O que fazer em Porto Seguro? Muitas aventuras pelo passado do Brasil!
A começar por sua rede hoteleira que concentra pousadas, hotéis e resorts com excelente infraestrutura e para todos os gostos.
Outro fator de destaque em Porto Seguro é a vida noturna do lugar com muitos bares e restaurantes com música ao vivo. Você não deve deixar de conhecer a Passarela do Descobrimento (também chamada de Passarela do Álcool pelos locais) – um misto de shopping center com zona boêmia bem no centro da cidade. Lá tem lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas com o anoitecer.
A vida natural é muito apreciada por quem vem em Porto Seguro para contemplar – a cidade compreende praias, reservas ecológicas e até pontos para ver baleias que ocasionalmente visitam os mares da cidade.
Vale muito a pena alugar um bugre para percorrer as praias da região. Em especial para quem deseja ficar por mais tempo deve visitar as famosas irmãs Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva e Santa Cruz Cabrália.
O centro histórico preservado que mostra construções e relíquias tanto dos colonizadores como dos nativos. São réplicas de caravelas, igrejas, fortes e ruinas de construções que se transformaram em sítio arqueológico.
Os nativos indígenas da tribo Pataxó também têm sua cultura e tradições preservadas – os visitantes podem conhecer muito de seus costumes em vivências com os nativos: aprender o uso do arco e flecha, preparação de determinados alimentos, participar de danças e comprar o artesanato dos índios.
Saiba mais: Guia prático de Porto Seguro
Primeiro dia
Faça um walking tour pelo Centro Histórico – Apesar de parte do que foi construído em 1553 tenha se perdido com o passar dos anos, hoje em dia, ainda é possível encontrar um patrimônio remanescente significativo. 48 construções de época estão preservadas. Monumentos históricos e a paisagem exuberante abrem cena para as melhores comidas típicas.
Não deixe de fazer fotos incríveis no Marco do Descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503.
Visite também o Farol de Porto Seguro, de 1907, que está localizado a cerca de 1,5km de distância do porto da cidade e sua localização garante uma das melhores vistas da cidade.
Conheça o Memorial Epopeia do Descobrimento – onde os monitores compartilham informações didáticas sobre a história e botânica local.
Termine o dia no próprio Centro Histórico onde você poderá curtir a noite da cidade e degustar os pratos típicos baianos.
Segundo dia
Aproveite o segundo dia para conhecer um pouco dos costumes dos indígenas que habitam a região no passeio a Reserva Indígena da Jaqueira, uma tribo pataxó, nativa de Porto Seguro que abre as portas de sua aldeia de forma a mostrar sua cultura, seus hábitos diários, artísticos e religiosos aos visitantes.
Se você quiser poderá pernoitar na aldeia, mas deverá reservar com antecedência. Visitar uma aldeia indígena é ideal para conhecer a história dos nativos de nosso povo, seus costumes e aprenderas histórias de superação dos indígenas e sua luta por reconhecimento. Não deixe de adquirir os artesanatos indígenas e fazer snapchats, tiktoks entre outros vídeos para suas redes.
O Museu do Centro Histórico de Porto Seguro também é uma atração para muitos turistas que visitam a cidade. Com artefatos antigos e pessoas que conhecem a história do lugar, você consegue fazer uma bela viagem ao passado.
Termine o dia na Passarela do Descobrimento, mais conhecida como Passarela do Álcool pelos locais. Tome uns drinques e relaxe no som de diversos grupos locais de Porto Seguro. Contagie-se com a cultura do lugar. Não se esqueça de chamar o iFriend para compartilhar desses momentos, hein?!
Terceiro dia
Se você vai ficar apenas três dias em Porto Seguro, o melhor seria você conhecer também Trancoso e Arraial d´Ajuda.
O Passeio de balsa até Arraial d´Ajuda já é um passeio e tanto para começar a aventura. Porém, o ideal é percorrer as estradas de acesso às cidades vizinhas de bugre e curtir as paisagens naturais únicas da região.
Há quem prefira se hospedar em Arraial d´Ajuda e Trancoso e vá para Porto Seguro só para passear – Os distritos são bem menos frequentadas pelos visitantes e você poderá ter momentos realmente relaxantes nas paisagens do lugar sem perder muito a diversão. Os hotéis também tem infraestrutura de lazer e de serviços completa.
De dia, as caminhadas costa a costa são a melhor pedida: a partir da Praia de Mucugê, a praia mais central de Arraial d’Ajuda – de um lado, você segue até a foz do Rio Buranhém do outro você pode caminhar até Trancoso, se tiver disposição.
Arraial é pequenina e charmosa – lá você deverá conhecer o Largo da Ajuda, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda e as casinhas coloridas, remanescentes dos hippies das décadas 1970- 1980 que foram morar no lugar buscando maior ligação com a natureza.
Mais passeios? Saiba mais com um iFriend em Arraial d´Ajuda!
Roteiro mais dias
Você ficará impressionado com tudo que Porto Seguro poderá oferecer!
Você sabia que em Porto Seguro você pode avistar as baleias Jubarte? Em algumas épocas do ano (entre julho e outubro, principalmente), é possível observar baleias jubarte na costa da Bahia. O passeio tem por objetivo conscientizar a preservação desses mamíferos em extinção. Você se sentirá privilegiado em observar tão de perto e entender melhor como é a vida desses animais, que chegam a atingir 17 metros.
Uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Arraial d´Ajuda é fazer uma selfie no Muro de fitinhas do Senhor do Bonfim atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora d´Ajuda – aproveite para amarrar a sua fitinha e fazer um pedido – eles costumam se realizar, com fé e muito axé!
Ah, e não deixe de registrar o momento na réplica da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil no Memorial do Descobrimento.
Veja também: o que comer em Porto Seguro
iFriend em Porto Seguro
Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Porto Seguro.
- Acassio – O Acassio é guia de turismo na Bahia gosta de atividades físicas e esportes aquáticos e vai te levar para conhecer a noite de Porto Seguro.
- Jatobá– O Jatobá conhece todo o litoral sul da Bahia, gosta de turismo religioso e natural.
- Marina – A Marina é professora de inglês e vai te levar para conhecer tudo que Porto Seguro tem para oferecer!
Veja também: Quando visitar Porto Seguro
Porto Seguro, o Berço do Descobrimento é lindo e está esperando sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar