HomeCuriosidadesCuriosidades de Paris: A Cidade Luz
Curiosidades

Curiosidades de Paris: A Cidade Luz

Curiosidades de Paris: A cidade Luz

Paris é mundialmente conhecida como a capital da moda na Europa – tudo o que acontece relacionado às novas tendências tem a cidade como referência. Mas, a capital francesa do luxo tem muitos pontos curiosos que poucas pessoas conhecem. Por isso, saber as principais Curiosidades de Paris: A Cidade Luz vão te ajudar – e muito – a conhecer a cidade como um verdadeiro local!

Neste post você verá 10 curiosidades sobre Paris e ficará ainda mais curioso em conhecê-la. Confira!

Lema de Paris

O lema de Paris é “Fluctuat Ner Mergitur”, que significa, em latim, “lançado, mas não afundado”, fazendo alusão a um navio.

Paris, a Cidade-Luz

O nome Paris é derivado do nome de uma antiga tribo celta, os Parisii, que na metade do século III a.C., instalaram-se na Île de la Citê e fundaram sua capital: Lutécia. Para os romanos que a colonizaram tempos depois “Lutetia”. Séculos depois foi conquistada pelos romanos, que a chamava de “Cidade dos Parísios”. O termo acabou caindo em desuso e passaram a chamar simplesmente de Paris.

Paris é denominada Cidade luz – isso se deve ao fato que no século XVII quando o Rei Sol, Luis XIV ordenou que a cidade fosse totalmente iluminada por candelabros e lanternas à luz de velas para segurança das ruas. Surgia La Ville Lumière ou a Cidade Luz. Já no iluminismo, a cidade passou a receber grande leva de intelectuais, cientistas, poetas, filósofos, artistas, bailarinos entre outras formas de conhecimento, o que de certa forma, perpetuou o apelido.

Paris, a Cidade do Amor

Você já deve ter ouvido essa expressão: Paris c´est la amour!  Por isso, a cidade é considerada uma das capitais mais românticas do mundo. Isso se deve ao movimento romântico do século XVIII, que influenciou a arte e a cultura de Paris. Esse movimento ganhou forma durante vários e vários anos nas obras dos poetas e escritores como Braudeaire, Trenet e Brassens.

O romantismo faz-se presente em Paris até os dias de hoje. Ao contrário do racionalismo da época da Revolução Francesa, o romantismo veio numa proposta de enaltecer a beleza e as emoções.

A Torre Eiffel

Uma das principais curiosidades de Paris é, definitivamente, a Torre Eiffel.

O objetivo da Torre Eiffel era ser uma instalação temporária para a Feira Mundial de 1889, depois de 20 anos ela seria desmontada. Porém, a construção se tornou um marco da cultura parisiense e hoje é um dos monumentos mais visitados do mundo. Para você chegar ao topo da Torre Eiffel é necessário subir 1.665 degraus –bem, isso pode ser facilitado se você pegar o elevador – a vista é incrível!

Estátua da Liberdade Francesa

A Estátua da Liberdade é uma escultura neoclássica, de cobre, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, foi inspirada no famoso Colosso de Rodhes, uam das 7 maravilhas do mundo antigo. A estátua gigantesca foi um presente dado aos Estados Unidos pelo povo da França em nome dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Seu nome original é La liberté éclairant le monde – A liberdade iluminando o mundo.

Mas você sabia que existem pelo menos três réplicas da Estátua da Liberdade em Paris? A mais famosa delas está situada numa ilha artificial no meio do Rio Sena, Île aux Cygnes (Ilha dos Cisnes) e foi posicionada de forma como se estivesse olhando para a estátua de sua irmã em Nova Iorque.

A Île de La Cité

Você sabia que a cidade de Paris foi fundada numa das duas ilhas naturais da cidade? A Île de La Cité, é a própria Paris Medieval, nela se encontram a famosa Catedral de Notre Dame; a Conciergerie, como se fosse a prefeitura da cidade, a Préfecture de Police, que é o departamento de polícia; o Palais de Justice, o fórum de Justiça e o Hôtel-Dieu de Paris, o primeiro hospital da cidade, datado de 661.

A 30m da catedral, na praça da Catedral de Notre Dame há o monumento do marco-zero – um medalhão de bronze com o desenho da Rosa dos Ventos. Ao redor desse desenho, uma pedra circular dividida em quatro partes iguais e nelas a inscrição “Point Zéro – des Routes – de France” Ponto Zero das Estradas da França.

As inúmeras ruas de Paris

Paris possui 6.100 pistas – ou ruas; a mais curta, a Rue des Degrés, tem apenas 5,75 metros de comprimento e pode ser encontrada no 2º arrondissement.

A Ponte mais antiga

A ponte mais antiga de Paris é a Pont Neuf, construída em 1604. O “nova” permaneceu porque era atribuído à um novo estilo, diferente das pontes medievais, portanto, antigas. Quem passa de barco por baixo dela tem a impressão de transpor os muros de um castelo medieval.

A capital mundial do cinema

Paris também é conhecida como a capital mundial do cinema graças aos seus inventores, os irmãos Lumière, que inventaram o cinematógrafo em 1895 – mais uma vez, Paris ilumina o mundo!

Existem mais de 400 telas de cinema em Paris, cem destas são operadas pelo programa de arte do governo da França, Art et Essai.

Nas ruas de Paris, diariamente, são realizadas cerca de 10 filmes ou filmagens comerciais. As filmagens em Paris são gratuitas, entretanto para as cenas gravadas em jardins, piscina ou museus deve ser paga uma taxa à cidade.

O Café mais antigo de Paris

O café mais antigo de Paris é chamado Le Procope, fundado em 1686 e está localizado no 6º arrondissement.

Guia brasileiro em Paris

Depois de descobrir as curiosidades de Paris, nada melhor do que aproveitá-la como um verdadeiro loca, né?!

Para conhecer de forma única cada rua e atrações turísticas de Paris, contrate um Guia Local. Nossos iFriend irão te ajudar com dicas de onde comer, o que fazer e, principalmente, te explicar todos os segredos das ruas parisienses.

Contrate um Guia Brasileiro em Paris para customizar e te ajudar com dicas na hora de planejar sua viagem. Temos certeza que seus passeios serão únicos e você terá a possibilidade de aproveitar mais ainda sua aventura.

Quer ter essa e muitas outras dicas? Nos acompanhe no Facebook e Instagram e compartilhe com seus amigos!

Texto enviado por Semíramis Alencar – Redação iFriend

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?