HomeDestinosConheça 12 países que não exigem visto para brasileiros
Destinos

Conheça 12 países que não exigem visto para brasileiros

visto-viagem-ifriend
Você sabia que cidadãos brasileiros podem viajar para mais de 100 países sem precisar de visto?

O visto de viagem nada mais é que uma autorização concedida por um país a um estrangeiro, permitindo-lhe entrar, permanecer ou sair de solo nacional.

Muitas vezes, o processo para tirar o visto em determinado país é tão burocrático e demorado que acaba gerando dor de cabeça em quem deseja viajar. Por essa razão, muitas pessoas acabam optando por visitar destinos que liberam a exigência do documento – menos trabalho e menos gastos.

Para te ajudar, selecionamos alguns países que preservam uma boa relação diplomática com o Brasil, dispensando o visto para o nosso ingresso em seus territórios. Países do Mercosul, por exemplo, não exigem visto e nem passaporte para a entrada de brasileiros, que podem viajar somente com a carteira de identidade válida e com foto.

Abaixo, conheça 12 países que não exigem visto para brasileiros!

Antes, precisamos lembrar que a pandemia ainda não chegou ao fim. Fique atento às recomendações do destino para onde pretende viajar, pois é comum a exigência de testagens, comprovantes de vacinação ou triagens posteriores (na chegada ou durante a estadia) que devem ser custeadas pelo turista. No mais, ainda são essenciais o uso de máscara e o distanciamento social sempre que possível.

1- Argentina

Jardim Japonês em Buenos Aires (foto de Wirestock)

Um dos países que formam o Mercosul, a Argentina não exige visto e nem passaporte para turistas brasileiros. Basta a carteira de identidade em bom estado para ingressar no país vizinho, sendo o tempo máximo de permanência de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período por meio de solicitação. 

Apesar de não haver uma validade oficial, o ideal é que seu RG tenha sido feito nos últimos 10 anos e que sua foto esteja bem fiel a sua aparência atual.

2– Colômbia

Casas coloridas de Bogotá (foto de Wirestock)

Membro do Mercosul, a Colômbia também aceita RG ou passaporte válido de cidadãos brasileiros para permanecer até um prazo de 90 dias. 

Vale ressaltar que outros documentos, como carteira de motorista, certidão de nascimento e CPF, no entanto, não são aceitos.

Ao planejar uma viagem para a Colômbia, fique atento com o câmbio: no Brasil, não é tão fácil encontrar o peso colombiano para vender. É mais fácil – e vantajoso – trocar reais pela moeda local no próprio país.

Uma dica é levar dólares americanos para a sua viagem e trocar um pouco da moeda assim que chegar no aeroporto. A moeda dos Estados Unidos é forte e tem grande procura nas casas de câmbio colombianas, assim fica mais fácil a sua troca por uma melhor taxa de conversão. Já o real não desperta tanto o interesse das casas de câmbio locais, que pagarão bem abaixo da cotação oficial.

Veja também: Guia de viagem San Andrés

3- Chile

Vista aérea da capital do Chile, Santiago (foto de Wirestock)

O Chile é mais um país membro do Mercosul, que, portanto, dispensa o visto de brasileiros, sendo o período máximo de permanência no território também de 90 dias.

Sonha em conhecer a Cordilheira dos Andes ou o Valle Nevado? Para chegar lá, basta o RG em mãos em bom estado de conservação.

Além dessas atrações, a capital Santiago atrai viajantes do mundo inteiro interessados em conhecer prédios históricos, visitar museus e parques, passear por vinícolas, provar excelentes vinhos e apreciar uma gastronomia de qualidade.

Veja também: Guia de viagem Santiago

4- Costa Rica

A capital da Costa Rica, San José

Para entrar na Costa Rica, brasileiros não precisam de visto, mas ao chegar no aeroporto, é preciso apresentar um passaporte válido por no mínimo seis meses, além da passagem de volta.

Outra exigência do país da América Central é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento que atesta que a pessoa está imunizada contra a febre amarela. Mas atenção: a vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da chegada à Costa Rica.    

5- Bahamas

Vista deslumbrante de Nassau

Para estadias inferiores ou iguais a 3 meses, não é necessário levar visto de turismo para visitar as Bahamas. A isenção vale para qualquer cidadão latino-americano.

No entanto, o arquipélago caribenho também exige comprovante de vacinação contra a febre amarela.

Com mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas principais, com destaque para a capital, Nassau, Bahamas fica a apenas 80 quilômetros da costa da Flórida, nos Estados Unidos. É um destino muito procurado pelas suas praias premiadas e natureza incomparável.

