HomeDicas de ViagemO que fazer em Porto Seguro
Dicas de Viagem

O que fazer em Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Centro Histórico de Porto Seguro
Porto Seguro tem inúmeras possibilidades de passeios.

O que fazer em Porto Seguro? Muitas aventuras pelo passado do Brasil!

A começar por sua rede hoteleira que concentra pousadas, hotéis e resorts com excelente infraestrutura e para todos os gostos.

Outro fator de destaque em Porto Seguro é a vida noturna do lugar com muitos bares e restaurantes com música ao vivo. Você não deve deixar de conhecer a Passarela do Descobrimento (também chamada de Passarela do Álcool pelos locais) – um  misto de shopping center com zona boêmia bem no centro da cidade. Lá tem lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas com o anoitecer.

vida natural é muito apreciada por quem vem em Porto Seguro para contemplar – a cidade compreende praias, reservas ecológicas e até pontos para ver baleias que ocasionalmente visitam os mares da cidade.

Vale muito a pena alugar um bugre para percorrer as praias da região. Em especial para quem deseja ficar por mais tempo deve visitar as famosas irmãs Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva e Santa Cruz Cabrália.

O centro histórico preservado que mostra construções e relíquias tanto dos colonizadores como dos nativos. São réplicas de caravelas, igrejas, fortes e ruinas de construções que se transformaram em sítio arqueológico.

Os nativos indígenas da tribo Pataxó também têm sua cultura e tradições preservadas – os visitantes podem conhecer muito de seus costumes em vivências com os nativos: aprender o uso do arco e flecha, preparação de determinados alimentos, participar de danças e comprar o artesanato dos índios.

Saiba mais: Guia prático de Porto Seguro

Primeiro dia

Faça um walking tour pelo Centro Histórico – Apesar de parte do que foi construído em 1553 tenha se perdido com o passar dos anos, hoje em dia, ainda é possível encontrar um patrimônio remanescente significativo. 48 construções de época estão preservadas. Monumentos históricos e a paisagem exuberante abrem cena para as melhores comidas típicas.

Não deixe de fazer fotos incríveis no Marco do Descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503.

Visite também o Farol de Porto Seguro, de 1907,  que está localizado a cerca de 1,5km de distância do porto da cidade e sua localização garante uma das melhores vistas da cidade.

Conheça o Memorial Epopeia do Descobrimento – onde os monitores compartilham informações didáticas sobre a história e botânica local.

Termine o dia no próprio Centro Histórico onde você poderá curtir a noite da cidade e degustar os pratos típicos baianos.

Segundo dia

Aproveite o segundo dia para conhecer um pouco dos costumes dos indígenas que habitam a região no passeio a Reserva Indígena da Jaqueira, uma tribo pataxó, nativa de Porto Seguro que abre as portas de sua aldeia de forma a mostrar sua cultura, seus hábitos diários, artísticos e religiosos aos visitantes.

Se você quiser poderá pernoitar na aldeia, mas deverá reservar com antecedência. Visitar uma aldeia indígena é ideal para conhecer a história dos nativos de nosso povo, seus costumes e aprenderas histórias de superação dos indígenas e sua luta por reconhecimento. Não deixe de adquirir os artesanatos indígenas e fazer snapchats, tiktoks entre outros vídeos para suas redes.  

Museu do Centro Histórico de Porto Seguro também é uma atração para muitos turistas que visitam a cidade. Com artefatos antigos e pessoas que conhecem a história do lugar, você consegue fazer uma bela viagem ao passado.

Termine o dia na Passarela do Descobrimento, mais conhecida como Passarela do Álcool pelos locais. Tome uns drinques e relaxe no som de diversos grupos locais de Porto Seguro. Contagie-se com a cultura do lugar. Não se esqueça de chamar o iFriend para compartilhar desses momentos, hein?!

Terceiro dia

Se você vai ficar apenas três dias em Porto Seguro, o melhor seria você conhecer também Trancoso e Arraial d´Ajuda.  

O Passeio de balsa até Arraial d´Ajuda já é um passeio e tanto para começar a aventura. Porém, o ideal é percorrer as estradas de acesso às cidades vizinhas de bugre e curtir as paisagens naturais únicas da região.

Há quem prefira se hospedar em Arraial d´Ajuda e Trancoso e vá para Porto Seguro só para passear – Os distritos são bem menos frequentadas pelos visitantes e você poderá ter momentos realmente relaxantes nas paisagens do lugar sem perder muito a diversão. Os hotéis também tem infraestrutura de lazer e de serviços completa.

De dia, as caminhadas costa a costa são a melhor pedida: a partir da Praia de Mucugê, a praia mais central de Arraial d’Ajuda – de um lado, você segue até a foz do Rio Buranhém do outro você pode caminhar até Trancoso, se tiver disposição.

Arraial é pequenina e charmosa – lá você deverá conhecer o Largo da Ajuda, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda e as casinhas coloridas, remanescentes dos hippies das décadas 1970- 1980 que foram morar no lugar buscando maior ligação com a natureza.

Mais passeios? Saiba mais com um iFriend em Arraial d´Ajuda!

Roteiro mais dias

Muro de fitinhas de Arraial d´Ajuda
Muro de fitinhas de Arraial d´Ajuda

Você ficará impressionado com tudo que Porto Seguro poderá oferecer!

Você sabia que em Porto Seguro você pode avistar as baleias Jubarte? Em algumas épocas do ano (entre julho e outubro, principalmente), é possível observar baleias jubarte na costa da Bahia. O passeio tem por objetivo conscientizar a preservação desses mamíferos em extinção. Você se sentirá privilegiado em observar tão de perto e entender melhor como é a vida desses animais, que chegam a atingir 17 metros.

Uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Arraial d´Ajuda é fazer uma selfie no Muro de fitinhas do Senhor do Bonfim atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora d´Ajuda – aproveite para amarrar a sua fitinha e fazer um pedido – eles costumam se realizar, com fé e muito axé!

Ah, e não deixe de registrar o momento na réplica da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil no Memorial do Descobrimento.  

Veja também: o que comer em Porto Seguro

iFriend em Porto Seguro

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Porto Seguro.

  • Acassio – O Acassio é guia de turismo na Bahia gosta de atividades físicas e esportes aquáticos e vai te levar para conhecer a noite de Porto Seguro.
  • Jatobá– O Jatobá conhece todo o litoral sul da Bahia, gosta de turismo religioso e natural.
  • Marina – A Marina é professora de inglês e vai te levar para conhecer tudo que Porto Seguro tem para oferecer!

Veja também: Quando visitar Porto Seguro

Vista de Porto Seguro
Vista de Porto Seguro

Porto Seguro, o Berço do Descobrimento é lindo e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?