HomeDicas de ViagemCuriosidades de Ilha Grande
Dicas de Viagem

Curiosidades de Ilha Grande

Mirante de Ilha Grande
Mirante de Ilha Grande

Neste post você verá algumas curiosidades de Ilha Grande

A Ilha Grande é a maior ilha do município de Angra dos Reis, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Tem uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas.

A ilha conta com uma população aproximada de 5.000 pessoas e sua parte mais povoada é a Vila do Abraão – seus habitantes são chamados badjecos, caiçaras ou ilhéus.

Veja agora algumas curiosidades sobre a Ilha Grande e já comece a pensar no seu roteiro de férias por lá: você vai ter muita coisa para conhecer!

Saiba mais: Guia de viagem Ilha Grande

Geografia e como chegar na Ilha Grande

  • Ilha Grande a maior ilha do município de Angra dos Reis – tem 193 quilômetros cercados por grandes montanhas.
  • A Ilha só pode ser acessada por balsa ou barco partindo de Angra dos Reis.
  • Não é permitida a entrada de veículos na ilha, apenas alguns autorizados para uso público;
  • Na Ilha Grande não existem caixas e nem agências bancárias. Isso significa que é bom ir prevenido com dinheiro suficiente para o tempo de estadia;
  • A Ilha Grande possui uma área de 193 km², com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D’Água (1.031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este o mais famoso, devido a sua forma de Papagaio.
  • Seus sistemas ambientais são compostos pela mata atlântica, mangue e restinga e são de grande valor por sua biodiversidade.
  • Na Ilha há 4 unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios. Todas essas áreas visam a garantir a proteção da flora e fauna da grande reserva de mata atlântica existentes na ilha e da vida marinha em seu entorno.

Legado histórico

  • A ilha foi atacada em 15 de dezembro de 1591 pelo corsário inglês Thomas Cavendish, que saqueou os viveres e pertences da população local e ateou fogo em suas residências, rumando em seguida para Ilhabela para organizar seu ataque à Vila de Santos.
  • Em 1884, Dom Pedro II ordenou a criação de um Lazareto na Ilha Grande – onde deveriam ficar em quarentena imigrantes e viajantes que chegavam da Europa, contaminados pelo cólera.
  • Em 1903 foi criado um presídio para presos comuns – IPCM (Instituto Penal Cândido Mendes).
  • Depois, em 1940, passou a ser usado para deter presos políticos. Um dos principais presos políticos detidos em Ilha Grande foi o escritor Graciliano Ramos, que teria escrito o livro “Memórias do Cárcere” durante essa experiência.
  • Além do escritor Graciliano Ramos, também foram detidos no IPCM (Instituto Penal Cândido Mendes) o político e escritor Carlos Marighella, o João Francisco dos Santos “Madame Satã” e o jornalista Orígenes Lessa.      
  • Na década de 1970, criminosos presos no IPCM criaram a “Falange Vermelha”, organização criminosa que originou o “Comando Vermelho”. Os fundadores foram os traficantes Rogério Lemgruber e William da Silva Lima, o Professor, além de José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha.
  • O presídio foi implodido em 1994 e no local hoje funciona o Museu do Cárcere, mantido pelo Centro de Estudos da UERJ;
  • No mesmo local também se encontra o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, mantido pela UERJ – Universidade do Estado do Rio De Janeiro.

Ecoturismo

  • Com flora e fauna marinha riquíssima, a Ilha grande é o paraíso do ecoturismo preservado no estado do Rio de Janeiro. Se você der sorte, poderá ver golfinhos enquanto estiver passeando de barco;
  • Uma das praias mais bonitas e mais visitadas da Ilha Grande é a praia de Lopes Mendes. Lá se encontra o barril âncora – especula-se que ele esteja lá por pelo menos 300 anos, mas ninguém sabe ao certo como ele teria chegado até a praia.
  • Nos primeiros anos depois do descobrimento do Brasil, por volta de 1502, a Ilha passou a ser refúgio para piratas e aventureiros que se abrigavam entre as matas em busca de alimentação, madeira e água.
  • As praias de Aventureiro, Julia, Lopes Mendes e Provetá foram habitadas por nativos indígenas que deixaram por lá suas marcas.
  • A Ilha Grande é um dos locais mais procurados do estado do Rio de Janeiro para a prática de surfe, mergulho, mountain-bike, montanhismo, camping e trilhas.
  • Em 2001, os corredores de trilha Carlos Sposito e Giovanni Mello completaram uma volta em torno da ilha, correndo sem paradas. O tempo total desse desafio foi de 25h41min. Até o momento, esse feito não foi repetido.
  • Ilha Grande e Paraty são consideradas pela UNESCO, os primeiros Patrimônios Mistos em território brasileiro – esse título de patrimônio da humanidade foi conferido por conta de sua grande relevância e exuberância natural. Em ambas as terras, coexistem os remanescentes de seu processos de formação pré-histórica e histórica, aliados aos conhecimentos, tradições e modos-de-vida das suas populações tradicionais.

Leia também: Por que visitar Ilha Grande?

iFriend Waldeck com Alvaro Garnero no programa 50 por 1
iFriend Waldeck com Alvaro Garnero no programa 50 por 1

iFriend: Guia de viagem em Ilha Grande

Agora que você já conhece algumas curiosidades de Ilha Grande, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região
  • Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Vista de Ilha Grande
Vista de Ilha Grande

Ilha Grande, um verdadeiro santuário ecológico, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?