HomeDicas de ViagemRegras para Bagagem de Mão e Despachada
Dicas de Viagem

Regras para Bagagem de Mão e Despachada

Regras para Bagagem de Mão e Despachada

Na hora de se organizar para embarcar em um avião, você precisa conferir o passaporte, a passagem e o visto… Mas, após o check-in, surge outra preparação: Quais são as regras para a bagagem de mão e despachada? O que posso levar nas minhas bagagens de viagem? ?️

Há algumas regras específicas que devem ser seguidas para que você possa embarcar. Para não passar nenhum aperto em pleno aeroporto e correr o risco de perder o voo, o melhor é já ficar por dentro sobre o assunto.

Pensando nisso, venha conferir um resumo das regras de bagagem de mão e despachada para viajar tranquilo:

A diferença entre a bagagem de mão e despachada

Para começar, é preciso entender que a bagagem de mão é aquela que pode ir com você durante a viagem. Ela ficará dentro do avião, no compartimento acima dos assentos.

Por isso, ela precisa ser menor que a despachada, que é aquela que só dá para pegar de volta na esteira após o completo desembarque da aeronave. O importante é conferir no site da companhia aérea que você irá viajar sobre as dimensões exatas, pois cada uma tem a sua.

Com isso, você precisa entender exatamente como preparar e comprar a mala ideal, assim consegue aproveitar do jeito certo cada momento da sua viagem.

Dimensões e os pesos permitidos das bagagens

Uma das regras mais importantes sobre esses elementos tem a ver com as características físicas.

Bagagem de Mão

Em relação ao peso, a bagagem de mão não deve ter mais que 10 kg.

  • Peso: Até 10 kg
  • Tamanho: Na maioria dos casos as dimensões máximas são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento).

Bagagem Despachada

Já a bagagem despachada pode pesar até 23 kg, na maioria dos casos.

  • Peso: Até 23 kg
  • Tamanho: Na maioria dos casos as dimensões máximas são de 158 cm lineares.

Agora, como já falamos, a dimensão da mala varia para cada companhia aérea, que também pode definir sobre as que não vão no avião com os passageiros. Vale ficar de olho antes de preparar os seus itens para a viagem!

Tarifas das bagagens

Em relação ao volume carregado durante a viagem, é comum que não ocorra a cobrança pelo transporte. Porém, cada empresa determina se você pode levar apenas um item de mão ou vários deles.

Já a tarifa de bagagem despachada varia com diversas condições. Atualmente, as companhias oferecem bilhetes com e sem gratuidade do despacho. Quando o processo acontece gratuitamente, o valor da passagem é maior.

Para os bilhetes com cobrança, há uma diferença de custo dependendo do momento. De forma antecipada, pela internet, o pagamento é mais em conta. Quem faz o processo no check-in tem que desembolsar um total maior.

As restrições da bagagem de mão

Mesmo que a sua mala esteja dentro das dimensões e do peso que são permitidos, é preciso ficar de olho no que é transportado!

Em voos nacionais e voos internacionais, não é possível levar objetos pontiagudos, cortantes ou que possam causar ferimentos. Para algumas companhias, também há restrição de aparelhos magnéticos, como certos fones de ouvido.

Em relação a alimentação, bebês e crianças pequenas podem ter a quantidade de comida adequada para o tempo de voo. Já os jovens e adultos devem evitar o consumo de alimento in natura nos voos internacionais. Em vários casos, a fiscalização nem sequer permite o embarque com alguns alimentos.

Para viagens internacionais, há a restrição de líquidos nos itens de mão. Todos os produtos, inclusive pastas e cremes, devem estar em frascos de até 100 ml. A embalagem tem que ser plástica, transparente, fechada e nas dimensões adequadas.

As restrições da bagagem despachada

Assim como na bagagem de mão, alguns itens são proibidos de serem levados nas bagagens despachadas. Para te ajudar a saber o que não levar na mala de vagem, separamos uma lista rápida dos itens proibidos.

  • Mais de uma caixa de fósforos ou isqueiro
  • Sistemas de oxigênio líquido (apenas mediante autorização)
  • Dispositivos incapacitantes que possuam substância irritante ou que incapacite, como spray de pimenta
  • Armas de choque elétrico com produtos perigosos como explosivos, gás comprimido ou baterias de lítio
  • Aerossóis que não sejam itens medicinais ou de higiene pessoal
  • Equipamentos de segurança, como maletas, cofres, sacos de dinheiro que incluam baterias de lítio, material pirotécnico ou outros produtos perigosos como parte do equipamento
  • Hoverboard, mini-segway, solowheel, airwheel, balance wheel, skates com bateria de lítio ou dispositivos de transporte pessoal com armazenamento a bordo e outros pequenos veículos de lazer com bateria de lítio
  • Baterias de lítio instaladas ou sobressalentes com voltagem superior a 160 Wh ou conteúdo de lítio de 8 g, consulte sobre viajar com bateria de lítio

Ao conhecer as principais regras para Bagagem de Mão e Despachada, você não vai ter problemas na hora de seguir para o seu destino. É só separar o roteiro de viagem com os passeios turísticos e aproveitar a experiência!

Para ter muitas outras dicas e informações, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?