HomeDicas de ViagemTurismo em Ilhabela
Dicas de Viagem

Turismo em Ilhabela

praia do bonete - ilhabela
praia do bonete - ilhabela
Ilhabela é conhecida pelos campeonatos de barco a vela, o que rendeu o título de Capital da Vela brasileira.

O turismo em Ilhabela é basicamente focado no ecoturismo e nas belezas naturais que compõem a região. Quem vem para a cidade quer aproveitar ao máximo as belezas naturais e desfrutar de cada momento único.

  • Cachoeira do Gato
  • Baía de Castelhanos
  • Praia do Bonete
  • Cachoeira dos Tres Tombos
  • Praia da Fome
  • Praia do Curral
  • Praia do Pereque
  • Parque Estadual de Ilhabela

Saiba mais: Guia de viagem Ilhabela

Cachoeira do Gato

Um dos principais pontos turísticos de Ilhabela, a Cachoeira do Gato é uma das quedas d’água mais bonitas da cidade. Com 80 metros de altura, ela pode ser vista até mesmo por quem está mais perto da praia. Além de curtir o visual, registrando as mais belas fotos, a cachoeira também é indicada para um bom banho. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha, que tem início na Praia de Castelhanos. São 4 km no meio da Mata Atlântica. Uma dica para o percurso é ir de tênis.

Baía de Castelhanos

Se mesmo no meio da típica agitação de Ilhabela, você também procura alguns  momentos de tranquilidade – e não se importar de literalmente colocar o pé no barro para chegar no destino -,  visite a Baía de Castelhanos. Com quase 2km de extensão, a praia — que leva o mesmo nome da baía — encanta pela cor azul de suas águas claras. Mesmo mais sossegada,  oferece serviços de bar e restaurante. Para esse passeio, é preciso entrar no Parque Estadual.

Praia do Bonete

Esta praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Fica localizada em uma região mais afastada do município. Para chegar na Praia do Bonete, você pode ir por terra ou pelo mar. Quem optar pela caminhada, vai ser recompensado com  muitas belezas naturais de encher os olhos. O caminho é cercado por cachoeiras maravilhosas.

Cachoeira dos Três Tombos

Cachoeira dos Três Tombos é uma das atrações naturais procuradas pelos turistas que vão até Ilhabela. Essa cachoeira oferece aos visitantes uma piscina natural, para um mergulho e restabelecer as energias. O local é perfeito para a observação e monitoramento de grande diversidade de espécies de aves da Mata Atlântica, como marrecos, gaviões, corujas, entre outros.

Praia da Fome

Esta praia é acessível apenas por mar, e é perfeita para quem quer experimentar  a sensação de navegar por alto mar, e sentir o vento marítimo que traz aquela sensação de liberdade. O mar calmo e a água transparente são um convite para um mergulho. O nome “Praia da Fome” vem da época colonial, que conta que os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África, para depois serem vendidos conforme seu peso. 

Praia do Curral

Praia do Curral tem ótima estrutura para turistas, com serviço de quiosques e bares à beira-mar. É sem dúvida uma das praias mais movimentadas de Ilhabela e atrai, especialmente na alta estação. Também é possível alugar barcos, botes e jet skis para passear e se divertir.

Praia do Perequê

Como fica localizada no centro de Ilhabela, confere um ar mais urbano entre as outras praias da região. A Praia do  Perequê possui uma infraestrutura completa, com restaurantes, quiosques, ciclovia e uma orla convidativa para um passeio. Ao fim do dia, você ainda pode aproveitar as lojinhas!

Parque Estadual de Ilhabela

parque está localizado em uma extensa área de um verde da Mata Atlântica. Tem picos com mais de 1.000 metros de altitude, o que  proporciona a formação das inúmeras cachoeiras que banham a região. A fauna, assim como a flora, são um espetáculo à parte. O parque fica aberto diariamente. A entrada que dá acesso à trilha para a Praia do Bonete fica aberta durante todo o. O período de funcionamento do parque é das 8h às 18h. 

Centro histórico

Parada obrigatória para todos que visitam Ilhabela, é, sem dúvida,o Centro Histórico de Ilhabela, mais conhecido como Vila. Isso por que parece uma charmosa vilinha mesmo. Com  lojinhas coloridas, restaurantes e decks, de onde é possível curtir a paisagem do mar de cor esverdeada, típica de Ilhabela. O ideal é reservar algumas horas para um passeio e visitar as lojas de artesanato local e  souvenirs. Lá não vão faltar opções para almoço ou jantar em diversos restaurantes da região.

Veja também; Quando visitar ilhabela

praia do bonete - ilhabela
praia do bonete – ilhabela

iFriend em Ilhabela

Sua viagem estará ainda mais completa com um iFriend em Ilhabela.

Inti – O Inti curte desbravar matas e cachoeiras, sendo um bom conhecedor da região.

Flávia – A Flávia vai te levar num tour completo para conhecer toda a região.

ilhabela vista aerea
ilhabela vista aerea

Ilhabela, a capital da vela, está esperando sua visita.

iFriendFind a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?