HomeDicas de ViagemQuais vacinas tomar antes de viajar?
Dicas de Viagem

Quais vacinas tomar antes de viajar?

Quais vacinas tomar antes de viajar?

Na hora de planejar a sua viagem internacional, é preciso considerar todas as questões práticas do deslocamento que vai fazer. Planeje a hospedagem, os transportes e os passeios turísticos que merecem a sua atenção. Mas, antes de fazer as malas, é necessário tomar alguns cuidados — e quais vacinas tomar antes de viajar está, com certeza, no topo da lista. ?

Essa etapa do planejamento da viagem tem relevância porque garante a sua imunização contra certas doenças e evita que você contamine outras pessoas. Em alguns estados brasileiros e países, é até obrigatório apresentar o comprovante de imunização.

Quer saber quais vacinas tomar antes de viajar e quais países exigem a imunização? Confira!

As vacinas exigidas antes de viajar

Para garantir um passeio mais tranquilo, é essencial conhecer quais são as vacinas que devem fazer parte da sua imunização. Em geral, isso depende do seu local de origem e do destino de interesse. Por conta do país para onde está se dirigindo, pode ser obrigatório receber alguma imunização específica, então é conveniente pesquisar e se informar a respeito do que é exigido para entrar naquele destino.

A vacina de febre amarela, por exemplo, é um requisito para entrada em quase todos os países. Não deixe de se imunizar corretamente e com a adequada antecipação, assim você garante  que a sua viagem aconteça de maneira tranquila.

Vacinas recomendadas

Mesmo não sendo obrigatórias, algumas vacinas são indicadas para quem visita alguns países ou regiões específicas, principalmente zonas rurais, florestas e todos os lugares de grande contato com a natureza.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que os viajantes estejam atentos sempre a estar em dia com essas vacinas:

  • Febre amarela
  • Tétano
  • Difteria
  • Hepatites A e B
  • Tríplice Viral (que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola)
  • Antirrábica (protege contra a raiva eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos. Pode ser útil)

Quais países exigem vacinação?

São muitos países que exigem a vacinação (especialmente de febre amarela) antes de uma viagem, separamos aqui alguns deles:

  • Austrália
  • África do Sul
  • China
  • Egito
  • Indonésia
  • Maldivas

Todos os países e suas respectivas vacinas estão detalhadas no site da ANVISA, então sempre confira lá se o país que você ira visitar faz a exigência de estar com a vacinação em dia e com certificado de vacinação internacional em mãos.

Como comprovar que as vacinas estão em dia?

Outra dúvida comum tem a ver com a comprovação em relação à vacinação. No caso dos países que exigem a proteção completa, o essencial é apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Esse documento demonstra que você está imunizado e permite que você já se prepare para viver as novas aventuras e passeios da viagem. Normalmente, é emitido mais rapidamente para aqueles viajantes que precisam da comprovação com urgência. Se não for o seu caso, basta aguardar a fila e esperar alguns dias para o seu documento ficar pronto.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Desde o início de 2019, era necessário ir pessoalmente a um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante, mas agora o processo de emissão do CIVP também é on-line e gratuito!

Aqui vai uma listinha de quais documentos sã exigidos na hora de pedir o CIVP:

  1. Número do CPF
  2. Documento de identidade (foto ou arquivo digitalizado)
  3. Comprovante nacional de vacinação (foto ou arquivo digitalizado)

Onde tomar todas as doses para uma vacinação completa?

Ao identificar a necessidade de tomar uma dose ou um reforço, o processo de proteção à saúde pode ser feito de duas maneiras: O primeiro é por meio de clínicas particulares, que atendem a passageiros e pessoas com todas as demandas.

Outra opção é obter as vacinas gratuitamente em postos de saúde. Nesse caso, é preciso respeitar o calendário de imunização, que é previsto pela rede pública de saúde.

Com quanta antecedência é preciso se vacinar?

Também é essencial saber que a vacinação tem um período específico para agir e garantir a imunização completa. Por isso, é recomendado passar pelos processos com alguma folga em relação à data do embarque. Dependendo do país que você for visitar, eles obrigam que sua vacinação tenha um período entre a data de viagem e a data que tomou a vacina.

Normalmente, de 6 a 9 semanas já são suficientes para que todos os microrganismos ajam e garantam a proteção completa do organismo. Com o planejamento correto, portanto, é possível que tudo saia conforme o esperado!

Quais são os benefícios da imunização?

vacinação para viagem reúne muitos aspectos positivos, e o principal deles é o aumento do cuidado com a saúde. Com esse processo, você garante que seu corpo esteja imune a diversos agentes e doenças. Também é essencial para obter o CIVP e poder viajar para diversos países. Com a apresentação do documento, você vence a burocracia e consegue seguir seu roteiro de viagem sem problemas.

Saber as notícias de quais vacinas tomar antes de viajar é essencial para que você entre nos países de destino sem dor de cabeça e que os passeios turísticos possam acontecer do jeito que você espera. Ela traz proteção, segurança e ainda permite a viagem para diversos locais, sem preocupação quanto a essa etapa burocrática.

Conseguiu tirar as dúvidas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus contatos a ficarem por dentro do que fazer!

A vacinação está em dia? Contrate um iFriend e crie roteiros personalizados

Agora que você já conferiu nossas dicas nessa matéria, iremos dar uma dica extra para sua viagem ser ainda mais inesquecível: Contratar um Guia Local para customizar e te ajudar com dicas na hora de planejar sua viagem. Temos certeza que seus passeios serão únicos e você terá a possibilidade de ter roteiros personalizados, aproveitando muito mais seu destino.

Quer ter essa e muitas outras dicas? Nos acompanhe no Facebook e Instagram e compartilhe com seus amigos!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?