Na hora de planejar a sua viagem internacional, é preciso considerar todas as questões práticas do deslocamento que vai fazer. Planeje a hospedagem, os transportes e os passeios turísticos que merecem a sua atenção. Mas, antes de fazer as malas, é necessário tomar alguns cuidados — e quais vacinas tomar antes de viajar está, com certeza, no topo da lista. ?
Essa etapa do planejamento da viagem tem relevância porque garante a sua imunização contra certas doenças e evita que você contamine outras pessoas. Em alguns estados brasileiros e países, é até obrigatório apresentar o comprovante de imunização.
Quer saber quais vacinas tomar antes de viajar e quais países exigem a imunização? Confira!
As vacinas exigidas antes de viajar
Para garantir um passeio mais tranquilo, é essencial conhecer quais são as vacinas que devem fazer parte da sua imunização. Em geral, isso depende do seu local de origem e do destino de interesse. Por conta do país para onde está se dirigindo, pode ser obrigatório receber alguma imunização específica, então é conveniente pesquisar e se informar a respeito do que é exigido para entrar naquele destino.
A vacina de febre amarela, por exemplo, é um requisito para entrada em quase todos os países. Não deixe de se imunizar corretamente e com a adequada antecipação, assim você garante que a sua viagem aconteça de maneira tranquila.
Vacinas recomendadas
Mesmo não sendo obrigatórias, algumas vacinas são indicadas para quem visita alguns países ou regiões específicas, principalmente zonas rurais, florestas e todos os lugares de grande contato com a natureza.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que os viajantes estejam atentos sempre a estar em dia com essas vacinas:
- Febre amarela
- Tétano
- Difteria
- Hepatites A e B
- Tríplice Viral (que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola)
- Antirrábica (protege contra a raiva eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos. Pode ser útil)
Quais países exigem vacinação?
São muitos países que exigem a vacinação (especialmente de febre amarela) antes de uma viagem, separamos aqui alguns deles:
- Austrália
- África do Sul
- China
- Egito
- Indonésia
- Maldivas
Todos os países e suas respectivas vacinas estão detalhadas no site da ANVISA, então sempre confira lá se o país que você ira visitar faz a exigência de estar com a vacinação em dia e com certificado de vacinação internacional em mãos.
Como comprovar que as vacinas estão em dia?
Outra dúvida comum tem a ver com a comprovação em relação à vacinação. No caso dos países que exigem a proteção completa, o essencial é apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Esse documento demonstra que você está imunizado e permite que você já se prepare para viver as novas aventuras e passeios da viagem. Normalmente, é emitido mais rapidamente para aqueles viajantes que precisam da comprovação com urgência. Se não for o seu caso, basta aguardar a fila e esperar alguns dias para o seu documento ficar pronto.
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Desde o início de 2019, era necessário ir pessoalmente a um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante, mas agora o processo de emissão do CIVP também é on-line e gratuito!
Aqui vai uma listinha de quais documentos sã exigidos na hora de pedir o CIVP:
- Número do CPF
- Documento de identidade (foto ou arquivo digitalizado)
- Comprovante nacional de vacinação (foto ou arquivo digitalizado)
Onde tomar todas as doses para uma vacinação completa?
Ao identificar a necessidade de tomar uma dose ou um reforço, o processo de proteção à saúde pode ser feito de duas maneiras: O primeiro é por meio de clínicas particulares, que atendem a passageiros e pessoas com todas as demandas.
Outra opção é obter as vacinas gratuitamente em postos de saúde. Nesse caso, é preciso respeitar o calendário de imunização, que é previsto pela rede pública de saúde.
Com quanta antecedência é preciso se vacinar?
Também é essencial saber que a vacinação tem um período específico para agir e garantir a imunização completa. Por isso, é recomendado passar pelos processos com alguma folga em relação à data do embarque. Dependendo do país que você for visitar, eles obrigam que sua vacinação tenha um período entre a data de viagem e a data que tomou a vacina.
Normalmente, de 6 a 9 semanas já são suficientes para que todos os microrganismos ajam e garantam a proteção completa do organismo. Com o planejamento correto, portanto, é possível que tudo saia conforme o esperado!
Quais são os benefícios da imunização?
A vacinação para viagem reúne muitos aspectos positivos, e o principal deles é o aumento do cuidado com a saúde. Com esse processo, você garante que seu corpo esteja imune a diversos agentes e doenças. Também é essencial para obter o CIVP e poder viajar para diversos países. Com a apresentação do documento, você vence a burocracia e consegue seguir seu roteiro de viagem sem problemas.
Saber as notícias de quais vacinas tomar antes de viajar é essencial para que você entre nos países de destino sem dor de cabeça e que os passeios turísticos possam acontecer do jeito que você espera. Ela traz proteção, segurança e ainda permite a viagem para diversos locais, sem preocupação quanto a essa etapa burocrática.
Conseguiu tirar as dúvidas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus contatos a ficarem por dentro do que fazer!
A vacinação está em dia? Contrate um iFriend e crie roteiros personalizados
Agora que você já conferiu nossas dicas nessa matéria, iremos dar uma dica extra para sua viagem ser ainda mais inesquecível: Contratar um Guia Local para customizar e te ajudar com dicas na hora de planejar sua viagem. Temos certeza que seus passeios serão únicos e você terá a possibilidade de ter roteiros personalizados, aproveitando muito mais seu destino.
Quer ter essa e muitas outras dicas? Nos acompanhe no Facebook e Instagram e compartilhe com seus amigos!
Comentar