HomeiFriend pelo MundoiFriend pelo Mundo: Boas práticas de guias locais (Polônia e Irlanda)
iFriend pelo Mundo

iFriend pelo Mundo: Boas práticas de guias locais (Polônia e Irlanda)

ifriend-pelo-mundo-varsovia
Gabriel, Mariana e o guia Greg, em Varsóvia
Acompanhe a série Boas práticas (Parte 1) de Mariana e Gabriel, do iFriend pelo Mundo

Em 11 meses de viagens pela Europa e Ásia, tivemos a oportunidade de conhecer vários iFriends pelo mundo que nos ajudaram a explorar além do básico dos lugares espetaculares que visitamos. Em 10 dias desses 11 meses, tivemos o privilégio de conhecer oito guias iFriend e duas experiências com agências parceiras. O propósito desse apanhado é dividir as boas práticas dos guias locais e profissionais que conhecemos, para que cada iFriend utilize e adapte conforme a sua realidade.

Monika, de Cracóvia, polonesa e que fala um português impecável, fez conosco um clássico city tour pela cidade murada em Cracóvia, apresentando toda a história da região através de um domínio completo do roteiro. A guia nos mostrou alguns detalhes incríveis, como o café mais antigo da cidade (Jana Michalika), frequentado por artistas e jornalistas; o showzinho com os bonecos que representam personalidades da história de Cracóvia, iniciando pontualmente às 11h no Colégio Maius da Universidade Jagiellonia; e toda a relação de Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, com Cracóvia.

Para a nossa surpresa, ainda deu tempo de conhecer profundamente o Castelo de Wawel, um marco da cidade. Monika mostrou na prática o quanto tempo você pode ganhar com a experiência de um morador local. Por último, tivemos uma baita indicação da iFriend para conhecer o melhor milkbar de Cracóvia, um estilo de restaurante tradicional que vem da época comunista, com um menu com muita batata e carnes caldosas, ideal para gastar pouco e se alimentar bem. Pois é incrível o quanto um guia pode ajudar um viajante a economizar tanto no dia do roteiro, com tempo, quanto nos dias seguintes, com as dicas e segredos locais.

Mariana, Monika e Gabriel, em Cracóvia

Greg, de Varsóvia, também é polonês e fala português, graças a seus estudos linguísticos e culturais realizados na universidade. Ele já veio até o Brasil para fazer seu trabalho de conclusão de curso, onde pôde se aperfeiçoar no idioma. Conhecemos Varsóvia em seu carro, pois esta possui atrações mais espaçadas do que Cracóvia, o que também foi providencial, pois fazia um baita calor nesse dia. Passamos pelo Parque dos Banhos Reais, onde fica o Palácio Lazienki, criado pelo Rei Estanislau II Augusto, um patrono das artes e ciências, para sua residência de verão. O Palácio da Cultura e Ciência já havíamos visto no dia anterior, e passamos novamente na frente no caminho para a Cidade Velha, patrimônio mundial histórico e cultural da UNESCO desde 1966. O encontro entre o contemporâneo, a reconstrução pós-guerra, o construtivismo comunista e o medieval da Cidade Velha fazem de Varsóvia um destino único para quem gosta de arquitetura.

Greg ainda contou que foi colega de turma de Monika no curso de turismo e que a indicou à plataforma iFriend, o que só reforça a importância de um profissional do setor criar uma rede de conexões. Você pode ganhar nas duas pontas, com uma comissão pela indicação ou com uma demanda maior pelos seus serviços.

Sabethyelle, brasileira e gaúcha, esteve conosco na sua primeira experiência como guia iFriend fora do ambiente virtual, nos levando para passear por Dublin. Como todo mundo inicia algum dia, para nós foi um grande prazer e ficamos surpresos com o quanto ela não demonstrou nenhum tipo de inexperiência, muito pelo contrário. Tinha um domínio muito grande do roteiro e nos mostrou os segredos locais da cidade, como a Ha’Penny Bridge, a ponte sobre o Rio Liffey que tem esse nome por causa do pedágio de meio centavo que existia para quem atravessava. Adoramos também a sua dica de um website que transmite em tempo real uma câmera de segurança secreta em frente ao Temple Bar, o pub mais famoso de Dublin, o que nos permitiu nos ver tirando uma selfie simultaneamente.

Sabe, Mariana e Gabriel, em Dublin

A trajetória de Sabe, que já trabalhava com turismo, mas que se especializou em Dublin depois de mudar para lá quatro anos antes, mostra como a iFriend pode ser uma ferramenta incrível para brasileiros que moram no exterior e que querem começar uma nova carreira nessa área.

Continue acompanhando o blog da iFriend para saber mais da jornada de Mariana e Gabriel no iFriend pelo Mundo!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?