HomeDicas de ViagemQuando visitar Veneza?
Dicas de Viagem

Quando visitar Veneza?

Ilha de Burano - Veneza
Veneza é fantástica de janeiro a janeiro

Qualquer período do ano é uma boa oportunidade para visitar Veneza e conhecer a beleza de seus canais. Mesmo assim, pode ser interessante escolher a melhor data para sua viagem sabendo o que esperar em cada temporada.

Lembre-se de que, por estar localizada no Hemisfério Norte, Veneza tem as “estações invertidas”, quando comparada com o clima no Brasil – ou seja, quando é inverno por aqui, será verão por lá. 

Dessa forma, a temporada fria na cidade costuma se concentrar entre os meses de novembro a fevereiro. É uma época em que a cidade pode perder um pouco de seu encanto devido às frequentes inundações (chamadas de “acqua alta”). O clima também é mais frio e as mínimas chegam a 0°C. Geadas e nevoeiros são recorrentes e pode até mesmo nevar, embora a neve costume derreter rapidamente. Apesar disso, os preços são mais baixos do que em outras épocas do ano, sendo uma opção para quem busca economia e não se importa tanto com o clima.

Em compensação, os meses de junho a agosto apresentam temperaturas mais elevadas, com máximas próximas dos 30°C. Essa é a temporada de verão e coincide com as férias escolares na Europa, fazendo com que a cidade fique repleta de turistas.   

Para evitar os inconvenientes encontrados no inverno e os altos preços do verão, uma boa dica de quando ir a Veneza é visitar a cidade na meia estação. Os meses de março a maio e setembro e outubro são ideais para a visita e permitem aproveitar o melhor da cidade sem tanto tumulto. Mas lembre-se: não dá pra dizer que em Veneza exista uma baixa temporada, a cidade tem sempre um bom fluxo de turismo.

Alta Temporada

  • Prós – É período de férias escolares e a cidade fica mais animada. Para quem não gosta de frio, é a melhor opção.  
  • Contras – Os valores cobrados na cidade ficam mais altos e as ruas ficam mais cheias que o normal. 

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica menos cheia (Veneza está sempre cheia) e os preços praticados estão mais em conta.  
  • Contras – O clima frio pode ser um incômodo. É neste período que acontece a acqua alta. 

Veja também: Onde comer em Veneza

Passeio de Gôndola em Veneza
Passeio de Gôndola em Veneza

iFriend: Guia de viagem em Veneza

Escolher um guia de viagem em Veneza para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Carla – ela vai te mostrar a parte histórica e cultural de Veneza
  • Antonio – vai te mostrar as principais curiosidades sobre a cidade 
Ponte dei Rialto
Ponte dei Rialto

Veneza, a cidade das gôndolas e dos canais, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

Comentar

Comentar

Que tal?