HomeDicas de ViagemEcoturismo em Ilha Grande
Dicas de Viagem

Ecoturismo em Ilha Grande

Lagoa verde - Ilha Grande
Lagoa verde - Ilha Grande
Um dos melhores lugares para se manter em contato com a natureza

O Ecoturismo em Ilha grande é uma das principais atividades que você deverá fazer em Angra dos Reis.

Uma das melhores maneiras de explorar os encantos da Ilha Grande é praticando esportes. As caminhadas levam a praias paradisíacas, como Lopes Mendes e Aventureiro. O mergulho revela o colorido dos peixes, dos corais, das estrelas-do-mar e tartarugas-marinhas. 

Já o camping é mais que um estilo de vida, é uma arte. Seja na Praia do Aventureiro ou Araçatiba, acampar é uma oportunidade de conexão intensa com a natureza, apreciando céus estrelados e ouvindo o cantar dos pássaros. Há diversas formas de desbravar a ilha, preservando a natureza e estando mais próximo dela. 

Não se esqueça de que o ecoturismo na ilha é uma forma de preservação e conscientização ambiental.

Saiba mais: Guia de viagem Ilha Grande

  • Caminhada na Rota dos Piratas + Lopes Mendes – Essa caminhada é em meio as belezas e biodiversidade da mata Atlântica. O trajeto é feito parte em estrada não pavimentada, parte em trilhas que exigem resistência e preparo físico. Há muitas atrações ao longo do caminho, como o mirante da Curva da Morte, Poço dos Soldados, calçada de pedras (feita por pessoas escravizadas e muito utilizada no século XIX) e Praia do Caxadaço, uma pequena praia paradisíaca com água cristalinas muito convidativas à prática de snorkeling. Como a Praia do Caxadaço fica escondida atrás de uma enorme parede de rochas que faz com que seja invisível para quem navega até mesmo próximo a costeira, era frequentemente usada por piratas e navios negreiros para o tráfico de pessoas escravizadas. A caminhada termina em Lopes Mendes, uma das mais belas praias da região. O passeio é oferecido pela Ilha Grande Hiking.
  • Nascer do sol no Pico do Papagaio e caminhada noturna – Nesse tour de 8 horas de duração, o turista faz uma caminhada noturna pela Mata Atlântica para assistir ao espetacular nascer do sol no topo do Pico do Papagaio, a 982 metros acima do nível do mar. O Pico do Papagaio é o segundo pico mais alto da Ilha Grande, mas com as mais incríveis vistas da Ilha Grande e arredores. A trilha é cansativa, mas as recompensas são incontáveis, a começar pela própria caminhada, que oferece a oportunidade única de encontrar a vida noturna no caminho, sem contar com a vista privilegiada do topo. É uma experiência imperdível para quem gosta de passeios incomuns e muito contato com a natureza. O passeio é oferecido pela Ilha Grande Hiking.
  • Rapel na Feiticeira – Os 15 metros de queda livre com águas fortes e cristalinas fazem da Cachoeira da Feiticeira um dos melhores pontos de rapel de todo o Brasil. Ela é perfeita para os iniciantes e na medida certa para quem busca uma aventura radical e segura. O rapel de cachoeira é chamado de Canyoning e várias agências de turismo na Vila do Abraão oferecem o passeio até a praia e depois o turista precisa subir até a queda d’água. A cachoeira fica cerca de 20 minutos de caminhada por uma trilha íngreme, partindo da Praia da Feiticeira. Quem tiver o equipamento e quiser fazer o rapel por conta própria, é só chegar cedo e garantir um grampo.
  • Mountain bike – A Ilha Grande tem muito a oferecer para os adeptos do mountain bike. Uma boa parte das trilhas para trekking podem ser percorridas de bicicleta. Há roteiros de dificuldade variada: plano, subidas leves, fortes, estrada de terra em serra, praias de areia dura e mole, riachos etc. Na Vila do Abraão, é possível alugar uma bike, mas se você é praticante de mountain bike, terá que levar a sua. 
  • Mergulho – Viajar para a Ilha Grande é uma oportunidade de ver estrelas do mar, cavalos e tartarugas-marinhas, entre outros, com um simples mergulho de snorkel. Mas para quem quer ir mais a fundo, existem operadoras de mergulho na região que realizam o mergulho com cilindro. Para os iniciantes ou para quem nunca mergulhou existe o mergulho de batismo. Normalmente é um instrutor para até dois batizados em uma profundidade máxima de cerca de 10 metros.
  • Canoa Havaiana – O passeio de canoa havaiana se adaptou bem ao mar da Ilha Grande e remar se tornou uma das melhores experiências para os turistas. O tour conta com paradas para banho e mergulho em locais paradisíacos. Algumas agências oferecem este passeio na ilha. Há a opção de ir com um instrutor, que ensina as técnicas do esporte, ou então somente com a família e os amigos, onde todos remam juntos. Ah, e é claro, tem o passeio romântico para casal, com foco na privacidade. 
  • Camping – Acampamento na Ilha Grande é uma atividade que deve ser cuidadosamente planejada, principalmente se você nunca esteve acampando por lá. Você estará visitando uma área de preservação ambiental, então não pode acampar onde quiser porque o acampamento selvagem é proibido em toda a Ilha Grande. Existem algumas possibilidades para quem quer praticar o camping na ilha. Algumas comunidades oferecem condições para acampamento seja com estrutura adequada de camping ou de uma forma mais precária como em terrenos de moradores.   

Ao viajar para Ilha Grande, não se esqueça das lições do ecoturismo: não tire nada além de fotografias, não deixe nada além da saudade e não mate nada além do tempo.

Leia também: Praias em Ilha Grande

Ilha Grande- Angra dos Reis
Ilha Grande- Angra dos Reis

iFriend: Guia de viagem em Ilha Grande

Agora que você já conhece o Ecoturismo em Ilha Grande, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região
  • Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Praia de Provetá - Ilha Grande
Praia de Provetá – Ilha Grande

Ilha Grande, um verdadeiro santuário ecológico, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?