HomeDicas de ViagemO que fazer em Ilha Grande?
Dicas de Viagem

O que fazer em Ilha Grande?

Lagoa Azul - Ilha Grande- Angra dos Reis
Lagoa Azul - Ilha Grande- Angra dos Reis
Você vai adorar esse roteiro por Ilha Grande!

Há muito para se fazer em Ilha Grande

A Ilha, situada no litoral de Angra dos Reis-RJ, atrai turistas de todo o mundo em busca de tranquilidade, praias semidesertas, ilhas paradisíacas e esportes de aventura. Nos seus mais de 190 quilômetros quadrados não faltam surpresas. 

Das trilhas aos mergulhos de cilindro para os mais aventureiros, dos banhos de sol aos passeios de barco para os mais pacatos – há sempre um pedacinho desse paraíso esperando por você!

Saiba mais: Guia de viagem Ilha Grande

Primeiro dia

No seu primeiro dia, aproveite para conhecer a Praia de Lopes Mendes, que já esteve na lista das praias mais bonitas do Brasil.

Do cais da Vila do Abraão saem lanchas para a Praia dos Mangues, que fica na Enseada de Palmas. Ao lado dessa praia, está a Praia do Pouso e da Praia do Pouso para Lopes Mendes, existe uma trilha principal de 20 minutos. Outra opção é fazer a trilha da Aroeira, mas é preciso ter bom preparo físico, pois ela dura cerca de 1 hora de caminhada. O esforço vale muito a pena, pois pelo caminho o turista encontra pés de caju, goiaba e jamelão, além de vários outros tipos de vegetação. 

Depois de curtir muito a Praia de Lopes Mendes, retorne pela trilha principal para a Praia dos Mangues. Você pode almoçar por lá antes de partir para a próxima parada: o Farol dos Castelhanos.

Suba na lancha e vá em direção ao Farol, que funciona como sinalizador da entrada da baía da Ilha Grande. Ele é aberto para visitação mediante prévia autorização da marinha (é preciso mandar e-mail com bastante antecedência). Nesses casos, você chega à Praia dos Castelhanos e caminha por cerca de 50 minutos até o Farol para conhecê-lo. Caso não consiga agendar, vale apreciar o monumento da lancha mesmo. 

De volta à terra, a sugestão para a noite é jantar no Bar e Restaurante Lua e Mar, que serve peixes e frutos do mar em frente à Praia do Canto, na Vila do Abraão.

Segundo dia

Reserve o segundo dia para fazer o passeio à Lagoa Verde e a Lagoa Azul. Ele é o único que faz uma parada na Gruta do Acaiá. A gruta ficou famosa por causa da luz que entra pelo mar e deixa com um tom fluorescente, difícil de mostrar com fotos. 

A Lagoa Verde tem um tom de verde esmeralda incrível. Como não tem faixa de areia, a dica é se jogar na água. Com um simples mergulho de snorkel, você consegue apreciar diversas espécies da vida marinha. Na Lagoa Azul, faça o mesmo: se jogue no mar, pegue seu snorkel, pés de pato e o que mais tiver para observar a vida nas águas. É possível encontrar tartarugas, cavalos-marinhos, lindos corais e muito mais.

Ao retornar, vale dar uma parada no Saco do Céu, apenas para contemplar e fazer belas fotografias. Depois é hora de partir para a Praia da Crena, onde você pode dar um mergulho, tomar sol e almoçar. 

Para fechar o dia, a sugestão é o Restaurante Pé na Areia, na Vila do Abraão. O ambiente é bem descontraído, com mesinhas na areia e música ao vivo.

Terceiro dia

Para o último dia, indicamos um dos passeios mais procurados para quem visita a ilha: a Volta à Ilha Grande. Agende com antecedência com uma das agências de turismo na região. O passeio pode ser feito de lancha e há agências que oferecem um cooler para os passageiros colocarem bebidas e gelo. 

As principais paradas desse tour são: Caxadaço, Parnaióca, Aventureiro e Meros. O barco também para na Praia de Maguariquessaba, onde você pode almoçar no Restaurante Peixe com Banana. O restaurante é fantástico e a praia é bem exclusiva, sem ondas. Aproveite para experimentar o clássico e famoso peixe com banana do menu.

De volta à sua pousada, descanse! Mais tarde, vá curtir a noite na Vila do Abraão! Uma boa pedida é o Casarão da Ilha, restaurante com música ao vivo e drinks deliciosos. Se preferir, arrume um violão, junte os amigos e a família, compre alguns petiscos e faça um luau à beira-mar. 

Leia também: Quanto custa viajar para Ilha Grande?

iFriend: Guia de viagem em Ilha Grande

Mergulho
Mergulho

Agora que você já sabe o que fazer em Ilha Grande, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região
  • Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Praia Lopes Mendes Baú Ancora
Praia Lopes Mendes Baú Ancora

Ilha Grande, um verdadeiro santuário ecológico, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?