6- África do Sul

Ponte Nelson Mandela em Joanesburgo, coração da África do Sul

A África do Sul, berço de Nelson Mandela, é outro país que não exige visto de brasileiros que viajam a turismo ou negócios, bastando apresentar o passaporte. O documento deve ter duas páginas em branco e seis meses de validade no momento da entrada e mais 30 dias após a data de saída.

É necessário também apresentar o CIVP contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Veja também: Guia de viagem Cidade do Cabo

7- Israel

Jerusalém, capital de Israel

Brasileiros também não precisam de visto para entrar em Israel, apenas passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque. A isenção vale para estadias de até 3 meses.

Algumas companhias aéreas possuem medidas de segurança bastante rígidas em relação aos passageiros com destino ao país do Oriente Médio. No check-in dos voos, você poderá ser solicitado a responder algumas perguntas relativas à segurança. Basta responder tudo com sinceridade. No retorno, o processo é o mesmo e você poderá passar por uma entrevista rápida antes mesmo de chegar aos guichês de check-in. Mas, fique tranquilo! O procedimento é feito para proteger você e os demais viajantes.

Veja também: Guia de viagem Jerusalém

8- Portugal

Ponte Vasco da Gama em Lisboa (foto de Vwalakte)

Portugal também está na lista de países que não exigem visto de brasileiros que irão permanecer, no máximo, 90 dias em terras lusitanas, prorrogáveis por até 180. 

Por outro lado, para entrar em Portugal é preciso apresentar documentos que comprovem o interesse da viagem apenas por turismo, como passagem de volta ao país de origem, recursos financeiros para a estadia, seguro saúde de viagem, voucher de hotel etc.

Veja também: Guia de viagem Lisboa

9- Espanha

Palácio de Cibeles de Madri à noite (foto de Bearfotos)

Outro país europeu onde brasileiros podem ingressar sem visto é a Espanha. Para entrar e permanecer em território espanhol por um prazo máximo de 90 dias, é necessário o passaporte com validade de 6 meses a contar da data de embarque.

Apesar da isenção do visto, outros documentos devem ser apresentados, como o seguro viagem. Seja qual for o seu objetivo ao ir para a Espanha, para visitar ou morar, será obrigatória a contratação desse seguro. A passagem de volta, reserva de hotel e comprovação de recursos financeiros para a estadia também podem ser solicitados pelas autoridades.

Veja também: Guia de viagem Madri

10- Itália

Coliseu de Roma, capital da Itália (foto de Derich)

Completa a nossa lista de países europeus a Itália. Os turistas brasileiros que irão viajar para o território italiano estão isentos de visto de entrada para permanência de até 90 dias. 

As regras para ingressar na Itália são as mesmas para outros países que fazem parte do Espaço Schengen.

O Espaço Schengen é a área composta por países da Europa que assinaram o Acordo de Schengen, que visa regular a livre circulação de pessoas, bens, serviços e valores entre os países signatários. No total, 26 nações europeias fazem parte da convenção. Entre elas, Portugal e Espanha (que já vimos anteriormente), Alemanha, Dinamarca, França, Noruega e Suécia.

Veja também: Guia de viagem Roma

11- Tailândia

Arranha-céus em Bangkok, capital da Tailândia

Em tempos de dólar alto, a Tailândia se tornou um destino requisitado por milhares de turistas nos últimos anos. Não somente por ser uma viagem barata, mas por abrigar lugares exóticos, cenários estonteantes e uma cultura rica.

A isenção de visto para brasileiros facilita bastante a visita ao país asiático. Para entrar na Tailândia, é necessário apresentar o passaporte com, ao menos, 6 meses de validade. A permanência é limitada a 3 meses.

Outra exigência das autoridades tailandesas é o comprovante de vacinação contra a febre amarela.

Veja também: Guia de viagem Bangkok

12- Singapura

A bela Singapura

Se está pensando em viajar para a cidade-estado mais moderna da Ásia, também não será preciso se preocupar com visto. As regras para entrar em Singapura são basicamente as mesmas da Tailândia: passaporte com validade de 6 meses e comprovante de vacinação contra a febre amarela.

Combinar uma viagem para esses dois destinos, aliás, é realizar as férias dos sonhos. São poucas horas de avião e você ainda pode encontrar ótimas promoções voando de low coast. 

Que tal conhecer praias tropicais, templos budistas e a maior roda gigante do mundo numa tacada só?

Veja também: Guia de viagem Singapura

E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog da iFriend.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?