HomeDicas de ViagemQuando visitar o Pantanal?
Dicas de Viagem

Quando visitar o Pantanal?

Pantanal de Mato Grosso
Pantanal de Mato Grosso
O Pantanal é marcado por duas diferentes épocas no ano: a seca e a cheia

Quem pretende ir ao Pantanal e deseja saber a melhor época para viajar não precisa se preocupar necessariamente com a temperatura. Quando visitar o Pantanal existe apenas um fator determinante a ser considerado: a chuva por se tratar da maior área inundável do mundo,

O período chuvoso acontece na região de outubro a abril. O destino fica repleto de verde e rios suntuosos. As plantas aquáticas, como a vitória-régia, são algumas das atrações a serem contempladas durante os passeios. 

O período da seca ocorre de maio a setembro, proporcionando uma paisagem mais árida, porém ainda muito linda. É a vez das caminhadas e de apreciar os ipês floridos além, é claro, de participar dos safáris em busca dos mamíferos locais, incluindo a onça-pintada. Para quem gosta de pescar, é o momento ideal para ir ao Pantanal.

A alta temporada no Pantanal matogrossense vai de julho a setembro. A época mais seca favorece a observação da exuberante fauna e flora locais. Entre os animais estão capivaras, jacarés, macacos, veados, aves e onça-pintada. 

Saiba mais: Guia de viagem Pantanal

Cavalgada pelo Pantanal
Cavalgada pelo Pantanal

Alta Temporada

  • Prós – As temperaturas estão mais amenas durante o dia e as águas, mais baixas, portanto você conseguirá ver os animais e a vegetação com tranquilidade. Nesta época, os ipês florescem, dando o colorido aos cenários. Além disso, nesta época, os hotéis e pousadas costumam oferecer algum passeio diário.
  • Contras – As noites da alta temporada são mais frias. Os preços praticados na região ficam um pouco acima do normal.  

Baixa Temporada

  • Prós – Os preços da baixa temporada são mais convidativos. É uma época excelente para observar aves aquáticas. 
  • Contras – É o período das chuvas. Os rios sobem e dificultam a locomoção. Não é raro conseguir chegar à hospedagem somente de barco ou avião monomotor. Maioria dos animais tendem a se esconder na baixa temporada. 

Veja também: o que comer no pantanal?

Safari fotográfico
Safari fotográfico

iFriend: Guia de viagem em Pantanal

Quando visitar o Pantanal você deve escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

iFriend em Campo Grande-MS

  • Carlos – Você terá experiências enriquecedoras na natureza enigmática do Pantanal a partir da cidade de Campo Grande-MS

iFriend em Aquidauana-MS

  • Rodney – Um pantaneiro apaixonado pela fauna e flora do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Ele te mostrará experiências marcantes no cenário natural partindo da cidade de Aquidauana-MS

iFriend em Bonito

  • Paulo – Você terá vivências completas no Pantanal a partir da cidade de Bonito-MS
Planície Pantaneira
Planície Pantaneira

Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?