HomeExperiênciasNovas definições de turismo no pós-pandemia
Experiências

Novas definições de turismo no pós-pandemia

Experiências com iFriend
Experiências com iFriend
Novas tendências para o turismo pós pandemia no Brasil e no mundo, confira!

O isolamento e o distanciamento social, ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, trouxeram à reflexão novas formas de viajar e aproveitar o tempo presente.

Como uma forma de restabelecer o turismo pós-pandemia, sobretudo nas cidades menos favorecidas, novas definições de viagem como o turismo de isolamento, extended stays, buyout, staycation, workcation e revenge travel estão proporcionando novas experiências de viagens mais sadias.

Além disso, com o reaquecimento do turismo em algumas comunidades, essas modalidades acabar mobilizando a economia, trazendo uma opção sensata para quem quer fugir da mesmice, mas em segurança.

Veja também: Destinos para curtir em família

Turismo pós pandemia
Turismo de experiência

O que é Turismo de Isolamento?

Tendência que surgiu à partir da necessidade de isolamento / distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus, vem da ideia de se isolar, normalmente em meio a natureza: numa chácara, numa praia deserta, na montanha, na serra ou no campo, trocando de cenário caseiro, uma vez que ninguém mais aguenta ficar isolado no mesmo lugar. O isolamento vai além da fuga da cidade, mas pressupõe aluguel privativo de barcos, hotéis e pousada, com acomodações que estejam localizadas distantes umas das outras.

O que é Extended Stays

Seguindo a tendência do Turismo de Isolamento, o Extented Stays, ou a permanência estendida, geralmente ocorre quando o viajante permanece um tempo a mais do que havia se programado inicialmente em algum lugar que está visitando. Geralmente, este visitante contrata os serviços de um hostel, flat ou de casas de temporada, mobiliadas e que oferecem algumas comodidades como TV a cabo, Internet Wi-Fi, lavanderia e até mesmo roupas de cama e de banho.   

O que é o Staycation?

O Staycation, uma junção de “stay”, ficar com “Vacations” férias, geralmente é atribuído às férias que são tiradas dentro da própria cidade, mas não necessariamente dentro da mesma casa. É como ser turista na própria cidade – geralmente o visitante pode morar temporariamente em alguma propriedade no campo ou na praia durante o período de férias, por exemplo, mas sem sair da própria cidade ou estado.

O que é Workation?

O Workation diz respeito à um novo estilo de vida no trabalho: onde a pessoa pode ter um lugar descontraído, que permita trabalhar remotamente, intercalando momentos de lazer com a rotina profissional. É a tendência preferida da Geração Y, na qual reúne as obrigações de trabalho com as férias, em espaços e horários que sejam mais condizentes com sua própria rotina. Assim, é possível trabalhar em qualquer lugar: da praia, da casa de campo, da fazenda…  

O que é o Buyout Vacations?

No Buyout vacations o cliente, literalmente, fecha um hotel ou pousada para uso exclusivo de sua família e amigos mais próximos. O que já vinha acontecendo antes da pandemia, em viagens multigeracionais, eventos familiares ou empresariais, ou simplesmente para garantir privacidade a ricos e famosos, com o distanciamento/isolamento social cresceu consideravelmente. A ideia é proporcionar experiências personalizadas e está associado ao turismo de luxo.

O que é Revenge Travel?

A “viagem da desforra” é uma tendência adotada por quem já está cansado do isolamento/distanciamento social. Entretanto, esta deverá ser uma “meia desforra” que deve ser tratada com a seriedade que os novos tempos exigem.

A cautela deve ser maior tanto com o aumento dos casos de contágio pelo Coronavírus quanto com os gastos excessivos no turismo pós-pandemia. Alguns especialistas afirmam que o turismo de luxo terá forte tendência de alta no segundo semestre de 2021, por conta da vacinação contra a Covid 19. Atenção à saúde do corpo e do bolso.

Compartilhe as melhores experiências com um iFriend!

Obtenha o máximo de suas experiências com um iFriend. O iFriend é um guia local que mostrará todas as curiosidades e lugares que só os locais conhecem.

Além de momentos divertidos e dinâmicos, um iFriend pode tornar sua viagem muito mais prazerosa e personalizada, sem os inconvenientes dos roteiros de turismo tradicionais.     

Veja também: Turismo de Experiência – conheça essa tendência do turismo atual

ifriend
ifriend

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.  

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?