos da Rota das Emoções

Delta do Parnaíba - Piauí
Delta do Parnaíba - Piauí
As belezas naturais e emoções do Nordeste brasileiro

Os pontos turísticos da Rota das Emoções são seus principais cartões postais. Com um roteiro que combina cenários espetaculares, muito sol, dunas, praias e águas cristalinas, a Rota das Emoções é uma viagem que percorre o litoral de três estados do nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Maranhão. Suas principais atrações são Jericoacoara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí) e Lençóis Maranhenses (Maranhão).  

Saiba mais: Guia de viagem Rota das Emoções

Praia Malhada - Jericoacoara - Ceará
Praia Malhada – Jericoacoara – Ceará
  • Lençóis Maranhenses (MA) – Assistir ao dia amanhecer ou ao sol se pôr nos Lençóis Maranhenses é um programa que precisa estar na sua lista pela Rota das Emoções. Uma imensidão de dunas e piscinas naturais trazem a sensação de estar num paraíso. Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Barreirinhas é a principal base para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhense, considerado o maior parque de dunas do Brasil.
  • Atins (MA) – Atins é uma das bases para explorar as lagoas do Maranhão. O vilarejo tem ruas de areia, praias (onde predomina a prática do kitesurf), lagoas e dunas. O acesso é um pouco difícil, mas vale muito a pena. Para chegar lá a partir de São Luís ou Barreirinhas, só de veículo 4×4 ou de barco. 
  • Rio Preguiças (MA) – O Passeio pelo Rio Preguiças pode ser feito a partir de Barreirinhas, neste caso o foco é o pedaço dos Lençóis Maranhenses. Quem vai do Piauí, pode fazer o passeio para chegar em Barreirinhas e de quebra visitar o povoado de Vassouras e o Farol Mandacaru, onde é possível subir para ter uma vista panorâmica da região. O visual do rio é fantástico e o pôr do sol também. Aliás, na viagem à Rota das Emoções o que não faltam são pores do sol incríveis.
  • Praia do Amor (MA) – Deserta, rústica, com dunas que soterraram o mangue. Localizada em Tutóia, a Praia do Amor é uma das mais belas praias em mar aberto do Maranhão. Você pode conhecê-la no passeio de quadriciclo ou buggy pelas praias da região.
  • Delta do Parnaíba (PI) – Um dos pontos altos da rota, O terceiro maior delta do mundo e o único em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba é um passeio encantador. É formado por mais de 80 ilhas e dunas que os ventos fazem e desfazem. O passeio encerra na Revoada dos Guarás, ao cair da tarde, com um toque de emoção.
  • Revoada do Guarás (PI) – A Revoada dos Guarás, no Delta do Parnaíba, é um dos momentos mais emocionantes da Rota das Emoções. Todos os dias, por volta das cinco da tarde, os guarás voam para seu refúgio noturno. Eles vêm de várias direções diferentes e vão se juntando em uma revoada linda. Enquanto isso dezenas de barquinhos de turistas observam o fenômeno em absoluto silêncio, curtindo o voar sublime das aves avermelhadas. Inclusive, durante o tour, os viajantes aprendem que os guarás nascem pretos e adquirem a coloração avermelhada de tanto comer caranguejos. 
  • Praia do Coqueiro (PI) – É considerada uma das melhores e mais belas praias da cidade de Luís Correia. Nos fins de semana, ela fica bem movimentada e recebe muitos visitantes dos municípios vizinhos. A praia tem esse nome porque fica em uma vila cheia de coqueiros, com muitas casas de veraneio, hotéis e barracas de praia. Na maré baixa, algumas piscinas naturais se formam nos corais dando um novo toque ao cenário.  
  • Parque Nacional de Jericoacoara (CE) – Administrado pelo Instituto Chico Mendes, o Parque Nacional de Jericoacoara é um lugar rico em belezas naturais, onde construções são proibidas. A Pedra Furada é uma de suas grandes atrações, assim como o Morro do Serrote, onde está localizado o farol. Seu território é repleto de dunas, inclusive a famosa Duna do Pôr do Sol, “point” dos visitantes nos fins de tarde. 
  • Praia de Jericoacoara (CE) – A Praia de Jericoacoara é a praia principal e fica bem no centrinho da vila. Ela tem uma grande faixa de areia e um mar com ondas suaves. A infraestrutura é excelente, com vários bares e restaurantes à beira-mar. O lado leste da praia é bastante frequentado pelos praticantes de kitesurf, pois é nele que está autorizado a prática do esporte. Já na área oeste, nas proximidades da Duna do Pôr do Sol, ficam os praticantes de windsurf.
  • Praia Malhada (CE) – Caminhado por aproximadamente 10 minutos para o canto direito da Praia Principal se chega à Praia Malhada, um lugar para aqueles que querem passar um dia menos agitado. Além do mar, é possível se banhar em algumas piscinas naturais formadas entre as rochas da região. Como não há estrutura na praia, é necessário que o turista leve o que for preciso para passar o dia nela. 
  • Praia do Preá (CE) – Localizada no município de Cruz, na Vila do Preá, um vilarejo vizinho de Jericoacoara, essa praia tem ventos fortes e, por isso, atrai os praticantes de kitesurf e de vela. É um local mais urbanizado que Jericoacoara, porém com menos opções de entretenimento.
  • Trilha em Chaval (CE) – Quase na divisa entre o Ceará e Piauí, Chaval é conhecida como a Cidade das Pedras por suas formações rochosas. Ainda não tão explorada pelos turistas, a Trilha das Carnaúbas é uma ótima parada pela Rota das Emoções. A trilha não exige muito preparo físico, a subida não é tão íngreme e as vistas valem cada passo caminhado. Lá de cima, você verá os dois estados em um visual lindo.   
  • Praias de Camocim (CE) – São 60 km de praias em Camocim, incluindo a Ilha do Amor, Tajatuba e Guriú. Algumas praias são desertas e com difícil acesso. A Praia Barra dos Remédios, uma das mais belas do litoral cearense, tem dunas e o encontro da água do rio com o mar. Para chegar na Barra dos Remédios, o acesso é feito de bugre ou 4×4. Já a Praia de Maceió é ótima para quem pratica kitesurf. Camocim é desses lugares não tão famosos, mas que vale a pena incluir no roteiro.

Veja também: Ecoturismo na Rota das Emoções.

iFriend: Guia de viagem na Rota das Emoções

Você já viu os principais pontos turísticos da Rota das Emoções, agora você deve escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará
Pedra Furada – Jericoacoara – Ceará

Rota das Emoções, o circuito imperdível do Nordeste brasileiro, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?